Novo Volvo EX90 pronto para LiDAR com o futuro

E se a segurança automóvel fosse também entender o condutor? A Volvo anuncia uma nova tecnologia de segurança a bordo do novo EX90 e já levantou a ponta do véu.

Nas renovadas instalações da marca sueca, em Lisboa, fomos recebidos por Susanne Hägglund, Managing Director da Volvo Portugal e Aira de Mello, Consumer Experience Diretor. O tema de conversa seriam as novidades de segurança que a marca vai introduzir com o novo Volvo EX90.

Desde 1927 que a segurança faz parte do ADN da Volvo”, avançou Susanne durante as boas-vindas. Mas “o foco tem sido na segurança à volta do carro” e, hoje, “focamo-nos também no que se passa no interior do automóvel”, concluiu.

O novo Volvo EX90, uma nova era de segurança

Tivemos a oportunidade de assistir, em direto, à apresentação “Ligados à Vida” de Jim Rowan, o novo CEO da Volvo mundial, que levantou um pouco do véu das novidades. Assim, hoje, o foco eram as inovações de segurança e as novas tecnologias que a Volvo vai introduzir em breve na sua gama automóvel. Mas, claro, a grande curiosidade é o novo Volvo EX90. Um novo SUV 100% elétrico, no seguimento do XC40 e C40, que estamos a testar a fundo no nosso Ano Elétrico, e o primeiro a assentar na nova plataforma de automóveis elétricos da Volvo e que só será revelado a 9 de novembro.

Não conquistámos nenhum Campeonato Mundial de Fórmula 1, mas ajudámos a salvar 1 milhão de pessoas. Essa é a nossa taça.” concluiu a responsável pela experiência do consumidor da marca sueca em Portugal.

EX90, o Volvo mais seguro de sempre

Não será uma afirmação feita de animo leve pela marca. Assim, com quase 100 anos de dedicação ao tema da segurança, a Volvo promete dar agora mais um passo de gigante para o seu grande objetivo “zero mortes a bordo de um Volvo”.

Os níveis de segurança, de série, que o Volvo EX90 promete serão superiores ao de qualquer outro modelo da marca. “Continuaremos a inovar até que os automóveis não se despistem mais, até que estejamos 100% livres de carbono enquanto empresa. Tudo para proteger mais vidas, de acordo com a nossa própria razão de ser. O EX90 é o início de uma nova era para a Volvo Cars, transportando o nosso legado de segurança, qualidade e inovação para o futuro.” afirmou Jim Rowan na sua apresentação.

O que podemos esperar do EX90

A promessa da marca é grande. O EX90 será um automóvel inteligente, capaz de compreender o condutor e a área circundante, criando, em todos os momentos, a situação mais segura possível para todos os que se encontrem dentro e fora do automóvel. A isto, acrescenta a capacidade de aprender com os dados que recolhe ao longo do tempo e com novas atualizações.

LiDar com o futuro

O novo Volvo EX90 irá contar com um sistema de segurança composto por 8 câmaras, 16 sensores ultrassónicos e um sensor (radar) LiDAR. Dessa forma, será uma combinação criada para ser capaz de responder sempre que o condutor se atrase um milésimo de segundo que seja.

O LiDAR – Light Detection and Ranging, é um método de deteção remoto que utiliza a luz sob a forma de um laser pulsado para medir gamas com alta precisão e fiabilidade. É capaz de detetar não só a estrada em frente, de dia ou de noite, como também pequenos objetos, centenas de metros à frente, dando tempo para informar, atuar e evitar.

O sistema é ainda capaz de detetar, por exemplo, peões até 250 metros de distância e algo tão pequeno e tão escuro como um pneu numa estrada 120 metros à frente mesmo em velocidades de autoestrada. Assim, a Volvo acredita que a combinação destas tecnologias é o primeiro passo da marca para a condução autónoma, tendo já previstos vários testes piloto com os novos modelos.

276522 LiDAR Point Cloud Projected on Image
LiDAR Point Cloud Projected on Image

Redução até 20% de acidentes com gravidade

Os “olhos” do LiDAR, sobretudo em situações de pouca luminosidade, são capazes de superar o olho humano e reagir mais rapidamente. No entanto, há ainda algumas preocupações com esta tecnologia, sobretudo em condições atmosféricas mais adversas, como chuva, granizo ou neve.

Ainda assim, a Volvo acredita a inclusão do LiDAR num automóvel, pode reduzir os acidentes com gravidade até 20%, e proporcionar uma prevenção global até 9%. Este sistema estará incorporado na linha de tejadilho do novo Volvo EX90 e fará parte dos futuros modelos da Volvo.

Driver Understanding System (DUS) em estreia

No interior, existirá também um “escudo de proteção invisível” para o condutor, sempre disponível para ajudar e intervir quando necessário.

A marca sueca, que tem vindo a criar automóveis capazes de compreender, cada vez melhor, o que se passa à sua volta, vai, agora, procurar melhorar a compreensão do estado do condutor. Assim, a Volvo apresentou o novo Driver Understanding System (DUS), que fará a sua estreia no novo EX90, onde também será equipamento de série.

O sistema utiliza duas câmaras capazes de detetar sinais precoces de alterações no condutor, através da observação dos seus padrões do olhar. Assim, e permitindo variações naturais, o sistema será capaz de compreender quando o foco do condutor não está 100% na condução e agir de acordo.

Dessa forma, usando esta nova tecnologia patenteada da Volvo para deteção em tempo real de padrões de visão e comportamento da direção, o novo EX90 será capaz de atuar consoante a gravidade da situação, começando com simples sinais de aviso, cada vez mais fortes caso o condutor não reaja, até tomar o controle da direção do carro ou, em casos extremos, parar o carro em segurança na berma da estrada ligando as luzes de perigo alertando os restantes condutores.

Perguntamos sobre as claras preocupações de privacidade de termos duas câmaras a filmar o constantemente o interior do carro. Mas a resposta foi rápida e clara. “As câmaras não registam imagens, mas sim os dados que são recolhidos da observação do condutor”, confirmou Aira de Mello. Depois será a vez do algoritmo analisar essa informação e agir consoante o necessário.

Deteção de vida no interior

Este novo sistema conta ainda com vários sensores de deteção de vida a bordo. Assim, esta tecnologia é capaz de detetar a presença de vida a bordo, pessoas ou animais, lendo sinais tão óbvios como o peso (acima de 2Kg) e sinais tão ténues como “a respiração de um bebé”.

Dessa forma, através deste sistema, o condutor é sempre alertado no seu telemóvel da presença de vida a bordo ao trancar a viatura. E, no caso da temperatura interior do carro subir significativamente, o condutor recebe um novo alerta e o carro inicia automaticamente o Ar Condicionado, mantendo a temperatura no interior até se acabar a bateria.

Volvo Seguranca EX90 9

Uma das inovações é que esta tecnologia será capaz de detetar a presença de vida não só nos lugares de passageiros, mas também na bagageira do automóvel. “Ainda há um longo caminho a percorrer e ainda muitas invenções de segurança virão”, comentou Aira de Mello.

Volvo EX90 tem estreia agendada para 9 de novembro

A nova bandeira da frota da gama sueca, o Volvo EX90, será revelado dia 9 de novembro deste ano. Dessa forma, a marca já prometeu partilhar e aprofundar as informações disponíveis sobre esta “nova era de segurança” da Volvo Cars.