Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal cumpre 40º edição

O Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal chegou à 40ª edição com 22 candidatos ao prémio de Carro do Ano e 23 modelos a competirem nas várias classes.

O Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal chegou à 40ª edição com 22 candidatos ao prémio de Carro do Ano e 23 modelos a competirem nas várias classes desta iniciativa organizada pela Impresa, através da SIC Notícias e do semanário Expresso. Contas feitas, serão 15 marcas representadas, sete classes e vinte jurados a representar outros tantos órgãos de comunicação.

Sendo, em teoria, o prémio que distingue o automóvel que melhor serve as necessidades do mercado nacional, o galardão Carro do Ano 2023 entra na 40ª edição com 22 modelos a concurso para o troféu principal e 23 para as diversas classes.

Trofeu Volante de Cristal 2023

Os jurados estão, nesta altura, a ensaiar todos os candidatos, testes esses que se vão prolongar até final do mês de janeiro. Em análise estarão fatores como estética e performance, segurança e fiabilidade, preço e sustentabilidade.

Quanto às classes, são sete: Melhores Citadino e Familiar, SUV Compacto (inclui os crossover) e Grandes SUV, Elétricos e Híbridos, Híbridos Plug-In.

Lembrar que em 2022, foi o Peugeot 308 o vencedor do Troféu de Carro do Ano, sendo ainda o Melhor Híbrido Plug-In do Ano. O melhor citadino em 2022 foi o Hyundai Bayon, enquanto o Skoda Enyaq iV 80 ganhou entre os Familiares, perdendo para o Kia EV6 o título de melhor Elétrico. O Híbrido do Ano ficou para o Toyota Yaris Cross. O melhor SUV compacto ficou para o Nissan Qashqai MHEV e nos SUV grandes levou o prémio o Kia Sorento PHEV.

Candidatos a “Carro do Ano” 2023

Para 2023, os candidatos a Carro do Ano são os seguintes: Aiways U5 e Alfa Romeo Tonale, Citroen C5 X e DS7 E-Tense, Honda Civic e Honda HR-V, Kia Sportage e Kia Niro, Maxda CX-60 e Nissan Ariya, Nissan Juke e Nissan X-Trail, Opel Astra e Peugeot 408, Polestar 2 e Renault Austral, Renault Megane E-Tech e Skoda Fabia, Toyota bZ4X e Toyota Corolla Cross, VW ID.5 e VW ID.Buzz.

Já para as diversas classes são estes os candidatos. Citadino do Ano: Nissan Juke e Skoda Fabia. Elétrico do Ano: Aiways U5 e Kia Niro, Nissan Ariya e Polestar 2, Renault Megane E-Tech e Toyota bZ4X, VW ID.5 e VW ID.Buzz.

Familiar do ano: Citroën C5 X e Honda Civic, Nissan Qashqai e Peugeot 408, Renault Austral e Renault Megane E-Tech, VW ID Buzz. Híbrido do Ano: Honda HR-V e Kia Sportage, Kia Niro e Nissan Juke, Renault Austral e Toyota Corolla Cross. Híbrido Plug In: Citroën C5 X e DS 7 E-Tense, Mazda CX-60 e Opel Astra, Peugeot 408. 

Finalmente os SUV. Para os compactos estão em competição Alfa Romeo Tonale e DS7 E-Tense, Hinda HR-V e Mazda CX-60, Nissan Qashqai e Renault Austral VW ID.5. Os Grandes SUV contam com o Aiways U5, Kia Sportage e Nissan X-Trail.

E as ausências?

Se os concorrentes aos diversos troféus da organização conjunta do Expresso e da SIC Noticias são bastantes, também é verdade que algumas marcas fogem ao confronto, por várias razões. Umas mais prosaicas que outras. Vinte e cinco marcas estão fora do Carro do Ano Troféu Volante de Cristal nesta edição 2023. Umas já são ausência assídua, outras como é o caso da SEAT são autêntica “novidade”

Deixando de lado as marcas que não concorreram por não terem produto ou já terem submetido os seus produtos a escrutínio na edição anterior, há marcas crónicas na ausência. Falamos da Porsche e Mercedes-Benz, Bentley e Lamborghini, Tesla e Alpine e os Land Rover e Jaguar.

Por outro lado, a BMW já esteve presente, mas voltou a deixar de concorrer. O mesmo sucede com Audi, Mitsubishi, Jeep e MINI.

Como referido, destacamos a ausência da SEAT e da CUPRA. Especialmente a primeira que está sempre entre os candidatos a ganhar o prémio principal, tal como aconteceu na edição 2021 com o SEAT Leon. Para além destas, Dacia, Fiat, Ford, Hyundai, Volvo e Suzuki, primaram pela ausência na edição de 2023, algumas delas já ausentes há vários anos. A Polestar chegou agora, mas também decidiu não entrar na iniciativa. Ferrari, Maserati e Aston Martin têm estado mais ativas em termos de comunicação, mas são construtores de “outros campeonatos”.

O motivo de tanta ausência?

Alguns estão ausentes por não terem produto para propor a concurso, outros porque entendem que o formato não é o adequado, alguns pretendem um júri mais alargado e, finalmente, há os construtores que, pura e simplesmente, entendem não fazer sentido pagar para serem colocados a concurso com os restantes.

Apesar de tudo isto, estarão representadas 15 marcas com 23 modelos a concorrem para Carro do Ano 2023 e para as categorias do Troféu Volante de Cristal.