Aqui está o novo Nissan X-Trail, um SUV de 7 lugares agora eletrificado!

Aqui está o novo Nissan X-Trail versão Velho Continente com um estilo diferenciado e mais tecnologia, nomeadamente, o e-Power e o e-4ORCE.

Este é o novo Nissan X-Trail, com um estilo diferenciado e mais tecnologia. Particularmente o sistema e-Power que é um híbrido com tiques de elétrico, juntando-se ao inovador sistema de tração integral e-4ORCE. Reclama a Nissan que este é o único SUV eletrificado de sete lugares do segmento, dando seguimento a uma história com 20 anos. A quarta geração do X-Trail faz parte da ofensiva eletrificada da Nissan no Velho Continente.

NISSAN X TRAIL 23

Quase sete milhões de unidades vendidas e três gerações depois, o Nissan X-Traiul chega à Europa com uma versão recheada de tecnologia, eletrificação e algumas inovações que desembarcam, agora, no Velho Continente.

A Nissan diz que o X-Trail carrega nesta quarta geração o ADN do modelo original e, por isso, oferece um estilo musculado, flexibilidade e tração integral. Está disponível com cinco ou sete lugares, utilizando a plataforma CMF-C da Aliança Renault Nissan Mitsubishi.

Nissan X-Trail com um estilo moderno

Para a Nissan, o sucesso do X-Trail esteve ancorado ao estilo diferenciado que exala robustez e um músculo que sublinha a sua pertença ao mundo dos SUV. Por essa razão, a nova geração do X-Trail é versátil e destaca elementos que lhe permitem ser herdeiro desse ADN.

O tejadilho flutuante e a grelha V-Motion, as cavas das rodas musculadas e a base das portas com um vinco subtil, faróis vincados e indicadores de mudança de direção alinhados com o fecho do capô, são detalhes que formam o visual do Nissan X-Trail.

Depois, encontramos o pilar C em forma de barbatana, uma traseira com duas linhas horizontais que delimitam o nicho da matrícula e os farolins divididos que, por sua vez, são assim para ajudar o acesso à bagageira.

Aerodinâmica refinada

O Nissan X-Trail 2022 oferece uma aerodinâmica refinada. Por um lado, defletores 3D para os pneus na parte inferior do para choques dianteiro. Por outro, existe um obturador ativo na grelha para controlar o fluxo de ar para o compartimento do motor. 

Os pilares A têm um formato especial, há coberturas inferiores para gerir o fluxo de ar sobre o automóvel e uma cortina de ar que direciona o fluxo de ar vindo da frente para a lateral, melhorando a resistência ao ar.

NISSAN X TRAIL 31

Tecnologia e-Power chega ao Nissan X-Trail

Será o segundo modelo da Nissan a exibir esta tecnologia. É uma abordagem única à eletrificação que, reclama a casa japonesa, oferece a sensação de condução de um modelo elétrico sem a necessidade de recarregar baterias.

O sistema é composto por uma bateria de alta potência e motor de arranque integrados com um motor a gasolina de relação de compressão variável. Este funciona apenas como gerador de energia, um inversor e um motor elétrico dianteiro de 150kW. Esta motorização significa que a potência das rodas provém apenas do motor elétrico, o que resulta numa resposta instantânea e linear ao acelerador. 

Para o X-Trail europeu, o sistema passa a contar com um motor a gasolina de 1.5 litros turbo com 204cv.

Nissan Ariya. Fomos conhecer o novo crossover elétrico da marca japonesa

O Nissan Ariya é o 2º modelo elétrico em que a marca aposta. Desta vez entrando no segmento dos crossovers, destaca-se pelo espaço e performance.

Ler mais

Como referimos, o motor a gasolina é utilizado exclusivamente para gerar eletricidade, enquanto as rodas são completa e unicamente conduzidas pelo motor elétrico. Isto significa que o motor pode sempre funcionar dentro da sua gama ideal, levando a uma maior eficiência de combustão.

Por um lado, não há atrasos como com um motor de combustão interna ou híbrido tradicional. A resposta instantânea oferece melhor aceleração. 

Por outro lado, a “melodia linear”, que regula o funcionamento do motor a gasolina, garantindo que o motor gira a uma velocidade adequada em relação à velocidade na estrada, evitando o efeito “rev-up” dos híbridos tradicionais aquando de uma aceleração mais forte. Assim, o motor funciona apenas à velocidade necessária, tipicamente baixa em condições urbanas e suburbanas.

NISSAN X TRAIL 45

Não é elétrico, mas tem sistema e-Pedal

O X-Trail conta com o mesmo sistema dos modelos elétricos da Nissan, o e-Pedal. Este permite reduzir, suficientemente, a velocidade para não recorrer ao pedal de travão. As luzes de travão iluminam-se e basta, depois, levantar o pé que o X-Trail reduz a velocidade à razão de 0,2g. Contudo, não imobiliza totalmente o carro, note-se. O sistema pode ser ligado/desligado graças a um botão localizado na consola central.

Motorização híbrida suave

A casa japonesa oferece o Nissan X-Trail com uma motorização mais convencional. Neste caso um motor 1.5 litros sobrealimentado a gasolina, com 163 cv e 300 Nm de binário. A tração é feita às rodas dianteiras, a hibridização é ligeira – tecnologia 12 volts que se associa a uma bateria de iões de lítio, à relação de compressão variável do motor e o motor de arranque gerador. O sistema é capaz de oferecer mais 6 Nm de binário em fase de aceleração.

