Novo Mitsubishi ASX revelado, mas afinal já o tínhamos visto em algum lado…

Surpresa… ou talvez não… o novo Mitsubishi ASX não passa de um Renault Captur com novos logótipos.

O novo Mitsubishi ASX foi esta semana revelado mas afinal já é nosso conhecido. Isto porque o novo modelo não passa muito de um Renault Captur, ainda que a grelha frontal tente assumir alguma identidade diferente. Vai chegar ao mercado em março de 2023 e confirma a manutenção da marca japonesa no mercado europeu com produtos de outras marcas da Aliança Renault Nissan Mitsubishi. O “novo” ASX estará disponível com versões híbridas e híbridas Plug-in com o sistema E-tech da Renault.

A apresentação do novo Mitsubishi ASX aconteceu de forma virtual e Frank Krol, CEO da Mitsubishi Motors Europe, lembrou que “como SUV eletrificado com um completo pacote de tecnologia avançada e info entretenimento de qualidade, o novo ASX é um modelo perfeito para o mercado europeu.” Disso não temos dúvidas nenhumas, até porque o Renault Captur tem vendido bem.

MITSUBISHI ASX 2022 2

Assim, este é mais um novo modelo a ser replicado quase na totalidade de outro já existente. Recentemente vimos o mesmo acontecer com o novo Mazda2, um autêntico Toyota Yaris com logótipos Mazda. Porém, não é demais referir que, em ambos os casos têm excelentes modelos como irmãos gémeos já que tanto o Renault Captur como o Toyota Yaris são automóveis bem nascidos e com um volume de vendas muito significativo.

Novo Mitsubishi ASX. Onde é que já o tínhamos visto?

O novo Mitsubishi ASX – conhecido como RVR ou Outlander Sport em outros mercados – vem tomar o lugar do principal modelo da casa japonesa no mercado europeu. Recordamos que o ASX chegou à Europa em 2010 e que, em 2021, a Mitsubishi vendeu, no Velho Continente, 4898 unidades do anterior modelo.

Para quem se recorda, a Mitsubishi anunciou que não iria lançar mais nenhum modelo novo na Europa. Foi em 2020 numa época onde as dificuldades eram enormes e a Aliança estava a efetuar profundos cortes de custos e à Mitsubishi estava reservado um lugar de protagonista nos mercados japonês e asiático. 

MITSUBISHI ASX 2022 4

Porém, um ano depois, mudou muita coisa e a decisão foi revertida com a autorização para a Mitsubishi lançar dois modelos a serem feitos pela Renault com base em carros da marca francesa. 

Inteligente: aumentar a produção das fábricas da Renault e evitar custos desnecessários com a presença da Mitsubishi no Velho Continente. Assim, o primeiro é este ASX com base no Captur, o próximo será o Colt que terá como base o Clio. Mas esse só aparecerá em novembro de 2023.

MITSUBISHI ASX 2022 5

Mitsubishi Eclipse Cross PHEV. Renovado, mas só como plug-in ?

O Mitsubishi Eclipse Cross renovou-se e foi buscar uma “velha” motorização pertencente ao “irmão” Outlander PHEV. Num mercado com concorrentes de peso, estará este SUV à altura?

Ler mais

Vasta gama de motores para o novo B-SUV

O novo Mitsubishi ASX pouca diferença tem para o Renault Captur. Tem 4228 mm de comprimento, 1797 mm de largura e 1573 mm de altura. Dimensões compactas para um automóvel que será produzido em Valladoild, em Espanha, lado a lado com o Captur.

Quanto aos motores, os pormenores são ainda poucos, mas sabe-se que replicará a gama Captur. Quer isto dizer que além de motores de combustão interna, híbridos e híbridos Plug-In e uma novidade na gama ASX: GPL.

O sistema híbrido é o E-Tech da Renault com o motor 1.6 litros a gasolina com hibridização simples ou Plug-in. Os blocos a gasolina são o 1.0 litros e o 1.3 litros, desconhecendo-se se o ASX terá, ou não, o bloco dCi.

A plataforma é a mesma (CMF-B) e que podemos encontrar no Renault Captur, Nissan Juke e Dacia Sandero e Jogger.

MITSUBISHI ASX 2022 3

O que vale a Mitsubishi na Europa

A casa japonesa vendeu, até julho, 34.365 veículos, tendo no SpaceStar o modelo mais vendido com 19.354 unidades comercializadas. Já o Eclipse Cross vendeu 14.729 unidades. 

Uma queda abrupta desde 2019, onde a Mitsubishi comercializou 148 mil unidades. Em 2020, as vendas caíram para 103.411 veículos e para 73.370 em 2021.