Este é o Volvo EX90 que vai revolucionar a casa sueca

Este é o Volvo EX90! Um SUV 100% elétrico com sete lugares e que não será o substituto do XC90, o topo de gama Volvo.

Este é o Volvo EX90! Um SUV 100% elétrico com sete lugares e que não será o substituto do XC90, o topo de gama Volvo. Um automóvel que reforça o compromisso da marca com a segurança e a defesa do ambiente. E que, também, apela a um estilo de vida mais sustentável. O EX90 é o automóvel que abre a porta a uma nova era na vida da Volvo. Uma vida, que como gostam de dizer os responsáveis da casa sueca, propriedade dos chineses da Geely, será totalmente elétrica!

Apresentado na sede da marca em Gotemburgo, o Volvo EX90 é o primeiro de uma série de modelos 100% elétricos que vão ser lançados a uma cadência anual. Tudo para cumprir a promessa de vender apenas carros 100% elétricos até 2030. E cumprir a meta da neutralidade climática em 2040.

Eis o Volvo EX90

Novo Volvo EX90 pronto para LiDAR com o futuro

E se a segurança automóvel fosse também entender o condutor? A Volvo anuncia uma nova tecnologia de segurança a bordo do novo EX90 e já levantou a ponta do véu.

Ler mais

Este é o Volvo EX90 produzido nos EUA

A produção do EX90 arranca no próximo ano nos Estados Unidos da América e mais tarde na China. O novo modelo não é um substituto do XC90 que se manterá 
à venda como a alternativa híbrida Plug-in da Volvo para o segmento dos grandes SUV.

Estilo escandinavo

Olhando para as fotos, o EX90 é um produto… Volvo! O estilo segue a doutrina escandinava, particularmente, o sueco. Versátil, com linhas retas e detalhes com os faróis Martelo de Thor, é um carro que pretende ser elegante e com proporções modernas.

Percebe-se, claramente, a ligação ao XC90 – a superfície vidrada é a pista mais evidente – tendo a Volvo feito a tentativa de fazer rimar tecnologia avançada, conectividade e eletrificação, num SUV de generosas dimensões e sete lugares.

VOLVO EX90 3

Elevado nível de segurança

Diz a Volvo que o EX90 apresenta de série um nível de segurança superior ao de qualquer outro modelo da história da marca. É um automóvel inteligente, desenvolvido para ser capaz de “entender” o condutor e a sua área circundante, capaz de criar, a qualquer instante, a situação mais segura para todos, dentro ou fora do automóvel. 

Terá, ainda, a capacidade de ficar mais inteligente e mais seguro ao longo do tempo, à medida que recebe novos dados e novas atualizações.

VOLVO EX909 6

Volvo EX90 promete revolucionar com escudo de segurança invisível

O Volvo EX90 promete um escudo de segurança invisível graças a uma cobertura de baixo atrito para o módulo do sistema Lidar.

Ler mais

Escudo de segurança

O Volvo EX90 integra um escudo de segurança invisível que inclui a mais recente tecnologia de deteção, no interior e no exterior. Além disso, apresenta um dos mais avançados pacotes de segurança de sempre, com oito câmaras, dezasseis sensores ultrassónicos, radares e um sensor “lidar” todos conectados com os sistemas centrais e com a tecnologia “Nvidia Drive” reproduzindo assim, em tempo real, uma visão exterior de 360 graus. 

Outra estreia é o sistema “lidar”, que deteta não só a estrada em frente, de dia ou de noite, como também pequenos objetos, centenas de metros à frente, dando tempo para informar, para atuar e para evitar. Os sensores do automóvel contribuem, também, para melhorar o desempenho da função “Pilot Assist”, agora com um novo apoio à direção em mudanças de faixa de rodagem. 

VOLVO EX90 20

Interior carregado de tecnologia

O Volvo EX90 é capaz de avaliar se o condutor está distraído ou desatento. Sensores especiais e câmaras, suportadas pelos algoritmos desenvolvidos pela Volvo, avaliam a concentração do olhar. 

Assim, o Volvo EX90 será capaz de tomar as medidas adequadas para ajudar o condutor, se necessário. A assistência pode começar com um simples sinal de aviso que cresce conforme a gravidade da situação. Se não houver resposta a avisos cada vez mais óbvios, o automóvel poderá mesmo parar em segurança, ligando as luzes de perigo.

Por outro lado, o Volvo EX90 será o primeiro modelo da marca que estará, sob o ponto de vista de hardware, preparado para a condução totalmente autónoma.

VOLVO EX90 21

Tecnologia com sentido

O Volvo EX90 é, conforme os responsáveis da casa sueca gostam de dizer, é um avançado computador sobre rodas. Tal como um “smartphone” ou um portátil, o EX90 foi construído para melhorar ao longo do tempo. Tudo graças às atualizações remotas por via da internet (over the air). Mas há mais!

Apresenta um sistema central onde se encontram as plataformas “Xavier” e “Orin Nvidia Drive”, e “Snapdragon Cockpit” da “Qualcomm Technologies”. 

Tudo isto, em conjunto com o “software” desenvolvido pela Volvo, é responsável pela maior parte das funções-chave, desde a segurança ao sistema de info entretenimento, passando pela gestão da bateria. 

Outro detalhe curioso é a união do “Snapdragon Cockpit” com as capacidades de visualização da Unreal Engine, uma ferramenta em 3D desenvolvida pela Epic Games.

Utilizada em alguns dos jogos mais famosos do mundo, será possível ter gráficos em alta-definição nos ecrãs e no “head-up-display” do EX90.

Ecrãs generosos e ligação 5G 

Um ecrã central de 14,5 polegadas é o ponto de partida para um sistema de info entretenimento com integração “Google” estando disponíveis o Google Assistant e o Google Maps, entre outras. Será compatível com o Apple CarPlay sem fios tal como sucede, naturalmente, com o Android Auto.

O Volvo EX90 tem ligação 5G de série facilitando, assim, a instalação de aplicações no ecrã central e assim usufruir de uma navegação intuitiva. Outra estreia é o sistema áudio da “Bowers & Wilkins” com “Dolby Atmos” e colunas integradas nos apoios de cabeça para uma experiência de som mais envolvente.

O Volvo EX90 tem a chave… no telefone

A tecnologia de chave através do telefone é de série, pelo que o “smartphone” servirá como chave do automóvel. Irá destrancar as portas de forma automática. Inicia-se, assim, uma sequência de boas-vindas personalizada sempre que o condutor se aproximar e carregar o seu perfil pessoal, também automaticamente, ao entrar no veículo.

VOLVO EX90 10

São 600 km de autonomia

De acordo com os testes WLTP que homologaram a autonomia, o Volvo EX90 percorre 600 km com uma única carga, restabelecendo a carga entre 10 e 80% em apenas 30 minutos.

Na versão de lançamento, terá tração integral, uma bateria de 111 kWh e dois motores elétricos que debitam, em conjunto, 517 cv e 910 Nm de binário. 

O novo modelo apresenta uma quantidade significativa de materiais reciclados (15% no aço, 25% no alumínio e 48 kg de plástico reciclado, ou seja, 15% do plástico do EX90) o maior de sempre num Volvo.

Por outro lado, o Volvo EX90 está equipado com o software necessário para permitir o carregamento bidirecional. Ou seja, permite utilizar a bateria como fonte de energia adicional. Seja para carregar pequenos aparelhos ou até um automóvel elétrico. 

O modelo será lançado em Portugal com uma versão de lançamento muito bem equipada, mas ainda não sabemos preços e equipamentos deste Volvo EX90.