Clube Escape Livre com um calendário de atividades 2023 em alta!

O Clube Escape Livre apresentou o Calendário de Atividades 2023. Conheça tudo em detalhe e aventure-se connosco este ano!

O Clube Escape Livre apresentou o seu Calendário de Atividades 2023 com algumas novidades, mas o dinamismo de sempre. A sala António Almeida Santos, no edifício da Câmara Municipal da Guarda, esteve repleta de convidados que ficaram a conhecer tudo o que vai acontecer em 2023 com organização do Clube Escape Livre.

A cerimónia de apresentação do Calendário de Atividades do Clube Escape Livre 2023, realizada no edifício da Câmara Municipal da Guarda esta quarta-feira, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, do presidente do clube, Luís Celínio e do seu diretor criativo e de eventos especiais Luís Coelho.

O Calendário de Atividades do Clube Escape Livre começa já em fevereiro!

O Clube Escape Livre é o exemplo perfeito de que é possível estar localizado no interior e pensar em promover a região a nível nacional e mesmo a nível global.” Por isso, como fez questão de sublinhar “o apoio ao Clube Escape Livre faz todo o sentido por proporcionar à cidade e à região a dinâmica que necessitamos para atrair pessoas e dinamizar as nossas unidades hoteleiras e de restauração. Bem hajam pelo vosso trabalho e contem sempre com o Município da Guarda para apoiar as vossas iniciativas.

Sérgio Costa, Presidente da Câmara Municipal da Guarda

O Calendário de Atividades do Clube Escape Livre para 2023 tem inscritas 13 iniciativas onde o todo-o-terreno turístico e de lazer, os automóveis clássicos e a competição automóvel são destaques.

Mas o ano de atividade começa com uma celebração muito especial que terá lugar no Teatro Municipal da Guarda e contará com um espetáculo de Luis de Matos: a celebração dos 50 anos do Programa Escape Livre, o programa de rádio de maior longevidade do país e que, posteriormente, deu origem ao Clube Escape Livre. Será no dia 11 de fevereiro.

O todo-terreno chega logo com o Raid do Bucho e Outros Sabores!

O já tradicional Raid do Bucho e Outros Sabores levará nos dias 17 a 19 de março a caravana Clube Escape Livre até à Freineda, com passagem em Videmonte, nos Baloiços da Rapa e nos Passadiços do Mondego. A Recriação Histórica das Invasões Francesas é, junto com o almoço do Bucho o ponto alto de uma iniciativa que conta a JEEP como marca oficial.

Novidade de 2022, o Off Road Bridgestone/First Stop Caminho de Salomão foi um enorme sucesso e regressa este ano para palmilhar o percurso entre Belém e a Castelo Rodrigo, tendo como marca oficial a Suzuki. Outra iniciativa que faz parte da história do Clube Escape Livre é a Aventura Dacia que vai para estrada nos dias 5 a 7 de maio tendo como base a bela vila de Tábua e o aliciante de conduzir pelos troços de Lousã, Góis e Arganil, parte do percurso do Rali de Portugal.

As senhoras que conduzem Mercedes-Benz continuam a ter um espaço próprio nas atividades do Clube Escape Livre e, por isso, nos dias 19 a 21 de maio, o Alentejo (mais concretamente Estremoz) vai receber a sétima edição do “She’s Mercedes Off Road Experience”. A Mercedes-Benz volta a estar em destaque com o passeio Mercedes-Benz 4MATIC Experience dedicado aos proprietários de SUV da casa de Estugarda. Desta feita a caravana terá como base as Termas de São Pedro do Sul e a passagem pela aldeia onde um morto… matou um vivo!

A grande aventura internacional do Clube Escape Livre leva uma limitada caravana de portugueses até à Namíbia. Uma iniciativa muito bem acolhida pelo grupo de aventureiros do Escape Livre que vai visitar as dunas de Sossusvlei, Walvisbay e o Etosha Park.

Expedição Namíbia Clube Escape Livre

O Clube Escape Livre voltou às expedições internacionais em 2023, com uma inigualável viagem à Namíbia. Saiba todos os pormenores!

Ler mais

E porque as nossas atividades não são só todo-terreno…

No que concerne aos Automóveis Clássicos, o Clube Escape Livre realiza a quarta edição do Classic Cars Tour que vai ligar Guarda, Trancoso, Mêda, Foz Côa e Figueira de Castelo Rodrigo num passeio turístico que vai visitar Salamanca e o fantástico Museu de Historia de La Automocion.

O Clube Escape Livre em colaboração com as Câmaras Municipais de Coimbra, Castelo Branco e Guarda, vai recriar a primeira prova de automobilismo por etapas de Portugal. Aconteceu em 1903 e chamava-se Circuito das Beiras. Vai para a estrada nos dias 14 a 17 de setembro celebrando 120 anos e recriando o percurso de cerca de 400 quilómetros com carros pré-Guerra e pós-Guerra até 1978.

Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop

O Clube Escape Livre recuperou uma prova com 120 anos. Depois de 3 dias intensos, o balanço final deste Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop foi muito positivo.

Ler mais

O ano de 2023 mantém a competição automóvel no seio do Escape Livre. A temporada começa nos dias 8 e 9 de julho com o Guarda Racing Days, a celebração da competição na Cidade Mais Alta aberta a quatro categorias distintas de veículos.

Segue-se o Slalom de Castelo Rodrigo que faz realizar nos dias 22 e 23 de julho duas provas a contar para o Campeonato de Portugal de Perícias e, ainda, para o Troféu Raiano.

2023 vai ser um mais um ano em grande, venha connosco!

Destaque, ainda, para o 10º Aniversário da Cápsula do Tempo – Guarda 2050 que, como habitualmente, verá o lançamento de mais uma chávena para a coleção “Chávenas do Tempo” e uma conferência subordinada a um tema de interesse a anunciar brevemente. A organização é do Clube Escape Livre, Instituto Politécnico da Guarda e Rádio Altitude, com a parceria da Câmara Municipal da Guarda e Junta de Freguesia da Guarda e o apoio da SPAL, CAUNY e COFICAB.

Presentes na conferência, Carlos Condesso, presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Luís Mata, diretor do Museu Automóvel de Salamanca, David Pinto, vereador da Câmara Municipal de Tábua e Luís Baptista Martins, diretor da Rádio Altitude que tiveram ocasião de intervir sobre as atividades que têm em parceria com o Escape Livre.

Continuarmos a ser ambiciosos no sentido de sermos a referência no que toca à divulgação da Beira Interior. Ao longo dos anos provamos que quem aposta nas iniciativas e atividades do Clube Escape Livre recebe amplo retorno. E no ano em que a origem de tudo isto – o Programa Escape Livre na Rádio Altitude nascido a 13 de fevereiro de 1973 – cumpre 50 anos e o Clube já vai nos 37 anos, este calendário de atividades mostra-se dinâmico e aponta o caminho para os próximos 50 anos!

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre