Stellantis quer chegar ao milhão de motores elétricos em 2024

A Stellantis quer chegar ao milhão de motores elétricos e, para isso, criou a Emotors, uma “joint venture” entre a Stellantis e a Nidec Leroy-Somer Holding.

A Stellantis quer chegar ao milhão de motores elétricos e, para isso, criou a Emotors, uma “joint venture” entre a Stellantis e a Nidec Leroy-Somer Holding, e que já começou com a produção de motores elétricos M3. Uma nova geração que irá equipar os novos DS3 E-Tense, Peugeot e-208, Jeep Avenger e o Opel Mokka Electric já no dealbar de 2023. Com esta medida, a Stellantis espera chegar ao milhão de motores elétricos já em 2024.

CARLOS TAVARES CEO STELLANTIS

A Stellantis quer dominar o mercado dos modelos 100% elétricos, oferecendo uma dúzia de modelos alimentados a bateria e produzidos em França.

Em Mulhouse são produzidos os Peugeot e-308, e-308 SW e e-408. Em Sochaux estão o e-3008 e e-5008. Em Rennes e Poissy, respetivamente, serão fabricados o novo SUBVG elétrico da Citroen e os DS3 E-Tense e Opel Mokka Electric. Finalmente, em Hordain, todos os comerciais ligeiros elétricos da Stellantis (Peugeot e-Expert, Citroen e-Jumpy e Opel e-Vivaro) mais o Toyota Proace Electric.

Um milhão de motores elétricos em 2024

As fábricas irão utilizar grande parte de componentes elétricos fabricados em França, em unidades fabris localizadas em Caen, Charleville, Metz, Mulhouse, Sept-Fons, Trémery, Valenciennes e na “gigafactory” de Billy-Berclau/Douvrin.

STELLANTIS MOTORELETRICO M3

Recordamos que o motor M3 debita 156 cv e 260 Nm de binário, mas, sobretudo, oferece maior eficiência e permitirá alcançar autonomias superiores a 400 km.

A fábrica de Trémery já foi um dos maiores centros de produção de motores… a gasóleo! Mas desde 2018 que tem estado a ser reconvertida e passará a poder produzir mais de 1000 motores elétricos por ano a partir de 2024.

STELLANTIS TREMERY FABRICAMOTORES ELETRICOS

“O nosso compromisso de liderar o setor automóvel na luta contra as alterações climáticas reflete-se em cada uma das nossas instalações, apoiando os nossos colaboradores no próximo passo na aventura elétrica. O controlo da nossa cadeia de valor na eletrificação assegurará a nossa independência tecnológica no contexto de crises económicas e geopolíticas, ao mesmo tempo que atenua o impacto desta mudança dramática nas nossas instalações e empregados, particularmente em França, onde estamos e continuaremos a ser, sem dúvida, o líder comercial e industrial.”

Carlos Tavares, CEO da Stellantis