Desportivos Hyundai? A marca entende que podem ser elétricos

A Hyundai acha que os carros elétricos podem ser desportivos. Para sublinhar isso, colocou a divisão N em modo pesquisa e desenvolvimento.

A Hyundai acha que os carros elétricos podem ser desportivos. Para sublinhar essa ideia, colocou a divisão N – que nos deu carros como o i30 N, i20 N e o Kauai N – em modo pesquisa e desenvolvimento. Não para desenvolver modelos desportivos com motores de combustão interna, mas modelos com eletrificação total ou híbrida e com a utilização do hidrogénio. O resultado está, já, à vista nos Hyundai RN22e e Hyundai N Vision 74, em destaque no vídeo que mostramos.

Hyundai acha que os elétricos podem ser desportivos

Mas para lá destes dois protótipos já conhecidos, a Hyundai aproveita o vídeo para revelar o Ioniq 5 N, naquela que é a sua primeira aparição oficial. Ainda camuflado, mas revelador dos projetos da Hyundai N no que toca à eletrificação desportiva.

O vídeo mostra, também, o processo de desenvolvimento dos RN232e e N Vision 74 e que, na essência, revelam o futuro da Hyundai N.

O primeiro está baseado na plataforma E-GMP da casa sul coreana (a mesma do Ioniq 5 e do Ioniq 6) e combina tecnologias avançadas que formam as bases dos modelos desportivos da Hyundai: “Corner Rascal”, ”Racetrack Capability” e “Everyday Sportscar”. Muitas das soluções do RN232e vão ser usadas no primeiro modelo elétrico N que será o Ioniq 5 ou 6.

Hidrogénio como combustível

Já o N Vision 74 utiliza uma motorização híbrida cujo combustível é o hidrogénio. E que motor! São 500 kW (qualquer coisa como 680 cv) que podem ser reabastecidos em cinco minutos. Quanto ao conceito descende do modelo feito para o jogo Gran Turismo (Hyundai N 2025 Vision Gran Turismo) de 2015. Já o estilo é inspirado pelo protótipo Pony Coupé de 1974. 

HYUNDAI NVISION

Ambos os modelos são protótipos funcionais que são verdadeiras bases tecnológicas e de trabalho para os futuros modelos 100% elétricos e híbridos da Hyundai. Sendo que a alimentação dos motores de combustão interna por hidrogénio está a despertar grande interesse depois da Hyundai e da Toyota terem revelado os seus projetos. A Toyota até já levou a um rali do Mundial um Yaris GR com esta motorização.