Diário de bordo. Levámos o Volvo C40 Recharge às termas!

Para testar o Volvo C40 P8 Recharge viajámos de Lisboa até Unhais da Serra, para um fim de semana de termas e estradas de montanha.

De Lisboa a Unhais da Serra são cerca de 300 km. Maioritariamente por autoestrada e um trajeto final a subir a estrada de montanha. Um trajeto perfeito para ver de que é feito este Volvo C40 P8 Recharge.

Planear a viagem

Um fim de semana em família requer algum planeamento. Sobretudo com dois filhos pequenos! Assim, contas feitas, são quatro passageiros, cadeirinhas nos bancos de trás, porta-bagagens cheio e a mochila do computador e a máquina fotográfica a ocupar a mala dianteira. Suporte para um iPad com desenhos animados para evitar três horas de “já chegámos?” e “ainda falta muito?” e estamos prontos para arrancar!

Bateria a 100% e o Google diz-nos que chegamos a Unhais da Serra com 0% de bateria! Por isso, planeámos uma paragem no Fundão para carregar. E aqui vamos nós!

Performance em autoestrada

A primeira coisa que notamos assim que começamos a papar quilómetros na autoestrada é o conforto. E conforto em todos os sentidos da palavra. Tanto no conforto físico dos bancos e posição de condução como na qualidade do rolamento.

A suspensão do Volvo C40 Recharge mostra-se extremamente eficaz a neutralizar as irregularidades do piso. E a insonorização, embora não seja 100% perfeita, pouco se faz notar no interior. Assim, os poucos ruídos que passam para dentro do habitáculo são completamente neutralizados pelo rádio ou, neste caso, pelo som do iPad das crianças.

E consumos?

À passagem por Abrantes, registávamos um consumo de 21,4 kWh/100km! Recordo que a primeira vez que fizemos esta mesma viagem com o Volvo XC40 P8 Recharge, chegámos a Abrantes com média de 27,9 kWh7100km! É a vitória da aerodinâmica. Mas não só – recorde-se que também os Volvo 100% elétricos são capazes de receber atualizações de software OTA, que, em alguns casos, são capazes de melhorar a eficácia do sistema e aumentar a autonomia em certas situações.

Uma vitória ainda maior quando, à passagem pelo Fundão, percorridos 270 km e onde estava prevista a nossa paragem para recarregar, o computador de bordo indicava que chegaríamos a Unhais da Serra com 7% de bateria. Afinal, não vamos precisar de parar!

E assim foi, seguimos diretos para o nosso destino final. Chegámos a Unhais da Serra, à porta do magnífico H2otel Congress & Medical Spa, com 8% de carga na bateria, equivalente a 25 km de autonomia. Isto depois de percorrermos 300 km, a uma média final de 98 km/h.

Chegámos com uma média final de 23,4 kWh/100km, depois da última subida na serpenteante estrada de montanha que sobe da Covilhã até Unhais da Serra.

Tendo em conta as prestações do Volvo C40 P8 Recharge, podemos já dizer que, face ao “irmão” XC40 P8 Recharge, em autoestrada, consegue uma autonomia de mais 40 km em certas circunstâncias! Sendo, até à data, o Volvo 100% elétrico mais apto para longas viagens. Mas como se comportará em cidade?

Prestações na montanha

Numa das manhãs do fim de semana, trocámos as termas pelas emoções das estradas da Serra da Estrela. Assim, depois de carregar o carro num dos postos disponíveis no H2otel, estávamos prontos para tirar algumas teimas do Volvo C40 Recharge.

Podemos dizer que foi uma manhã muito bem passada! Entre estradas de montanha e alguns estradões da Serra da Estrela para “sentir” o modo offroad, o C40 dá “muito gozo” ao volante. Não sendo um verdadeiro desportivo, sobretudo na dinâmica em curva, permite um andamento muito atrevido. Mas, atenção, em curva continua a ser bastante fiável e seguro. E, em reta, envergonha muitos desportivos com os seus 408 cv! Mas todo o carro está desenhado para privilegiar o conforto em vez da dinâmica. Uma característica que não lhe fica nada mal!

Próximos passos?

Quando nos voltarmos a ver no Diário de Bordo deste Ano Elétrico, já teremos percorrido mais quilómetros a bordo do Volvo C40 P8 Recharge. Os suficientes para podermos mostrar a autonomia real deste carro em todas as situações. E, acima de tudo, as contas da poupança! Continue desse lado e até breve.

Pub ADN Energy leaderboard