Matilde Costa Dias. A portuguesa que chegou à FIA

Matilde Costa Dias, advogada com 32 anos, é a primeira mulher portuguesa a ter assento numa comissão da FIA.

Matilde Costa Dias, advogada com 32 anos, é a primeira mulher portuguesa a ter assento numa comissão da FIA. No caso, estará presente no “Cost Cap Adjudication Panel” (CCAP), o organismo de fiscalização da Federação Internacional do Automóvel (FIA) para o teto orçamental da Fórmula 1. A eleição da portuguesa aconteceu na Assembleia Geral da FIA realizada em Bolonha, Itália.

Matilde Costa Dias é a primeira portuguesa a ter assento no CCAP e a candidatura desta advogada de 32 anos foi patrocinada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). 

FIA FPAK MATILDECOSTADIAS

Será um dos seis elementos que terão assento no CCAP, organismo que fiscaliza o teto orçamental e que foi responsável pela imposição de uma multa de 6,5 milhões de euros à Red Bull Racing, por ter excedido o teto orçamental e desrespeitado o regulamento financeiro.

Para Matilde Costa Dias “é uma honra fazer parte de um organismo tão importante no desporto motorizado mundial. É uma enorme responsabilidade e estou realmente entusiasmada por poder dar o meu contributo para tornar os desportos motorizados mais equilibrados e competitivos.”

A primeira portuguesa com assento no CCAP referiu, ainda, que “ser mulher e vir de um país como Portugal, que procura estar cada vez mais representado no desporto motorizado, fazem desta eleição um feito maior.”

Já Ni Amorim, o presidente da FPAK, sublinhou que “desejamos ter o maior número de representantes dentro da FIA e por isso é uma honra ter uma portuguesa no CCAP.”

Mas o presidente da FPAK disse mais. “A nossa envolvência no desporto automóvel mundial é muito grande, não só no número de provas que acolhemos, mas também ao nível organizativo e participativo.”

Silly Season da F1 está ao rubro… nas equipas! Contamos tudo aqui!

A Silly Season da F1 parecia lareira com fogo murcho com quase todos os pilotos a encontrarem o seu lugar. Nas equipas tudo está a ferver!

Ler mais

Mandato de quatro anos

Por isso Ni Amorim acredita que o contributo da FPAK para esta eleição e a experiência desta jurista vinda da 14 Sports Law (conhecido escritório de advogados de justiça desportiva) serão uma mais-valia e vão permitir que cumpra o mandato de quatro anos que poderá ser renovado por igual período. 

Para Luís Cassiano Neves, sócio fundador do 14 Sports Law, principal escritório de direito desportivo em Portugal “a eleição de Matilde é o resultado de um trabalho enorme da sua parte e da FPAK. Ela é uma das melhores jovens advogadas do direito desportivo, e este é mais um reconhecimento da sua competência e mérito. É também um passo importante para Portugal, estar representada num dos fóruns mais importantes da FIA”.

O Escape Livre endereça os parabéns a Matilde Costa Dias por esta nomeação.