Guerra aberta na Tesla. Acionistas querem mudança de liderança

Guerra aberta na Tesla com o terceiro maior acionista da empresa a anunciar aos que a marca norte americana precisa de um novo CEO.

Guerra aberta na Tesla com o terceiro maior acionista da empresa a anunciar aos quatro ventos que a marca norte americana precisa de um novo CEO. Chama-se KoGuan Leo o terceiro maior acionista da Tesla, um bilionário indonésio. Quer um novo CEO para o futuro, discordando da forma com o Elon Musk tem vindo a exercer o seu cargo.

Leo KoGuan
KoGuan Leo

KoGuan Leo é dono de, aproximadamente, 22.6 milhões de ações e mais 1,23 milhões de ações preferências avaliadas em 3,4 mil milhões de dólares. Ou seja, apenas Elon Musk e Larry Elisson têm, a título individual, mais capital da Tesla que o bilionário indonésio.

Anteriormente conhecido como um adepto ferrenho de Elon Musk, o indonésio usou o Twitter (agora propriedade de… Elon Musk) para zurzir no sul-africano. Desde logo por lembrar que Musk é um empregado da Tesla. Depois ao dizer que a Tesla chegou aos 19 anos, logo cresceu e já atingiu a maioridade. Diz que Musk foi um orgulhoso pai da Tesla, mas que esta cresceu e para continuar a crescer é preciso outro CEO, à imagem de Tim Cook da Apple.

Valor da Tesla baixou

Diz ainda que Elon Musk abandonou a Tesla e que a empresa não tem um CEO a trabalhar. Por isso “a Tesla precisa e merece um novo CEO a tempo inteiro.”

Tudo nisto surge numa altura em que Elon Musk comprou o Twitter e tem estado mais preocupado com o novo “brinquedo” e menos com a Tesla.

Por outro lado, os investidores da marca norte-americana estão cada vez mais preocupados com essa situação e com a redução do valor das ações da Tesla. Este ano já perderam 55% do valor, valendo 155,88 dólares, o valor mais baixo desde novembro de 2020.

Elon Musk surpreendido!

Fica a dúvida sobre o futuro da liderança da Tesla. Internamente, os mais fiéis defensores de Musk dizem que tudo vai correr bem e que rapidamente o curso será invertido.

Já os seus detratores pensam o contrário. E Elon Musk usou o Twitter para perceber se toda esta controvérsia era verdadeira. Lançou uma sondagem no Twitter e foi surpreendido. A pergunta era “Devo abandonar o cargo de CEO do Twitter?” A resposta foi clara: 57,5% votaram a favor da sua saída. Votaram quase 17.4 milhões de pessoas!

Perante esta clara resposta da comunidade, todos acreditam que ele vai voltar para a Tesla e fazer dos seus carros algo que todos se possam orgulhar, não sendo embaraçados com problemas externos da marca e defeitos inadmissíveis nos carros.