Escape Livre: o (único) programa de rádio com 50 anos!

O programa de rádio sobre automóveis mais antigo do país celebra 50 anos em 2023! Conheça aqui todos os detalhes da festa e guarde já a data!

O programa de rádio com maior longevidade em Portugal nasceu há 50 anos pela mão de Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, fruto de uma vontade indomável de promover a região e o automóvel, uma paixão que sobrevive até aos dias de hoje.

O dia 13 de fevereiro de 1973 viu nascer um programa de rádio inesperado, inovador, que abordava o automóvel como meio de divulgação de uma região. Ao “volante” estava Luís Celínio, um homem que desde sempre quis promover a Beira Interior e, especialmente, a Cidade mais Alta. E foi na Guarda que o programa “Escape Livre” entrou na vida de muitos e por lá permaneceu ao longo destes 50 anos. Um feito absolutamente ímpar em Portugal.

Foram 50 anos de “estórias”, aventuras verdadeiras e reportagens extraordinárias em Portugal e pelo Mundo. Um marco na rádio regional e nacional que esteve na génese do Clube Escape Livre, igualmente vocacionado para divulgar o automóvel e a região.

A Comissão de Honra sublinha de forma indelével a importância do programa Escape Livre e do Clube Escape Livre na divulgação e promoção da região.

Desta Comissão de Honra fazem parte Marcelo Rebelo de Sousa (Presidente da República), António Costa (Primeiro Ministro), Ana Abrunhosa (Ministra da Coesão Territorial), Ana Mendes Godinho (Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social), João Paulo Correia (Secretário de Estado da Juventude e do Desporto), Nuno Fazenda (Secretário de Estado do Turismo), Pedro Machado (Presidente do Turismo Centro de Portugal), José Relva (Presidente da Assembleia Municipal da Guarda), Sérgio Costa (Presidente da Câmara Municipal da Guarda), Ni Amorim (Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting), Tiago Nunes Viegas (Presidente da Academia Olímpica de Portugal), Ângelo Mesquita (Presidente do Conselho de Administração da SPAL – Sociedade de Porcelanas de Alcobaça), José Luís Carrilho (Administrador da Rádio Altitude), João Paulo Amador (Presidente da Assembleia-Geral do Clube Escape Livre), Afonso Queiró (Presidente Honorário da Assembleia-Geral do Clube Escape Livre).

Comissao de Honra GALA SPAL 2023

Quinze individualidades que assim se juntam a esta comemoração dos 50 anos do Programa Escape Livre que terá como palco o imponente Teatro Municipal da Guarda, onde a Gala SPAL 50 Anos Programa Escape Livre terá um espetáculo muito especial.

O aniversário do Programa Escape Livre conta com um espetáculo do Luís Matos!

Luís de Matos junta-se às celebrações dos 50 anos do Programa Escape Livre com um espetáculo único e irrepetível (tal como o Escape Livre) que vai abrilhantar uma noite onde as memórias vão fluir como um rio grande cheio de “estórias” e momentos que ficarão para a história da Rádio Altitude, onde é emitido o Programa Escape Livre, da região, da cidade da Guarda e de Portugal. Os bilhetes ficam disponíveis a 1 de janeiro no site e bilheteira do Teatro Municipal da Guarda.

CARTAZ Gala SPAL 50 anos Programa Escape Livre 1

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, foi quem concebeu e deu a voz nos primeiros 13 minutos do programa Escape Livre em 13 de fevereiro de 1973.

Os momentos de nervosismo vividos. Eram tempos complicados, a região estava longe de tudo e lançar um programa de rádio ligado ao automóvel foi um salto de fé e uma ousadia tremenda. Porém, éramos jovens, gostávamos de aventuras e de arriscar e o futuro mostrou que apenas demos início a um dos muitos desafios que vencemos. Este chama-se Programa Escape Livre e desde há 50 anos é transmitido na Rádio Altitude todas as semanas.

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre