Postos de carregamento: 6 países com menos de 1 carregador por 100 km!

Mais postos de carregamento é a principal preocupação da ACEA . A infraestrutura de suporte à mobilidade elétrica continua deficitária!

Postos de carregamento é a preocupação dos últimos tempos e os progressos nas vendas mostram que a preocupação está instalada. Isto porque a infraestrutura de carregamento continua a correr atrás da dinâmica do mercado e a ACEA, a Associação dos Construtores Europeus de Automóveis, aponta o dedo à escassez de pontos de carregamento com seis países em situação insustentável.

A situação reportada pela ACEA deixa a descoberto a estratégia errada dos Governos europeus que, como é tradição, estão a construir o edifício da mobilidade elétrica pelo telhado forçando a venda dos veículos e esquecendo os postos de recarga.

Mobilidade elétrica. Serão precisos mais 14 000 postos de carga… por semana!

Para atingir os objetivos previstos até 2030, a rede pública de carregamento precisa de mais 6,8 milhões de carregadores em toda a Europa.

Ler mais

Faltam pontos de carga!

Há, aqui, um duplo problema que pode levar ao desacelerar do mercado quando estamos a menos de uma semana da votação da União Europeia sobre o AFIR, a Regulamentação das Infraestruturas Alternativas aos Combustíveis Fósseis.

Em primeiro lugar, não há número suficiente de pontos de carregamento e, pior que isso, a esmagadora maioria não tem carregamento rápido suficiente. Depois, há, ainda, seis países da União Europeia que não têm 1 carregador por cada 100 km de estradas e 17 que têm menos de cinco postos de carregamento por cada centena de quilómetros de via. Enfim, apenas 10 países da União Europeia têm mais de 10 carregadores por cada 100 km de pavimento rodoviário.

Finalmente, há uma enorme assimetria entre os melhores e os piores: os Países Baixos têm 1 posto de carregamento a cada 1,5 km de via, a Polónia (que é 8 vezes maior que os Países Baixos) tem 1 carregador a cada… 150 km! 

Ainda assim, Portugal encontra-se no TOP5 dos países com mais estações de carregamento por 100 km, no primeiro lugar fora do pódio. Nos três lugares cimeiros estão os já referidos Países Baixos, o Luxemburgo e a Alemanha. Mesmo assim, já vimos por cá uma fila de Teslas à espera para carregar…

TOP 10 dos países onde carregar um carro elétrico é mais barato

Fica a saber onde é mais barato carregar um carro elétrico e qual a diferença de preço entre os vários países da UE.

Ler mais

Velocidade de carregamento é baixa

Outro problema, mais grave na perspetiva do consumidor, reside na velocidade de carregamento. Os postos de carregamento rápidos – considerado como tal desde que tenha 22 kW ou mais de velocidade de carregamento – são uma fração ínfima da rede de carregamento. Segundo a ACEA, apenas 1 em cada 7 carregadores disponíveis na União Europeia é rápido.

Todos os outros postos de carregamento têm menos de 22 kW de capacidade e não carregam os veículos a velocidade aceitáveis.

Portanto, fica evidente que convencer as pessoas a trocar para a mobilidade elétrica não fica fácil quando carregar um carro elétrico ainda pode trazer algumas surpresas. Por outro lado, os carregamentos rápidos na rede pública estão a praticar preços que pode-se dar o caso de ficar mais caro que abastecer um automóvel a combustão.

“Se queremos convencer os cidadãos de toda a Europa a mudar para a mobilidade elétrica na próxima década, o carregamento dos modelos elétricos terá de ser tão fácil e rápido como abastecer um carro convencional!”

Sigrid de Vries, diretor geral da ACEA

O responsável máximo da Associação dos Construtores Europeus de Automóveis insiste com os líderes europeus para serem muito ambiciosos no texto do AFIR, forçando uma agenda mais intensa no que toca à instalação da rede europeia de carregamento e na velocidade de carregamento instalada.