Porsche força investimento nos combustíveis sintéticos com nova fábrica no Chile

Com a nova fábrica de combustível sintético no Chile, a Porsche já investiu mais de 100 milhões de dólares neste tipo de “efuel”.

A Porsche força investimento nos “efuels” apesar de manter o programa de eletrificação. A Porsche acaba de inaugurar, no Chile, uma fábrica de combustíveis sintéticos. Chama-se “Haru Oni”, está localizada em Punta Arenas e foi inaugurada por Diego Pardow, o Ministro da Energia do Chile, e Barbara Frenkel e Michael Steiner, membros do conselho executivo da Porsche.

Porsche força investimento

A cerimónia foi ilustrada com o reabastecimento de um Porsche 911 com os primeiros litros de combustível sintético produzido na fábrica, feito por aqueles dois representantes da casa de Weissach.

A Porsche está empenhada num caminho duplo: a e-mobilidade e os eFuels como tecnologia complementar. A utilização de eFuels reduz as emissões de CO2. Ao olhar para todo o setor de transportes, a produção industrial de combustíveis sintéticos deve continuar a ser promovida a nível mundial. Com a fábrica piloto de eFuels, a Porsche desempenha um papel de liderança neste desenvolvimento.

Barbara Frenkel, membro do conselho executivo da Porsche

Investimento nos e-fuel de mais de 100 milhões de dólares

Fruto da cooperação entre a Porsche e a chilena Highly Innovative Fuels (HIF), esta unidade de produção vai fabricar combustível sintético feito a partir de água e dióxido de carbono, com recurso a energia eólica. Desta forma, é possível que um motor de combustão interna tenha emissões de CO2 próximo de zero.

Porsche força investimento
Michael Steiner

Para Michael Steiner, “O potencial dos eFuels é enorme. Atualmente existem mais de 1,3 mil milhões de veículos com motor a combustão em todo o mundo. Muitos destes vão continuar nas estradas nas próximas décadas, mas os eFuels oferecem aos proprietários desses automóveis uma alternativa quase neutra em carbono. Como construtor de motores de alta performance e eficientes, a Porsche tem um vasto know-how no capítulo dos combustíveis.”

Destinados a serem usados na Porsche Supercup e nos Porsche Experience Center, os cerca de 130 mil litros de combustível sintético previstos nesta fase piloto, vão subir para os 55 milhões de litros a partir de 2025. Espera-se que a produção cresça até aos 550 milhões de litros em 2027.

A escolha do Chile pode parecer estranha, mas na zona Sul do país, onde está a fábrica, há vento durante 270 dias por ano. Quer isto dizer que as turbinas eólicas podem funcionar na capacidade máxima durante muito tempo.

Por outro lado, Punta Arenas está perto do Estreito de Magalhães e o envio de combustível a partir do Porto de Cabo Negro para todo o mundo é simplificado.

Contas feitas, a Porsche já investiu mais de 100 milhões de dólares no desenvolvimento de e-fuels.

Supercarros vão continuar com motores de combustão para lá de 2035

Os Supercarros vão manter os motores de elevadas performances para lá de 2035 graças à Comissão Europeia. Elétricos estão fora de questão!

Ler mais