Segunda etapa do Bridgestone / First Stop Off-Road Marrocos 2022

A segunda grande etapa do Bridgestone / First Stop Off-Road Marrocos 2022 levou-nos até Merzouga, às portas do Sahara. Venha daí ver como foi!

Pelas largas avenidas que circundam a cidade, a caravana do Bridgestone / First Stop Off-Road Marrocos 2022 deixou Fez ao raiar da primeira luz do dia. Os primeiros quilómetros da etapa de hoje levavam-nos até Ifrane, uma pequena vila “Suíça” no meio de Marrocos. Pois, não leu mal! Ifrane é a casa da estância de esqui frequentada pelo Rei de Marrocos, e onde tem também um Palácio Real. Assim, toda a arquitetura da vila evoca os belos chalés de montanha dos Alpes. Assim como as “patisseries” e “boulangeries” que brindam os visitantes com a mais típica pastelaria francesa.

Em Marrocos, como na Suíça

A subida até às pistas de esqui levou-nos a pouco mais de 2000m de altitude, embrenhados nas densas florestas de cedros e pinheiros.

Bridgestone First Stop Marrocos 2022 Dia 2 492

Almoçar no Atlas

Depois, seguimos pelos extensos planaltos rumo a Midelt para reabastecer as viaturas à medida que nos aventuramos, cada vez mais, para o interior do país. Assim, um pouco mais à frente, altura para atravessar o Médio Atlas em direção a um almoço de iguarias regionais na região de Errachidia, debruçados sobre o Rio Ziz.

Bridgestone First Stop Marrocos 2022 Dia 2 469

Com as energias retemperadas, a aventura prosseguiu para se encontrar com os primeiros troços de terra batida da expedição. Um momento muito aguardado por todos os que ansiavam deixar o asfalto e pintar os carros com as cores da terra das montanhas do Atlas. Assim, atrás da caravana de 24 jipes, liderados pelos modelos Dacia Duster, 4×4, ficava uma serpente de pó a flutuar sobre os planaltos de Erfoud.

Pelo caminho, tempo para admirar a “Cité d’Orion”, a “Spiral d’Or” e a “Escalier Celeste”. Que é como quem diz a Cidade de Orion, a Espiral Dourada e a Escada Celeste. Obras de um artista alemão, que se terá apaixonado por estas terras e aqui ergue três monumentos. Um conjunto de torres formando a constelação de Orion, uma escada sem fim e uma espiral labiríntica.

Na parte final do percurso, tempo para as primeiras sensações em areia, como que num prenúncio do dia que se avizinha. Desafio superado sem percalços por toda a caravana que, ao final da tarde, estacionava em Merzouga, às portas do Sahara.

Tempo ainda para aquelas histórias que fazem de Marrocos um lugar tão especial. O dromedário que vemos na fotografia acima chama-se – Escape Livre! Nasceu em 2016, ano da primeira expedição do Clube Escape Livre a Marrocos, precisamente no momento em que caravana de participantes passou por aqui. Tivemos a grande honra de o batizar nessa altura e, hoje, voltámos a encontrar-nos por aqui!

Amanhã, deserto!

Agora, tempo para descansar para amanhã entrar no deserto e ter as primeiras verdadeiras experiências de condução nas areias do Sahara.

ELM Atlas2

Como foi em 2019?

edição de 2019 do Bridgestone / First Stop Off-Road Marrocos não deixou ninguém indiferente. E se quer ter uma ideia do que é viver esta aventura, descubra tudo na edição especial da Escape Livre Magazine – Corações do Atlas que pode ver aqui.

Até lá, continue a acompanhar o diário deste Bridgestone / First Stop Off-Road Marrocos 2022.