Kia vai acabar produção do Stinger

A Kia vai acabar com o Stinger. Uma notícia triste, porém, esperada. Desde o seu lançamento que a Kia deixou claro ser este um “halo car”,

A Kia vai acabar com o Stinger. Uma notícia triste, porém, esperada. Desde o seu lançamento que a Kia deixou claro ser este um “halo car”, ou seja, uma forma de dizer que a casa coreana sabia fazer outro tipo de automóvel que não os mais “baratuchos” e “popularuchos”. Acaba com uma série especial denominada “Tribute Edition” dos quais vão ser produzidas 1000 unidades para o mundo inteiro. A produção encerra em 2023.

Kia Stinger Tribute Edition 6

Como nas corridas de estafetas, o Kia Stinger passa o testemunho ao Kia EV6 GT, satisfeito pela missão cumprida e acreditando que o modelo 100% elétrico fará, também, o seu trabalho.

E porque há que terminar em alta, todos as mil unidades do Kia Stinger Tribute Edition estão equipadas com o excelente motor V6 duplo turbo. Porque foi este o motor aplicado a este carro que ofereceu à Kia um estatuto diferente. Ofereceu à Kia a oportunidade de mostrar ser capaz de fazer uma berlina desportiva para enfrentar os alemães. 

Kia Stinger Tribute Edition 3

Kia vai acabar com o Stinger

Para esta série especial, a Kia oferece a pintura Moonscape (cinzento mate), e jantes de 19 polegadas com travões Brembo. O interior é forrado a pele castanha Terracota e vários detalhes a imitar carbono.

A motorização é igual, ou seja, para esta edição especial não há alterações na potência e binário. E a justificação faz sentido: este é um automóvel de homenagem a um carro que marcou a Kia. Não faz sentido estar a alterá-lo quando durante a sua vida nunca recebeu mudanças significativas.

A Kia não deu mais pormenores sobre o carro nem a data precisa do último Stinger a sair da linha de produção. Também não se sabem mais detalhes sobre equipamento e também não se sabe quantas unidades podem chegar a Portugal. Embora não seja difícil perceber que estando já fora do catálogo português possa haver um ou dois interessados em possuir este modelo colecionável. 

O preço também é desconhecido, desta feita, em todo o Mundo, pelo que nos resta aguardar pelas próximas semanas para ter mais detalhes sobre este Kia Stinger GT Tribute Edition que assinala o final da produção do Stinger.

Estes são os finalistas ao Carro do Ano Internacional 2023!

Estes são os finalistas do Carro do Ano Internacional edição 2023, cujo vencedor será escolhido no mês de janeiro.

Ler mais