Alfa Romeo Giulia SWB Zagato: um Giulia muito especial

O Alfa Romeo Giulia SWB Zagato é um modelo de duas portas feito com base no Alfa Romeo Giulia e na mecânica do Giulia GTAm.

O Alfa Romeo Giulia SWB Zagato é um modelo de duas portas feito com base no Alfa Romeo Giulia. Tem a distância entre eixos encurtada, recebe peças daqui e dali e forma o automóvel que celebra o 100º aniversário da colaboração entre a Alfa Romeo e a Zagato. O carro é um modelo único que pertence a um colecionador alemão.

Alfa Romeo Giulia SWB Zagato 5

Foi a Zagato quem revelou o modelo que, não ostentando os escudos da casa do Biscione, não deixa de o mostrar na grelha em forma de escudo. Assinala os 100 anos da primeira colaboração entre a Alfa Romeo e a Zagato e os 60 anos do Alfa Romeo Giulia TZ.

Para fazer este coupé de duas portas, a Zagato pegou num Alfa Romeo Giulia e transformou-o à imagem do Giulia TZ. Pensava-se que a Zagato fosse fazer uma pequena série numerada, porém, ficou claro que este é um modelo único que é pertença de um colecionador alemão. Que possui um 8C Competizione e um SZ além de vários Aston Martin… Zagato. É a paixão pelo estilo Zagato que move este alemão cujo nome não foi referido.

Alfa Romeo Giulia SWB Zagato 4

Alfa Romeo Giulia SWB Zagato: tudo começou em 2021

Cem anos depois do Tipo G1 ter sido produzido e assinalado a primeira realização da Zagato para a Alfa Romeo, começou a epopeia do Giulia SWB Zagato. Estávamos em 2021.

A base é um Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio com caixa manual. Os artesãos da Zagato encurtaram a distância entre eixos e mexeram nos avanços dianteiro e traseiro. Aproveitaram para melhorarem a base para a versão GTAm.

Quer isto dizer que o motor V6 Biturbo com 2.9 litros passou para os 540 cv. A diferença está na caixa que continuou a ser a manual de seis velocidades com tração às rodas traseiras.

A plataforma Giorgio e a implementação mecânica são iguais às do Giulia Quadrifoglio, já a carroçaria é totalmente nova.

As diferenças entre o Alfa Romeo Giulia e o Giulia SWB Zagato

A frente é muito agressiva com amplas entradas de ar, o escudo da Alfa Romeo e os faróis… do Tonale! O capot descendente tem uma generosa entrada de ar por cima do “scudetto”.

O resultado destas alterações é oferecer ao Giulia SWB Zagato uma frente muito agressiva, ao estilo do SZ dos anos 90, mas muito mais arredondado. Na lateral é onde podemos ver um pouco do Giulia, com as cavas das rodas alargadas e os guarda-lamas parecidos com os do Giulia. Lá está uma saída de ar com os símbolos da Alfa Romeo (o Quadrifoglio) e da Zagato.

As portas são grandes e têm os puxadores escondidos. O carro tem uma distância entre eixos muito mais curta e apenas duas portas. Lembrando o Giulia TZ, este Giulia SWB Zagato tem ombros muito salientes e uma traseira com um tejadilho que forma, quase, uma carrinha e termina numa traseira que poderia ser de um Aston Martin. Aqui pontifica uma tira LED a acompanhar toda a largura do carro e, também, o nome Alfa Romeo. Um difusor duplo, dupla saída de escape central, características deste Zagato.

Um interior “roubado” ao Giulia

O interior é o mesmo do Giulia Quadrifoglio, mas com a diferença a estar no banho de carbono e de pele, além dos acentos em verde.

Alfa Romeo Giulia SWB Zagato 17

O painel de instrumentos tem uma mistura de instrumentos digitais e analógicos. Os painéis das portas são feitos em carbono e só há dois bancos neste Giulia, sendo feitos em fibra de carbono com o símbolo Zagato integrado nos encostos de cabeça.

Alejandro Mesonero apoiou designers da Zagato

Alejandro Mesonero, responsável pelo Centro Stile Alfa Romeo, colaborou com a equipa de designers da Zagato para criar o Giulia SWB Zagato. Tudo o resto, desde o desenvolvimento à criação de peças e à fabricação do modelo, foi feito “em casa” da Zagato. Por esta razão, o nome Alfa Romeo só lá está para fins promocionais e de identificação, já que a casa de Arese não se envolveu nesta odisseia.

Alejandro Mesonero referiu que o carro “insere-se, perfeitamente no caminho paralelo que as duas empresas fizeram e onde o principal objetivo é combinar beleza e performance.

Quanto ao preço, Andrea Zagato, CEO da Zagato, não quis revelar, mas olhando ao trabalho feito deverá ter ficado bastante caro. Mas sendo modelo único, está já valorizado e ainda iremos ouvir falar dele daqui a algum tempo.