Ford antecipou novo modelo 100% elétrico feito em parceria com a VW 

A Ford antecipou novo modelo 100% elétrico da divisão Ford Model e pela mão de Martin Sander, o homem que comanda o braço europeu.

A Ford antecipou novo modelo 100% elétrico da divisão Ford Model e pela mão de Martin Sander, o homem que comanda o braço europeu dessa nova divisão da marca da oval azul. A base será a mesma dos modelos 100% elétricos da Volkswagen, a MEB, mas terá um estilo mais ousado e robusto. Vai chamar-se Explorer Sport e será lançado sob o novo paradigma da Ford na Europa em termos de estilo e marketing denominado “Adventurous Spirit”.

ford meb ev front three quarter

Ford antecipou novo modelo

Foi nas redes sociais que Martin Sander, o responsável pela Ford Model e na Europa, desvendou parte doi modelo que será revelado em março do próximo ano. Do pouco que foi revelado, percebe-se o estilo mais anguloso e robusto face aos VW que usam a mesma plataforma. 

Este será o primeiro de dois modelos que podem ser feitos com base na MEB no âmbito do acordo entre a Ford e o Grupo VW. O segundo modelo surgirá mais para diante e será um crossover desportivo. Diz a Ford, claro.

Ambos os modelos serão produzidos na Alemanha, na fábrica de Colónia. Vão ocupar o lugar que é, atualmente, do Fiesta. Que, como já todos sabem, vai sair do mercado para dar lugar aos modelos 100% elétricos.

Adeus modelos não lucrativos, olá 100% elétricos

O Ford Explorer Sport será, assim, o primeiro modelo a ser lançado e entrará no segmento onde encontramos o Toyota bZ4X, Nissan Ariya e o VW ID.4. Para enfrentar esta concorrência, o novo modelo da casa da oval azul oferecerá uma autonomia de 500 km. 

Com a chegada deste novo modelo 100% elétrico, a Ford concretiza a estratégia que desenhou para o futuro da marca no Velho Continente.

FORD NOVO EV

Primeiro, virar-se para os SUV. Depois, acabar com os modelos que não são SUV tais como o Fiesta que vai deixar de existir em 2023 e do Focus que acabará a sua vida em 2025. Iguais destinos vão ter o S-Max e o Galaxy, dois monovolumes. Abril de 2023 é a data anunciada para o fim da produção. O Mondeo, também produzido em Valência, já tinha sido descontinuado.

Ora, a Ford quer construir carros 100% elétricos em Valência e com uma plataforma Ford. Porém, as previsões menos favoráveis para o Velho Continente, refrearam os ânimos e o investimento em Valência foi adiado.

Ford Mustang Mach-E. O verdadeiro elétrico anti-Tesla! ⚡

A Ford arriscou tudo. O Mustang Mach-E é um SUV 100% elétrico, mas estará ao nível de tamanha responsabilidade ao ostentar o cavalo selvagem?

Ler mais

Herança norte americana

A Ford quer enfatizar a sua herança norte americana na Europa. Assim, vai passar a usar uma nova frase – “Adventurous Spirit” – dentro de uma nova estratégia de marketing desenhada por Peter Zilig, o diretor de marketing da Ford Europa.

Segundo ele, “Adventurous Spirit” é a frase motivadora que nos vai ajudar na nossa transformação na Europa, ajudando-nos a ligar emocionalmente com os clientes que sabem que somos americanos, mas que não nos sentem americanos.”

Assim, vão existir quatro famílias de veículos Ford “Adventurous Spirit”: “Active Adventure”, “Wild Performance”, “Urban Escape” e “Ultimate Outdoor”. A primeira albergará modelos como o futuro Kuga elétrico e o Explorer Sport. A segunda acolherá modelos como o Mustang e o Mustang Mach-E. A terceira xserá reservada a modelos compactos como o Puma. Finalmente, a terceira família que acolherá modelos como o Bronco e o Ranger Raptor.