NISSAN X TRAIL 17

Sistema e-4ORCE como funciona?

O sistema e-4ORCE foi criado para oferecer tração às quatro rodas para as motorizações eletrificadas da Nissan. Como funciona?

Tem dois motores elétricos com uma potência total de 213cv graças ao motor traseiro de 94kW que permite chegar dos 0-100km/h em 7 segundos. O sistema tem uma resposta 10 mil vezes mais rápida do que um sistema mecânico de tração integral. A redistribuição constante do binário e o equilíbrio de peso contribuem para melhorar a utilização.

Ao gerir especificamente o desempenho da potência e da travagem para cada roda, o e- 4ORCE oferece mais aderência sobre qualquer superfície. Ao evoluir em estradas cobertas de neve, por exemplo, o automóvel pode manter-se na trajetória definida pelo condutor graças ao motor, à distribuição do binário e ao controlo dos travões.

Além disso, o levantamento da frente em aceleração e o mergulho em desaceleração ou travagem são minimizadas graças à travagem regenerativa do motor traseiro e do motor dianteiro. 

NISSAN X TRAIL 39

Interior do Nissan X-Trail sobe de nível

A Nissan remodelou o interior do X-Trail oferecendo um estilo mais moderno, mais tecnologia e incrementando a utilização do programa Mobilidade Inteligente Nissan. Há novos materiais, a ergonomia foi cuidada e todos os comandos foram redesenhados.

Fruto dos desejos expressados pelos utilizadores, a forma como tudo está espalhado pelo interior concentra as funções numa zona central. Por isso os controlos do sistema de climatização bem como do sistema de info-entretenimento está concentrado na consola central e no ecrã colocado a meio do veículo.

Na consola central flutuante encontramos o “e-shifter”, o seletor de acionamento da caixa e os suportes de copos duplos, bem como o tapete de carregamento sem fios de 15w para smartphones. 

Há um descanso combinado do cotovelo para os ocupantes do assento dianteiro, que tem uma abertura “borboleta”, que revela um espaço de armazenamento generoso. Os elementos de abertura laterais permitem um fácil acesso aos passageiros do banco traseiro, ao contrário de uma tampa articulada clássica. 

O ecrã NissanConnect de 12,3 polegadas e de maior resolução é uma porta de entrada digital para a navegação, entretenimento e configurações do automóvel e é compatível com o Android Auto e Apple CarPlay, sendo este sem fios. 

As funcionalidades “home-to-car” são compatíveis com dispositivos Google Assistant e Amazon Alexa. O sistema suporta uma vasta gama de comandos, incluindo a capacidade de os condutores enviarem destinos para a navegação do automóvel, falando com o seu dispositivo inteligente, minimizando o tempo necessário para inserir o destino.

NISSAN X TRAIL 28

Sistema ProPilot da Nissan foi atualizado

O sistema da Nissan conta com o NaviLink. Assim equipado, o ProPilot permite que o Nissan X-Trail possa acelerar para uma velocidade pré-definida e travar de forma autónoma até aos 0 km/h no tráfego. O sistema retoma a marcha automaticamente se a paragem for inferior a três segundos ou se o veículo em frente avançar. 

O sistema permite, também, adaptar a velocidade de acordo com circunstâncias externas adicionais: quando o X-Trail entra numa zona de limite de velocidade mais baixa na autoestrada, o sistema é capaz de ler sinais de trânsito e ter em conta os dados limite de velocidade do sistema de navegação para desacelerar o X- Trail até à velocidade adequada, o que significa que o condutor não precisa de ajustar a velocidade de controlo do cruzeiro manualmente. 

O sistema também pode usar dados do sistema de navegação para ajustar a velocidade ao aproximar-se de curvas na autoestrada que têm um raio mais apertado. 

Acesso facilitado no novo Nissan X-Trail

A Nissan preocupou-se também com a acessibilidade no novo Nissan X-Trail. Desde logo o acesso ao banco traseiro através de portas que abrem quase a 90 graus. Esta segunda fila de bancos divide-se numa configuração 60:40 além da habitual escotilha para objetos mais longos.

Esta fila de bancos movimenta-se sobre calhas oferecendo mais espaço para as pernas ou para a bagageira. No caso da versão de 7 lugares, serve para dar mais espaço para quem segue na terceira fila de bancos. Bancos estes que podem albergar pessoas até 1,60 m de altura.

Os ocupantes da segunda fila de bancos têm controlos para o sistema de climatização, tomadas USB do Tipo A e C e para maior proteção contra os raios solares, as portas têm persianas de fácil operação.

A bagageira tem uma capacidade total de 585 litros (com duas filas de bancos), mais 20 litros que o anterior modelo. Tudo devido ao aumento do comprimento do compartimento de carga. O acesso também foi melhorado – com abertura elétrica mãos livres – e nas versões de 5 lugares há duas placas que permitem 16 disposições diferentes dentro da bagageira.

Segurança ativa e passiva reforçadas

A segurança adicional vem sob a forma da Travagem de Emergência Avançada Inteligente da Nissan com função preditiva. Graças à avançada tecnologia de radar, os sensores são capazes de ler a estrada para além do automóvel na frente e detectar se um automóvel trava repentinamente. Nestes casos, o sistema aplicará os travões para reduzir a probabilidade de colisão. 

Há um airbag central que se desdobra entre os dois bancos dianteiros, para evitar que os ocupantes da primeira fila entrem em contacto em caso de impacto lateral. 

Isto para lá de todos os sistemas já conhecidos de ajuda à condução e reforço da segurança na utilização.