Maratona Kia EV6 liga Oslo a Lisboa em mais de 5800 Km!

Maratona Kia EV6 é uma prova de resistência única que colocou à prova o modelo 100% elétrico da casa coreana atravessando 15 países!

A Maratona Kia EV6 é uma prova de resistência única que colocou à prova o modelo 100% elétrico da casa coreana. Um desafio impressionante que fez o Kia EV6 atravessar 15 países em 120 horas e demandar a linha de meta em Lisboa, nas instalações da Astara, representante em Portugal da Kia, exatamente no Dia Mundial do Automóvel Elétrico! E porque os exemplos chegam no passado, esta prova de endurance e de resiliência para máquina e condutores foi inspirada no passado. Num teste semelhante efetuado há 70 anos por um senhor piloto chamado Sterling Moss.

KIA MARATONA EV6

Maratona Kia EV6. 5800 km!

Chama-se “Driven To Extremes Euro EV Marathon”, nome longo e bonito para uma aventura que se agiganta quando sabemos que o automóvel utilizado é um veículo 100% elétrico, no caso, o excelente Kia EV6 (o nosso ensaio aqui!).

O objetivo? Ligar Oslo, na Noruega, até Lisboa, capital de Portugal, num total de 5800 km em apenas 120 horas, atravessando 15 países.

Quando Sterling Moss fez algo semelhante há 70 anos, foi considerado um feito histórico no mundo automóvel. E fazer 5800 km num automóvel 100% elétrico em contrarrelógio, merece ser chamado o quê? Não pode ser menos que um feito histórico no novo universo automóvel, a caminho da mobilidade elétrica.

Dentro do Kia EV6 estarão três elementos da Max Adventures. A mesma organização que realizou, recentemente, a “Fan to Fell”. Esta ligou num percurso de 336 quilómetros várias estradas com grande diferença de altitude no Reino Unido, igualmente a bordo de um Kia EV6. Uma só carga foi suficiente deixando uma autonomia restante de 176 quilómetros.

KIA MARATONA EV6 1

Maratona lembra Sterling Moss e destaca qualidades do Kia EV6 

O grande piloto britânico, em 1952, pegou num Humber Super Snipe. Pago pela Humber para promover o modelo, juntou três amigos, e atravessou 15 países do Velho Continente em menos de cinco dias. 

A hodierna prova de resistência está composta por etapas com 320 km com o detalhe de usar a rede pública europeia de carregamento.

Obviamente que os condutores vão tentar aproveitar a autonomia (WLTP) de 527 km e o carregamento ultrarrápido (800 volts). O carregamento de 10 a 80% em apenas 18 minutos é possível com carregador de 350 kW e 1h13m num carregador de 50 kW.

Por outro lado, o Kia EV6 da “Driven To Extremes Euro EV Marathon” utilizará o “Kia Charge”. Que disponibiliza acesso instantâneo a mais de 300 mil postos de carregamento em 29 países europeus a partir de uma única conta.

O percurso desta aventura foi monitorizado através de sistema GPS. É possível saber onde está o EV6 da “Driven To Extremes Euro EV Marathon” em www.maxadventure.co.uk. Sabemos que os três condutores se vão revezar ao volante e parar, apenas, para trocar de condutor e carregar a bateria. E para registo, um carro de apoio está a documentar tudo.