Fórmula 1 cancela GP da China. Adivinhem quem pode ser o substituto?

A Fórmula 1 cancela GP da China, decisão que estava pendente da oportunidade do anúncio e quem pode ganhar é Portugal!

A Fórmula 1 cancela GP da China, decisão que estava pendente da oportunidade do anúncio. As políticas rígidas do Governo de Xi Jiping face ao recrudescimento da Covid-19 por terras chinesas são a razão para a prova chinesa ser cancelada. A sua integração no calendário alimentava a esperança do regresso à China. Contudo, tal não vai acontecer, deixando um vazio de quatro semanas que poderá ser ocupado pelo suplente de luxo, o Grande Prémio de Portugal.

A Fórmula 1 está ausente da China desde 2019. Tal sucede depois daquele país ter implementado rígidas políticas para combater a Covid-19, nomeadamente, face às viagens, turistas e visitantes. Políticas essas que colocaram no olho do furacão o recém-eleito Xi Jiping, com protestes nas maiores cidades chinesas.

Grande Prémio F1 Portugal 2021 Lewis Hamilton

Confirmado! Afinal não haverá Porsche na Fórmula 1

Afinal não há Porsche na Fórmula 1 depois das conversações entre a Red Bull e a casa de Weissach não terem chegado a bom porto

Ler mais

Fórmula 1 cancela GP da China e Portugal pode voltar

O calendário de 2023 previa o regresso do GP da China no dia 16 de abril, sempre condicionado às restrições que estivessem em vigor no momento. Ora, como o Governo chinês não vai relaxar a política de restrições e vai manter as muitas dificuldades em deixar entrar estrangeiros no país, nada mais restava que cancelar a prova chinesa. 

O comunicado da Fórmula 1 anuncia este cancelamento e afirma estarem em estudo outras alternativas. O fosso entre o GP da Austrália e o GP do Azerbaijão é de quatro semanas. Por outro lado, os responsáveis pela prova de Baku não se mostraram disponíveis para antecipar a data da sua prova.

Para manter as 24 corridas de 2023, a Fórmula 1 terá de encontrar uma solução. Assim, Portugal volta a ser uma possibilidade como sucedeu em 2020 e 2021. O substituto de luxo pode voltar a oferecer o traçado de Portimão como solução.

Ainda não há decisões sendo a única certeza que será na Europa que se realizará a prova entre a Austrália e o Azerbaijão.

Porém será um enorme desafio para as equipas que vão ter de sair de Melbourne para Portimão e depois para Baku. Um pesadelo logístico e de custos para manter a Fórmula 1 com 24 corridas em 2023.

Portugal esteve, uma vez mais, entre os melhores nos IMFA 2022

Pelo segundo ano consecutivo, Portugal esteve presente nos IMFA, os “Óscares dos Automóveis”, através da Razão Automóvel.

Ler mais