Este é o novo Toyota Prius! Um PHEV bem mais apelativo que outrora

O Toyota Prius chega à quinta geração fiel ao seu legado, mas, agora, apenas em versão híbrida Plug-In no caso europeu.

O Toyota Prius chega à quinta geração fiel ao seu legado, mas, agora, apenas em versão híbrida Plug-In no caso europeu. Com um estilo radicalmente diferente, mais refinamento aerodinâmico e melhores performances. O modelo, global, estreou-se no Japão e nos EUA (em Los Angeles) e chega à Europa já nos primeiros dias de dezembro. Ao mercado português só chegará durante o primeiro semestre de 2023, desconhecendo-se, para já, preços e versões.

Tornado famoso depois dos famosos a nível planetário o terem adotado, o Toyota Prius foi o precursor dos veículos amigos do ambiente quando, em 1997, isso era algo que se esperava fosse preocupação para outra geração. 

Toyota Prius chega

Toyota Prius sai da hibernação

O acelerar da transição energética atirou o Prius para uma existência confidencial e uma espécie de hibernação da qual a Toyota o arrancou com esta, diga-se, espetacular quinta geração.

Convirá lembrar que a Toyota andou anos a pregar no deserto com a hibridização, arriscou acabar com os motores a gasóleo recebendo algum escárnio devido a isso e é o construtor que mais investe no hidrogénio. A Toyota oferece, hoje, um leque de opções que vai dos 100% elétricos a bateria, híbridos ligeiros, totais e Plug-In e pilha de combustível a hidrogénio.

Toyota Prius chega

Toyota Prius chega à quinta geração

A quinta geração do Toyota Prius chega a um patamar de desempenho superior à anterior geração. O sistema híbrido Plug-in é semelhante ao utilizado no RAV4, ou seja, tem um motor elétrico acoplado ao bloco de 2.0 litros que oferecem uma potência combinada de 164 kW, cerca de 223 cv.

O motor TNGA debita 148 cv, enquanto o motor elétrico chega aos 160 cv. Bem diferente dos 112 cv do atual modelo PHEV. Utilizando uma bateria de iões de lítio com, 13,6 kWh de capacidade, a autonomia em modo 100% elétrico aumentou 50%. A Toyota não refere o valor final, mas se levarmos em linha de conta que o anterior modelo tinha 40 km, este poderá ser capaz de atingir os 80 km. Valor a confirmar.

Toyota Prius chega

Plataforma conhecida, mas estilo moderno

O Prius utiliza a plataforma GA-C, segunda geração da TNGA (Toyota New Global Architecture) que permite reduzir o peso e aumentar a rigidez. Com um centro de gravidade mais baixo devido à colocação da bateria e do depósito de combustível entre os dois eixos, o Toyota Prius chega a um patamar de eficácia superior. 

Há mais espaço interior e graças à nova filosofia “Island Architecture” para um interior minimalista. O banco do condutor está posicionado mais baixo, oferecendo uma sensação mais desportiva. Os ecrãs e comandos foram refinados em termos ergonómicos.

O estilo da quinta geração do Toyota Prius chega a um nivel diferente dos anteriores modelos, mais fantasistas e quase espaciais. A forma em cunha manteve-se , mas agora com linhas modernas, com amplas cavas das rodas e uma frente e uma traseira modernas e mais convencionais. Pese embora a faixa de luz que une a traseira e a frente que tem um estilo, diz a Toyota, “cabeça de martelo”.

A distância entre eixos aumentou 50 mm, mas o comprimento reduziu-se 46 mm, tornando o Prius um automóvel mais compacto. Ainda assim, é mais largo 22 mm que o atual modelo. 

Estilo interior moderno

O interior do Prius é dividido em três zonas de acordo com a referida “Island Architecture”, ou arquitetura de ilha. Assim, temos o ambiente, zona do condutor e painel de instrumentos flutuante.

A Toyota diz que o Prius está feito com materiais de qualidade e que para condutor e passageiro há muito espaço disponível. 

O módulo do condutor está baseado num ecrã LCD TFT de sete polegadas colocado frente ao campo de visão para que se mantenham os olhos na estrada. O painel de instrumentos totalmente novo prioriza o conforto no habitáculo. Tem um estilo limpo com um ecrã central sensível ao toque.

A iluminação do painel de instrumentos está vinculada às notificações do Toyota Safety Sense e emite alertas através da mudança de cor.