Ele aí está, agora com todos os dados. O novo Abarth 500e, o escorpião 100% elétrico!

Abarth 500e eletrifica a marca criada por Carlo Abarth e transforma a casa do Escorpião numa marca elétrica e cada vez mais global.

Depois de o termos conhecido algum tempo antes do previsto com várias fotografias durante uma sessão de media, agora ficamos finalmente a conhecer todos os detalhes do novo escorpião 100% elétrico. Abarth 500e eletrifica a marca criada por Carlo Abarth e transforma a casa do Escorpião numa marca elétrica e cada vez mais global. Para a marca do Escorpião, o Abarth 500e é “mais Abarth que nunca em Evolução”, tornando possível algo que muitos diziam não ser possível, ou seja, ter um Escorpião eletrificado. E para que ninguém fique com saudades, o “Sound Generator” reproduz o som do motor de combustão interna da Abarth.

É uma nova vida para a Abarth: avança a globalização da marca criada por Carlo Abarth – recordamos o lançamento da marca no Brasil com o Abarth Pulse, por exemplo – e a eletrificação inevitável. Mas aqui, sem perder os predicados da casa italiana.

ABARTH 500E 19

Por isso não estranha as palavras de Olivier François, o CEO da Fiat e da Abarth. “Podem perguntar ‘porquê elétrico?’ Bem, basicamente, a performance levou-nos a fazê-lo: de facto, cada alteração feita no Abarth tem a ver com a obtenção da melhor performance de condução. Foi exatamente assim que o nosso fundador, Carlo Abarth, sempre o fez.” 

O novo Abarth 500 elétrico foi apanhado antes da revelação oficial!

Era suposto conhecê-lo apenas no próximo dia 22 de outubro, mas um descuido colocou as fotos do novo Abarth elétrico na internet.

Ler mais

Abarth 500e eletrifica o ADN Abarth

Mas não só. A eletrificação não vai tolher o ADN da Abarth. “Desse ponto de vista, digamos que nada mudou: melhor aceleração, melhor comportamento e mais diversão” assegura o CEO da Abarth. “E depois temos também a lendária assinatura da Abarth: a sua sonoridade. Tudo isso irá alimentar a nossa transição para uma presença mais global: o Novo Abarth Pulse no Brasil é a fase 1, depois veremos a fase 2 quando o Novo Abarth 500e chegar aos mercados fora da Europa, incluindo o Japão e o Brasil. Juntem tudo isto e terão aquilo a que chamamos ‘Mais Abarth que nunca, em EVolução’

Tudo isto se resume na “celebração de um marco na história da Abarth: estamos simultaneamente a apresentar o primeiro Abarth elétrico na Europa, baseado no 500e, e também a lançar a marca no Brasil com a introdução do Abarth Pulse. O Abarth 500e é um dos lançamentos mais emocionantes da história da marca. Gosto de pensar nele como uma família, pelo que a nossa base de fãs estará envolvida em cada passo da nossa jornada de eletrificação“.

ABARTH 500E 22

Abarth 500e é um “verdadeiro Abarth”

Segundo a casa do Escorpião, o 500e é um “verdadeiro Abarth” e oferece um melhor desempenho que um Abarth 695. Contas feitas, é um segundo mais rápido na aceleração urbana sendo 50% mais rápido na recuperação de velocidade entre os 20 e os 40 km/h, e em estrada aberta, consegue chegar aos 60 km/h cerca de um segundo mais depressa que o modelo a gasolina.

O Abarth 500e tem uma bateria de 42 kWh e uma potência de 155 cv e chega dos 0-100 km/h em sete segundos. O Abarth 500e tem um sistema de carregamento rápido de 85 kW e por isso precisa de menos de 5 minutos para repor 50 km de autonomia, o essencial para uma deslocação pendular casa-trabalho-casa. Para conseguir carregar 80% da bateria precisa, apenas, de 35 minutos. Depois pode optar por diversas soluções de carregamento em casa com maior ou menor tempo de carga.  

ABARTH 500E 25

Três modos de condução diferentes

Por outro lado, há três modos de condução: Turismo, Scorpion Street e Scorpion Track. O modo Turismo permite uma aceleração suave e uma potência mais baixa (máximo de 100 kW em vez dos 113 kW totais, binário de 220 Nm em vez de 235 Nm) para uma experiência de condução eficiente.

