O GR Yaris é demasiado “banal”? Talvez o Copen GR Sport te agrade!

É uma relíquia do Oriente que não está disponível na Europa, mas o GR Copen é sem dúvida uma oferta curiosa e até estranha!

Não, não é brincadeira. Este é mesmo um produto GR ou, se quisermos, GR Sport, a coqueluche da marca nipónica que vai, lentamente, abrangendo uma vasta gama de modelos Toyota. Nem a sua subsidiária mais modesta, a Daihatsu, está imune e por isso nasceu o adoravelmente agressivo Copen GR Sport.

Será o último? O Toyota GR86 está à venda até 2024.

O Toyota GR86 é o que se chama um “elefante na sala”. Porquê? Porque não tem nenhuma eletrificação, a não ser a corriqueira bateria de 12 volts.

Ler mais

Uma história chamada Kei Cars

É uma das mais sui generis características do mercado automóvel japonês (o afamado JDM). Numa visita a terras do imperador, um dos mais comuns avistamentos nas estradas daquele país insular, são pequenos carros, de aspeto estranho e fisicamente desproporcionais.

Os Kei Cars, como são designados, nascem da necessidade de garantir a mobilidade pessoal, num Japão pós-guerra, quando o poder de compra estava significativamente afetado.

Originalmente lançados no final da década de quarenta, esta categoria foi criada pelo governo japonês, numa tentativa de aliciar os consumidores a movimentar uma indústria automóvel japonesa, em sérias dificuldades. Com a sua criação, vieram vantagens em seguros e impostos, numa tentativa de recuperar a quota de mercado perdida para os motociclos, popularizados pelo seu baixo custo.

Originalmente limitados a uma cilindrada máxima de 150 cm3, a fasquia foi aumentando gradualmente para os 660 cm3 atuais. A evolução trouxe, ainda, o mais variado tipo de configurações, desde pequenas, pick-ups até carrinhas de transporte e claro, diminutos desportivos.

Acabou a espera! Já conhecemos o novo Toyota GR Corolla!

Ele aí está! O irmão mais velho do aclamado GR Yaris que já estava prometido. Chegou o, tão esperado, Toyota GR Corolla.

Ler mais

Copen… O grande!

Ok, grande não é propriamente a palavra correta para descrever o Copen. Apesar disso, a sua versão GR Sport, é bem capaz de chamar à atenção nas ruas da prefeitura de Tóquio. Produzido pela Daihatsu, já desaparecida do nosso mercado, o pequeno Copen é um exemplo de como a linhagem Kei Car ramificou em várias encarnações.

O pequeno Copen GR Sport, conta com uma carroçaria que respeita a filosofia Gazoo Racing, com um para-choques proeminente, dupla saída de escape na traseira e um jogo de jantes BBS desportivas. Por todo o exterior é muito vincada a descendência GR, com múltiplos símbolos da divisão desportiva a adornar os painéis deste Daihatsu.

Lá dentro encontramos um interior parco em luxos, mas, ainda assim, com alguns pormenores relevantes. Um deles (ou dois), são os bancos desportivos Recaro, embelezados com o emblema GR e com um considerável apoio, para uma condução mas energética. Um outro pormenor de requinte, é o volante desportivo Momo, forrado a pele. A ele, acrescentam-se os frisos com padrão em carbono e um painel de instrumentos desportivo.

Por cá, a GR Sport já está presente em modelos como o RAV 4 ou o Corolla, com a receita em tudo semelhante à do Copen. Já o pequeno Daihatsu é certo que não chegará ao velho Continente apesar de se poder tornar numa proposta de nicho potencialmente interessante.