Volvo EX90 promete revolucionar com escudo de segurança invisível

O Volvo EX90 promete um escudo de segurança invisível graças a uma cobertura de baixo atrito para o módulo do sistema Lidar.

O Volvo EX90 promete um escudo de segurança invisível graças ao desenvolvimento de uma cobertura de baixo atrito para o módulo do sistema Lidar, criando, assim, menos arrasto. Para além disso, cria uma espécie de casulo onde o EX90 se movimenta criando, assim, um escudo de proteção ao veículo e seus ocupantes totalmente invisível.

A Volvo quer, mesmo, que as mortes por acidente rodoviário sejam reduzidas à mais ínfima expressão. A segurança sempre fez parte do ADN da casa sueca e com o abraçar da causa ambiental, mais intensos têm sido os seus esforços.

Volvo EX90

Novo Volvo EX90 pronto para LiDAR com o futuro

E se a segurança automóvel fosse também entender o condutor? A Volvo anuncia uma nova tecnologia de segurança a bordo do novo EX90 e já levantou a ponta do véu.

Ler mais

O novo EX90, o SUV 100% elétrico da marca, que estará á venda no final de 2023 ou nos primeiros meses de 2024, utiliza a tecnologia Lidar para criar um escudo de segurança invisível. 

A tecnologia consiste num método de sensores remotos que usam luzes laser pulsantes para desenhar imagens do ambiente em redor do veículo. Mas, podem dizer, isso já existe há algum tempo! 

É verdade e alguns construtores até colocam os sensores na grelha dianteira dos veículos. Ora, a Volvo quis inovar e vai colocar a unidade Lidar no tejadilho do EX-90. Porquê?

Volvo EX90

Volvo EX90 promete escudo de segurança

Segundo T. Jon Mayer, responsável pelo estilo exterior da Volvo, o sistema Lidar é os “olhos” do veículo. Ora, não faz muito sentido ter os “olhos” colocados nos joelhos, pois não? É que estando colocado na grelha dianteira é como se estivessem nos joelhos. 

Por outro lado, os sensores colocados na grelha têm dificuldade em ver mais do que está à sua frente. “Se deslocarmos os sensores para cima, eles podem ‘ver’ por cima do carro e em todas as direções” lembra T. Jon Mayer.

A Volvo recorda que o sistema Lidar do EX90, feito pela Luminar, pode detetar peões a 250 metros de distância, mesmo a altas velocidades. E porque não o colocar no para brisas?

A Volvo tentou, mas cedo descobriu que a inclinação do vidro prejudicava a eficácia dos sensores. Segundo o patrão do estilo Volvo, “temos uma visão de 100 graus no nosso Lidar que está sempre a perscrutar o que está à sua frente. Tínhamos de o integrar numa posição ótima. Que é no tejadilho!”

Para lá disso, o posicionamento dos sensores no tejadilho protege-os de danos por detritos que saem dos outros veículos.

Repensar o fluxo aerodinâmico

A caixa do Lidar colocada no tejadilho acabaria, sem tratamento, por ser um caixote que prejudicaria a aerodinâmica do EX90. Assim, os designers da Volvo desenvolveram uma caixa com baixo perfil e desenhada como uma gota de água para reduzir o arrasto. Isso foi essencial para que um veículo tão dependente do arrasto – quanto menor melhor para a longevidade e autonomia das baterias – pudesse ter este escudo no tejadilho.

A sua forma esculpida pelo vento junta-se a mais alguns detalhes do estilo exterior do EX90 para criar um automóvel com um coeficiente de arrasto de 0,29, quase ao nível do Tesla X Plaid que tem 0,24.

O novo Volvo EX90 vai ser revelado dentro de dias em Estocolmo (dia 9 de novembro) é o primeiro de novos modelos que vêm redefinir a face da Volvo e permitir a sua transformação numa marca 100% elétrica em 2030.