Mercedes EQT. Um monovolume 100% elétrico multifacetado!

O Mercedes EQT é um monovolume 100% elétrico, pertença do segmento compacto Premium, que tem como ponto de partida o Classe T

O Mercedes-EQ EQT é um monovolume 100% elétrico, pertença do segmento compacto Premium, que tem como ponto de partida o Classe T, modelo já conhecido com motorização a gasolina. Membro da família Mercedes EQ, este monovolume é, também, o ponto de partida para soluções inovadoras em termos de lazer como revelam os protótipos Concept EQT Marco Polo e Módulo Marco Polo. O novo EQT estará brevemente disponível para encomenda. 

MERCEDES EQT MARCO POLO 1

O Mercedes EQT é a forma que a casa de Estugarda encontrou para oferecer às famílias uma forma de deslocação 100% elétrica e sustentável. E a pertença à família EQ da Mercedes é sublinhada pela frente onde está a grelha “Black Panel” com se destaca o símbolo da cada de Estugarda, e as persianas de arrefecimento dinâmicas. 

As dimensões exteriores compactas seguem o Classe T e no interior, a colocação da bateria na parte inferior do veículo permite que não existam perturbações na oferta de espaço.

Mercedes-Benz Classe T já está disponível em Portugal! Conhece-o aqui!

O Mercedes-Benz Classe T já está disponível em Portugal, sendo referido como um “monovolume compacto Premium”. Todos os detalhes aqui.

Ler mais

Mercedes EQT com muito espaço interior

Além disso, a bateria fica protegida e oferece um baixo centro de gravidade, ficando a funcionalidade e versatilidade quase ao mesmo nível do Classe T. Contas feitas, o EQT tem 4.498 mm de comprimento, 1.859 mm de largura e 1.819 mm de altura. E a caminho, com chegada em 2023, está uma versão alongada.

MERCEDES EQT 3

Ora, com estas dimensões, o EQT oferece condições para uma utilização quotidiana em família ou de aventura e lazer para os que gostam de aventura. Destaca-se o baixo plano de carga (apenas 561 mm) e as portas de correr de ambos os lados. Estas portas oferecem uma abertura de 614 mm de largura e 1.059 mm de altura, uma generosa acessibilidade a partir de três locais. O portão traseiro de ampla abertura também ajuda na boa acessibilidade do EQT.

Por outro lado, há muito espaço no interior de tal forma que é possível colocar três cadeirinhas de criança no banco traseiro.

Motor elétrico moderno e eficiente

O EQT terá disponível no lançamento o motor elétrico com 90 kW, ou seja, 122 cv e um binário máximo de 245 Nm. É alimentado por uma bateria de 45 kWh e o carregador de 22 kW permite que seja recarregada em corrente alterna de forma rápida.

Para a corrente contínua, a velocidade máxima de carregamento é de 80 kW, e o tempo para carregar de 10 a 80% é de 30 minutos. A Mercedes-EQ oferece de série a ficha de carregamento CCS e um cabo CCS para carregamentos em corrente alterna e contínua. Não foi revelada ainda a autonomia do veículo.

Concept EQT Marco Polo é caravana compacta 100% elétrica

O equipamento deste modelo quase definitivo para produção, junta-se a outras realizações da Mercedes com a denominação Marco Polo. Este Concept EQT Marco Polo inclui um teto expansível (pop-up) que alberga uma cama. Tendo um dispositivo de abertura em tesoura, é facilmente aberto e liberta espaço suficiente para o utilizador estar de pé.

Por outro lado, este teto de abrir especial pode ser aberto ao seu redor ou apenas uma janela, com fechos de correr lembrando as tendas de campismo. Quanto à cama, tem uma área de 1,97 metros por 97 cm, tendo um sistema de molas de disco elásticas, que asseguram conforto ao dormir.

Na parte traseira existe outra opção para dormir, desta feita uma cama dobrável com 2 metros por 1,15 metros. Atrás dos bancos dianteiros posiciona-se um lava-loiça (atrás do condutor) e uma caixa frigorifica com 16 litros de capacidade e compressor.

O sistema de gavetas oferece o espaço necessário para acessórios de campismo. Há uma placa para aquecimento por indução e uma gaveta com um fogão a gás com uma botija de gás amovível e que pode ser trazida para fora do veículo.

Por outro lado, na parte direita do EQT Marco Polo está uma mesa dobrável com ajuste elétrico em altura.

A grande novidade é que todos os módulos podem ser retirados por duas pessoas em cinco minutos. Ou seja, a autocaravana pode passar a veículo de utilização quotidiana. Tudo está integrado no estilo interior do EQT e como tem menos de dois metros de altura, entra em qualquer garagem de espaço comercial.

Destaque, ainda, para o teto solar na área “Pop-Up” que possui uma bateria adicional e amovível. Assim, o EQT Marco Polo é autossuficiente energeticamente durante algum tempo, preservando a carga da bateria. Essa bateria está localizada numa gaveta e pode ser retirada e recarregada no exterior.

Finalmente, dizer que há um toldo na lateral do veículo e um inovador sistema de escurecimento dos vidros traseiros, ativado através de um botão, dispensando as cortinas ou os estores.

Módulo Marco Polo para o Mercedes EQT

Para quem desejar manter o seu EQT sem grandes alterações, mas desfrutar das capacidades da transformação Marco Polo, a Mercedes oferece o Módulo Marco Polo, que estará disponível brevemente.

O Módulo oferece, de série, a cama com 2 metros por 1,15 metros com um colchão de dez centímetros de espessura e um sistema elástico de molas de disco. Em movimento, a cama dobra-se juntamente com o colchão no compartimento de carga, podendo os bancos traseiros ser usados sem restrições. São fornecidos de série elementos de escurecimento dos vidros, grelha de ventilação e proteção contra insetos.

Se optar pela cozinha, esta baseia-se num sistema de gavetas e inclui um lava-loiça com depósito de água de 12 litros, uma caixa frigorífica de 15 litros com compressor e um fogão amovível a gás. Outras gavetas permitem guardar loiça e talheres e alimentos. Há, ainda, duas cadeiras de campismo e uma mesa, podendo esta ser encaixada dentro do EQT agarrada á consola central ou desfrutada ao ar livre.