Renault 4 está de volta! Este 4Ever Trophy é o concept que antecipa o modelo de produção

Renault 4 está de volta. Chama-se 4Ever Trophy e oferece o primeiro vislumbre da reencarnação do 4L cumprindo promessa de Luca de Meo.

A Renault 4 está de volta e a promessa feita por Luca de Meo, CEO do grupo Renault, está cumprida. Chama-se 4Ever Trophy o protótipo que nos oferece o primeiro vislumbre da reencarnação do 4L. Claro está que agora, totalmente elétrico. O modelo apresentado no Mondial de l’Auto 2022 (Salão de Paris) presta homenagem, também, aos 25 anos do 4L Trophy, rali humanitário. Perante nós está o futuro SUV do segmento-B que a Renault vai lançar no mercado em 2025.

Ícone! Mais de 8 milhões de unidades vendidas em 100 países e um valor como veículo clássico transversal a todo o mundo. Nasceu como veículo para estradas urbanas e rurais e com muita polivalência. Apto a caminhar rumo ao horizonte, para trabalhar e muito mais.

Era um veículo humilde, mas sempre na moda e apesar da produção ter acabado há 30 anos, o Renault 4L continua a ser popular entre homens e mulheres com uma versatilidade que, ainda hoje, surpreende.

Renault 4

As duas Renault 4L chegaram ao final do mais duro Safari Clássico!

As Renault 4L do Team Renault 4L 60th Anniversary Portugal chegaram ao final do Rali Safari Clássico provando a resistência do mítico modelo.

Ler mais

Renault 4 está de volta com o 4Ever Trophy

Depois do protótipo Renault 5, que rebobina o filme de um sucesso icónico do século passado, este é o segundo protótipo elétrico que vai dar origem a um modelo revivalista com origem no passado da casa francesa.

O exterior é musculado, mas exibe claras ligações ao modelo original. O capot proeminente e o para- choques, a secção traseira angulosa facilmente reconhecida e as janelas traseiras trapezoidais, os flancos dianteiros “limpos” sem luzes ou marcadores e guarda-lamas alargados.

Renault 4

Curvas generosas do “novo” Renault 4

Depois destacam-se as curvas generosas e uma grelha elaborada à imagem do protótipo do Renault 5. As ligações”ultra técnicas” entre os raios das jantes e a carroçaria adicionam camada de modernidade.

Gilles Vidal, o responsável pelo estilo da Renault, lembrou que “para trazer o 4Ever Trophy para a era moderna, infundimos a sua forma aerodinâmica com sofisticação tecnológica. Todos estes ingredientes foram cuidadosamente trabalhados. Tudo com vista à modernidade e sofisticação. E por isso que o design ressoa junto daqueles que já estão familiarizados com o 4L. Tal como o fará com as gerações mais jovens que poderão não conhecer nada da ilustre história deste automóvel”.

Renault 4EVER Trophy show car 11

Muitas novidades no Grupo Renault incluindo o novo… Renault 5!

O Grupo Renault acaba de apresentar o seu plano estratégico, apelidado de “Renaulution”, onde entre as novidades surge uma grande surpresa – o regresso do Renault 5.

Ler mais

Assinatura luminosa única

O redesenhar da grelha dianteira, não impediu que os faróis redondos do 4L surgissem neste protótipo. A identidade é forte e na traseira há luzes em forma de cápsula que lembram, claramente, o modelo original.

Renault 4 está de volta como SUV

O 4Ever Trophy surge como SUV com influência dos “dune buggy”, embora o modelo final não tenha nada a ver com este modelo tão radical. Sendo 100% elétrico, será capaz de cruzar todo o tipo de estradas. 

O pneu suplente no tejadilho feito em fibra de carbono. A pá e pranchas para extração do carro da areia na parte superior da porta traseira. A seção inferior pintada em “gun metal” e revestimento prateado. Destaques magenta nas correias do tejadilho, nas molas da suspensão e outros detalhes. Tudo destaca o 4Ever Trophy.

Renault 4L celebra 60º aniversário com reencarnação!?

Precisamente no ano em que o mítico modelo da Renault celebra 60 anos, tudo indica que seja anunciado o seu regresso até 2025!

Ler mais

Os grandes painéis de proteção de carroçaria, na secção inferior, são feitos com uma folga considerável de 20 cm em torno dos arcos das rodas. A carroçaria alta destaca a largura das rodas de 753mm montadas em jantes de 19″. A zona inferior foi reforçada para proporcionar maior proteção à bateria localizada no meio do chassis.

Cada roda do 4Ever Trophy apresenta um compressor visível. Que pode ser prontamente trocado do interior do automóvel para adaptar a pressão dos pneus ao terreno.

Novo 4L será um SUV do segmento B

Com um comprimento de 4060 mm, largura de 2100 mm e altura de 1900 mm, o 4Ever Trophy revela um SUV do segmento B, com um motor elétrico com 140 cv, alimentado por uma bateria de 42 kWh.

O Renault 4Ever Trophy é a antevisão radical do futuro Renault 4 que será um SUV 100% elétrico para o segmento B e terá como plataforma a CMF-BEV, a mesma do futuro Renault 5. O posicionamento quando chegar ao mercado em 2025 será o mesmo do Clio e do Captur, ou seja, duas faces da mesma moeda com estilo diferentes e aproveitando a herança do passado.