Tesla na Europa está a produzir menos do que Elon Musk deseja

A Tesla na Europa é um projeto localizado na Alemanha, em Gruenheide (Berlim), que tem como objetivo produzir entre 5 e 10 mil veículos… por semana.

A Tesla na Europa é um projeto localizado na Alemanha, em Gruenheide (Berlim), que tem como objetivo produzir entre 5 e 10 mil veículos… por semana. Era este o objetivo que Elon Musk lançou há 14 meses e que deveria ser alcançado no final de 2022. Ora, a produção na Alemanha tem estado longe dos objetivos e sem ter, ainda, uma produção 24 horas por dia, sete dias na semana, a fábrica de Gruenheide conseguiu o máximo com 3 mil unidades do Model Y na semana passada. Isto segundo a conta do Twitter da Tesla, verificada pelo Twitter.

TESLA FABRICA BERLIM

Quer isto dizer que a Tesla está muito atrás dos seus objetivos iniciais de construir entre 5 e 10 mil unidades por semana.

Primeira Gigafactory na Europa

A primeira Gigafábrica da Tesla na Europa está na Alemanha e abriu no passado mês de março. Uma abertura que aconteceu depois de muitas curvas apertadas, nomeadamente, burocráticas. A produção em série só arrancou algumas semanas depois e a verdade é que está longe das 5 a 10 mil unidades semanais que Elon Musk desejava.

Porque no Texas as coisas também não estão a andar como esperado, o CEO da Tesla veio a terreiro dizer que as fábricas do Texas e da Alemanha são fornos para torrar dinheiro, referindo que ambas estavam a perder milhões de dólares.

No meio de tudo isto, a Tesla está a tentar fabricar baterias na Alemanha e expandir a fábrica, particularmente, na área logística. Para já sem grande sucesso esbarrando na burocracia. 

TESLA FABRICA BERLIM 1

Guerra aberta na Tesla. Acionistas querem mudança de liderança

Guerra aberta na Tesla com o terceiro maior acionista da empresa a anunciar aos que a marca norte americana precisa de um novo CEO.

Ler mais

Tudo isto não deverá ser uma grande surpresa para Elon Musk, pois foi ele quem, há cerca de um ano, disse que alcançar os objetivos de produção seria incrivelmente difícil e que iria precisar de “gente talentosa e trabalhadora para lá chegar.”

Nesta altura, mais de 7500 pessoas trabalham em Gruenheide e a Tesla quer chegar aos três turnos com operação 24 horas por dia.

Elon Musk tem estado ocupado a gerir o Twitter (que comprou há semanas por 41,4 mil milhões de euros) e a Tesla tem estado a “arder”. O valor em bolsa diminuiu bastante, retirou Musk do topo do Índice de Bilionários da Bloomberg, e a Tesla tem estado as perder com tudo isto.

Recordamos que nos Estados Unidos da América estão a ser oferecidos incentivos para clientes comprarem os Tesla, enquanto na China a produção e os preços receberam corte significativo.