120 anos depois (1903 – 2023), o Circuito das Beiras está de regresso

120 anos depois, o Circuito das Beiras regressa com o Clube Escape Livre e apoio das Câmaras Municipais de Coimbra, Castelo Branco e Guarda.

O Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop, a primeira prova realizada em Portugal por etapas a ligar o litoral ao interior, está de volta, de 14 a 17 de setembro de 2023, pelas mãos do Clube Escape Livre. Terá o apoio das câmaras municipais de Coimbra, Castelo Branco e Guarda.

Um circuito que tem como ponto de partida e chegada, precisamente, a cidade de Coimbra, e conta com passagens por Castelo Branco e pela Guarda, num total de cerca de 400 km. A prova épica, que regressa 120 anos depois do seu criador, Tavares de Melo, a ter ganho ao volante de um Darracq, foi apresentada hoje, dia 12 de janeiro, em conferência de imprensa, no Salão Nobre da Câmara Municipal (CM) de Coimbra.

Recuperar uma prova motorizada com esta história e tradição, com mais 120 anos de existência, é um motivo de orgulho para Coimbra. Estamos certos de que o evento vai mobilizar uma multidão, pelo seu espetáculo que promete, e que será benéfico, em todos os sentidos, para os três municípios envolvidos e para a região. Coimbra aguarda com expetativa os dias 14, 15, 16 e 17 de setembro, e deixo, pois, um convite para virem ver este espetáculo inédito e conhecerem também a nossa belíssima cidade.

José Manuel Silva, presidente da CM de Coimbra

Foi há 120 anos que um dos maiores nomes do desporto motorizado da época, Tavares de Melo, usou um dos seus Darracq – que importava, juntamente, com as motos Werner – para ganhar uma corrida que ele próprio idealizou. Um percurso com partida de Coimbra, passagem por Castelo Branco e pela Guarda e, novamente, regresso a Coimbra.

É, precisamente, esse percurso que o Clube Escape Livre vai recuperar de 14 a 17 de setembro deste ano, contando, para isso, com o apoio das câmaras municipais de Coimbra, de Castelo Branco e da Guarda, com o patrocínio da Bridgestone e First Stop, e com parcerias com o Museu do Caramulo, o Museo de Historia de la Automocion de Salamanca, o Clube dos Automóveis Antigos de Castelo Branco, o Automóvel Clube de Coimbra e o Real Automóvil Club de España.

O regresso da mítica prova foi divulgado esta quinta-feira, dia 12 de janeiro, pelo Clube Escape Livre, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra. A apresentação da prova contou com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, bem como do vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes, do presidente da CM da Guarda, Sérgio Costa, do presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio Antunes, do historiador José Barros Rodrigues e do adjunto do presidente da CM Castelo Branco, Paulo Bernardino.

banner innovation 2em1 1170x150

O Circuito das Beiras, para além de uma prova que concentra o desporto motorizado e os seus adeptos, é um compromisso de honra centenário para Castelo Branco, para os albicastrenses e para todos os espectadores, unidos desde o litoral ao interior. Trará obviamente, vantagens aos mais variados níveis: económico, social e cultural das cidades envolvidas, valorizando também os “nuestros hermanos” espanhóis. Expectante pela realização deste nobre evento, formulo votos de sucesso e de que continue a ser por muitos anos, um forte elo de ligação entre Castelo Branco, Guarda e Coimbra.

Leopoldo Rodrigues, presidente da CM de Castelo Branco

Esta prova mítica tem o mérito de ligar três cidades cuja capitalidade, agrega a região da Beira e cuja empatia vai muito mais além do que a mera pertença a uma região administrativa. As nossas afinidades beirãs de caráter e o tratamento fraterno, que as nossas gentes sempre estimularam entre si, unem-nos muito para além da mera pertença a uma região. Quando há 120 anos, Tavares de Melo, idealizou esta corrida, com refinada visão de futuro e conhecedor das potencialidades destes territórios, teve o mérito de ligar paisagens naturais e história e património com esta prova de desporto motorizado. Esta arrojada iniciativa para a época ficou na memória coletiva, representando um marco na história do desporto motorizado português. Com o habitual engenho do Clube Escape Livre ao alargar parcerias com a nossa vizinha Espanha, estão reunidas as condições para ser uma prova com sucesso internacional assegurado.

Sérgio Costa, presidente da CM da Guarda
CIRCUITO DAS BEIRAS 2023 APRESENTACAO 54

Os beirões têm um papel de destaque na história da mobilidade mecânica no nosso país, quer se trate de ciclismo quer se fale de veículos equipados com motor. Por exemplo, o grande ciclista José Bento Pessoa, da Figueira da Foz, campeão internacional, é uma figura de relevo que merece ser recordado. O Dr. Tavares de Mello é outro dos grandes personagens da Beira neste contexto: promove o ciclismo e o desporto físico em geral, no âmbito do Ginásio Conimbricense; escreve sob ciclismo e sobre automobilismo; funda uma empresa destinada a importar automóveis e motos – uma das primeiras do país; edita o primeiro periódico português dedicado aos automóveis chamado «Portugal Chauffeur»; organiza o circuito das Beiras; estabelece diversos recordes entre cidades, sendo o mais conhecido o «Paris-Coimbra»;  cria uma marca de automóveis e motos, denominada Tavares; e promove os transportes públicos na cidade de Coimbra, utilizando automóveis de passageiros por si transformados. O Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop é uma das mais interessantes peças deste «puzzle» que Tavares de Mello urdiu na sua pequena, mas intensa aventura pessoal dedicada à mobilidade mecânica.

José Barros Rodrigues, historiador

O Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop vai contar, ainda, 120 anos depois, com um piloto de Coimbra como embaixador do evento. Campeão do Mundo de Endurance e vencedor das 24 Horas de Le Mans, ambos na classe LMP2, Filipe Albuquerque é um dos maiores nomes do desporto automóvel nacional e internacional.

Durante a conferência de imprensa e à porta do Município de Coimbra esteve exposto um Chevrolet Phantom de 1928.

Era impossível passar ao lado da oportunidade de fazer jus ao lema do Clube Escape Livre reeditando o Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop, prova que teve na Guarda um dos pontos de chegada e de partida de etapas desta competição e que assinalou no mapa da competição automóvel portuguesa o nome da Cidade Mais Alta.

Luís Celínio Antunes, presidente do Clube Escape Livre

Fica feito o convite para os proprietários de modelos pré-guerra e clássicos até 1978 reservarem os dias 14, 15, 16 e 17 de setembro e se juntarem à festa. É o regresso do Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop, uma prova emblemática do desporto motorizado nacional que comemora 120 anos, com o apoio das câmaras municipais de Coimbra, de Castelo Branco e da Guarda.