Volkswagen arruma a casa sob a batuta de Oliver Blume

A Volkswagen arruma a casa depois dos cacos deixados por Herbert Diess. O seu sucessor, Oliver Blume já teve de tomar decisões complicadas.

A Volkswagen arruma a casa depois dos cacos deixados por Herbert Diess. O seu sucessor, Oliver Blume, já teve de tomar decisões complicadas – uma delas retirar a “sua” Porsche da F1 – e agora é tempo de concertar o erro de Diess. O anterior CEO foi instrumental em “dar a volta” ao Dieselgate apostando, tudo, na eletrificação. Passo que foi ousado e custou muito dinheiro ao grupo, mas salvou a face. Mas pelo caminho, Diess mostrou ser um líder errático e sem cuidado com os orçamentos.

OLIVER BLUME CEO GRUPO VW

Volkswagen arruma a casa depois de Diess

Desde logo a estratégia de software e plataforma de veículos. A empresa criada, a Cariad, tem consumido recursos infindáveis e mostrado pouco respeito pelos prazos.

Por outro lado, o projeto Artemis que estava na posse da Audi e que tinha como objetivo desenvolver o nível 4 de condução totalmente autónoma, vai ser abandonado. Isto porque o prazo até 2024 para ter um veículo autónomo é impossível de ser cumprido. Os progressos têm sido quase nulos e a Cariad também não tem ajudado muito!

Por tudo isto, Oliver Blume vai apresentar uma nova estratégia de software ao mesmo tempo que vai tentar transformar a visão de Herbert Diess em algo que possa ser realizável. Para isso vai gastar qualquer coisa como mil milhões de euros!

Assim, em primeiro lugar, será cuidada a divisão de software. Segue-se a área que coloca esse software nos veículos. É que, por incrível que possa parecer, as duas áreas não comunicavam entre sí, obrigando a constantes mudanças e alterações de detalhe com os inevitáveis atrasos e custos.

VOLKSWAGEN CARIAD DIVISAO
Cariad, a divisão de Software do grupo Volkswagen

Decisões mais céleres

Por outro lado, a tomada de decisão é, agora, mais rápida, o que oferece evidentes ganhos. Blume decidiu “empurrar” para o final da década o lançamento de nova plataforma de software 2.0 (que permitirá a condução autónoma de nível 4).

Assim, é oferecido tempo para aperfeiçoar o trabalho feito até agora e que a administração de Oliver Blume entendeu não ser satisfatória.

A plataforma de software 1.1 vai continuar a ser usada surgindo uma versão 1.2 para os modelos Premium como o Porsche e-Macan e o Audi Q6 e-tron a implementar já em 2023.

Finalmente, Oliver Blume está muito renitente em avançar com o plano que Herbert Diess deixou para construir uma fábrica orçada em 2 mil milhões de euros para construir por modelos Trinity da Volkswagen.