Depois, começam as coisas a animar. O modo Scorpion Street oferece um desempenho de topo e maximiza, ao mesmo tempo, a travagem regenerativa. Nos modos Turismo ou Scorpion Street – graças à funcionalidade de condução com recurso a um pedal apenas – tudo o que se precisa é de um pedal para experimentar a melhor performance. O automóvel desacelera sempre que se retirar o pé do acelerador e recupera a energia cinética que é depois convertida em eletricidade para recarregar a bateria. Uma experiência de condução mais rápida e ainda mais desportiva!

Por fim, o modo Scorpion Track foi concebido para aqueles que procuram a máxima performance.

ABARTH 500E 27

Sound Generator mantém Abarth a rugir

Os “Abarthisti” procuram emoções profundas e diversão que a sonoridade dos escapes dos diversos modelos do Escorpião oferecem. O Abarth 500e conta com o sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alert System) que, entre outras coisas, quando se desliga o carro reproduz o som de uma guitarra no habitáculo. O AVAS tem um novo “jingle” facilmente reconhecível pelo utilizador e assim que o carro passa os 20 km/h, lá aparece o som de uma guitarra dedilhada.

Por outro lado, o Abarth 500e está equipado com o Sound Generator que faz do Abarth elétrico um carro a gasolina. Com este sistema, o AVAS deixa de dedilhar a guitarra, porém, quando se desliga o carro continuará a escutar uma guitarra. O Sound Generator pode ser ligado/desligado a gosto do cliente quando o veículo está parado.

Novos elementos de estilo para o Abarth 500e

A Abarth “brincou” com o seu logotipo no 500e. Uma assinatura modernizada e eletrificada que se estreia neste modelo. Para a casa italiana não é “apenas uma assinatura“. É a união do desempenho e da inovação, da diversão e da sustentabilidade. Está posicionado mais acima e, em conjunto com os faróis e com a grelha, dá ao automóvel um visual que transmite confiança.

Vários elementos agressivos no exterior tornam o Abarth 500e único, tais como o novo para-choques frontal dedicado. Por outro lado, as saias laterais mais desportivas, o “spoiler” frontal branco, as inserções no difusor traseiro, as jantes de liga leve exclusivas e as novas capas dos retrovisores na cor Cinzento Titânio. 

O carácter desportivo é realçado por uma iluminação frontal totalmente em LED com uma nova assinatura Abarth, travões de disco dianteiros e traseiros, novo “lettering” Abarth à frente e atrás em cinzento titânio escuro, um novo logótipo com a assinatura do Escorpião eletrificado na lateral e uma capota preta com um ”spoiler” integrado para a versão descapotável. A versão fechada está equipada com teto em vidro fixo.

ABARTH 500E 1

Abarth 500e Scorpionissima com equipamento completo

Disponível nas versões aberta e fechada e com as cores Verde Acid e Azul Poison, o 500e Scorpionissima é uma edição muito especial de lançamento. Conta com jantes de 18 polegadas pintadas de Cinzento Titânio e vidros escurecidos, pedais desportivos e apoio de pé com o logótipo Abarth gravado, anel de instrumentos em cinzento titânio e soleiras em aço Abarth, bancos com o escorpião gravado em relevo e inserções no volante.

De série é oferecido o sistema Uconnect Radio com ecrã de 10,25 polegadas com sistema de navegação integrado e com novas páginas de Performance, concebidas, especificamente, para este modelo 100% elétrico.

No que diz respeito ao conforto, estão disponíveis sensores de luz e de chuva, acesso passivo com a nova chave Abarth com função Keyless Go, climatização automática, luzes de máximos automáticas, um retrovisor interior electrocrómico e carregador sem fios. Graças ao avançado sistema de sensores de estacionamento com vista drone a 360° e à câmara traseira de ultra alta definição capaz de mostrar os obstáculos e a trajetória do automóvel no ecrã de 10,25″, o estacionamento perfeito está garantido.

Por fim, o refinado e potente sistema áudio premium da JBL também está incluído, oferecendo a experiência de um som potente com agudos limpos, graves poderosos e médios suaves para satisfazer até os mais exigentes e sofisticados fãs de música. O Sound Generator é também proposto de série no Abarth 500e Scorpionissima.

E preço? Alto!

O Escape Livre sabe que o primeiro escorpião 100% elétrico terá um preço no mercado nacional de cerca de 43 000€ para a versão normal, e 46 000€ para versão cabrio, ambos nesta edição especial de lançamento Abarth 500e Scorpionissima. Um preço mais alto para o pequeno escorpião fruto da eletrificação a que teve de ser sujeito, mesmo tratando-se de uma versão especial que não será, certamente, a versão mais potente no futuro.