BMW M3 CS. 550 cv para os pais de família… apressados!

O BMW M3 CS tem 550 cv e é ainda mais veloz que o M3 CSL, estando totalmente indicado para os pais de família mais apressados.

O BMW M3 CS tem 550 cv e é ainda mais veloz que o M3 CSL, estando totalmente indicado para os pais de família mais apressados. Tem tração integral para colocar a potência no chão e para chegar ao trabalho ou ao colégio dos meninos depressinha, acelera dos 0-100 km/h em apenas 3,2 segundos. Para maior comodidade, tem apenas quatro lugares, e a acessibilidade está garantida pela carroçaria de quatro portas. Já a bagageira tem 480 litros de capacidade. Nada mau!

BMW M3 CS 11

O BMW M3 CS tem 550 cv e muito mais para contar. Desde logo por ser a versão mais sensata do M4 CSL. E quando dizemos sensata queremos dizer capaz de levar quatro pessoas e bagagem a velocidades fora do comum.

BMW M3 CS tem 550 cv e… quatro portas

O M3 CS perde o L do M4 CSL porque ao contrário da “máquina” criada pela divisão M da BMW, este não foi (tão) aligeirado e na báscula causa 1765 Kg. Ainda assim, uma relação peso/potência muito interessante de 4,4 kg/cv graças a um motor que tem uma potência especifica de 135,5 cv/litro.

Mesmo não sendo mais leve que o M4 CSL, o M3 CS cai dos 0-100 km/h em apenas 3,4 segundos e dos 0-200 km/h em 11,1 segundos. A velocidade máxima é de 302 km/h!

O M4 CSL (Competition, Sport, Lightweight) é mais leve porque, entre outras coisas, só tem dois lugares. Já o M3 CS mantém tudo como no M3 “convencional”. E porque a BMW quis ser amiga, o banco traseiro está pensado para duas pessoas, mas como é “um” banco, aceita que um quinto elemento possa viajar no meio.

Interior diferenciado

O interior do BMW M3 CS recebe os mesmos bancos do M4 CSL, ou seja, quem compra o M3 CS senta-se nuns belos bancos com capa em carbono e muitas semelhanças com os bancos de competição. Depois, fica nas mãos com um volante forrado a Alcantara, com detalhes em carbono e patilhas de comando da caixa em fibra de carbono.

Ao contrário do M4 CSL que mantém a separação entre painel de instrumentos e ecrã do sistema de info entretenimento, o M3 CS utiliza o sistema iDrive com o ecrã curvo que foi anunciado para a gama do Série 3. Tecnicamente são dois ecrãs, mas estão unidos numa só peça de vidro o que o painel de instrumentos enorme com um aspeto moderno.

BMW M2 CS

E ainda… tração integral!

Partindo da versão Competition, o M3 CS já exibe o capot, as capas dos espelhos, o difusor traseiro e o spoiler traseiro em carbono, além do escape em titânio. Mas não tem a tampa da mala em carbono como o M4 CSL. Este pesa 1651 kg, o CS fica pelos 1765 kg, ou seja, o M4 CSL escova 109 kg ao peso do M4, o M3 CS emagrece apenas 34 kg, dando isto uma diferença entre os dois de 114 kg.

Isto porque como referimos, o M3 CS tem tração integral e o M4 CSL não. Este aumento de peso acaba por ser favorável ao M3 CS pois a maior tração permite chegar dos 0-100 km/h em 3,4 segundos. Ou seja, é mais rápido 0,6 segundos que o M4 CSL e 0,2 segundos que o M3 Competition xDrive.

Chassis afinado para a pista

O M3 CS conta com um chassis afinado para a pista. Destaca as barras anti aproximação que fazem as torres de suspensão funcionarem em conjunto e mudança na afinação do camber, amortecedores adaptativos e barras estabilizadoras mais grossas, direção com diferente afinação e jantes de liga leve de 19 polegadas à frente e 20 +polegadas atrás com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2. Tudo igual ao M4 CSL. Pode optar pelos travões de carbono cerâmica.

Desconhece-se a disponibilidade do novo BMW M3 CS em Portugal mas sabemos que será uma série limitada como sucede com o M4 CSL (apenas mil unidades produzidas) e que os mercados norte americano, alemão e britânico serão os primeiros a serem servidos.