Fomos conhecer o compromisso da Dacia para o futuro, e as suas novidades!

Foi em Paris que ficámos a conhecer tudo sobre o novo capítulo da marca Dacia. Dele fazem parte modelos como o Bigster e até um concept-car.

Fomos até Paris conhecer não apenas as novidades na gama Dacia, mas também o compromisso da marca para os próximos anos. Tudo isto numa altura em que a marca é líder no mercado de vendas a particulares, em Portugal, e a 3ª na Europa. O Duster, por exemplo, é o SUV mais vendido na Europa. Ao contrário do que acontece com a maior parte dos construtores, não se preveem mais modelos 100% elétricos, mas o GPL estender-se-á a toda a gama do construtor, incluindo o SUV do segmento C que chegará em 2024, o Bigster.

Durante a apresentação que decorreu em Paris, mais do que as novidades na gama, o CEO da Dacia, Denis Le Vot, revelou os três pilares fundamentais da estratégia da marca. “Essential but cool”, “Robust & Outdoor” e “Eco-Smart”.

Apenas o essencial, “easy to buy, easy to sell”

Dacia Media Control

No primeiro está a filosofia da marca em oferecer apenas o essencial e nada mais que seja considerado supérfluo. Nem mais, nem menos. E se por um lado isto não significa oferecer automóveis monótonos ou enfadonhos, pelo contrário, por outro é premissa que o design nunca comprometa os custos de produção. Para além disso, ao longo dos últimos 18 anos a marca tem sabido adaptar o que é “essencial”. É o caso do novo sistema Media Control da Dacia que, de uma forma rápida e inteligente, permite emparelhar o smartphone dos proprietários com o automóvel para desfrutar de todas as características e funções essenciais, estando disponível de série.

O segundo pilar representa a robustez que sempre foi característica dos modelos da marca e que, cada vez mais, vai ao encontro da aventura e das atividades de lazer no exterior. São exemplo disso as novas barras de tejadilho modulares, substitutas da versão tradicional vendida como um acessório opcional, ou a tração integral em alguns dos seus modelos. Mais ainda se falarmos do kit, que estará disponível em 2023, que permite, em minutos, montar uma verdadeira cama dupla no Dacia Jogger, sem esgotar a bagageira, algo do qual falaremos em mais detalhe noutro artigo.

Dacia Outdoor

Eco-Smart?

Por fim, mas não menos importante está a economia. Ao invés de gastar muito dinheiro com o desenvolvimento de novas tecnologias, a marca utiliza tecnologias testadas e comprovadas, que poupam dinheiro aos clientes. É o caso da plataforma CMF-B, mas também do GPL. De fora no futuro estão a pele de origem animal, e os cromados. Para além disso, existe um cada vez maior uso de plásticos reciclados, nomeadamente o Starkle. O que é? Já lá vamos, mas para já fiquem com a ideia que se o atual Dacia Duster utiliza cerca de 12% de plástico reciclado na sua produção, o objetivo é que na nova geração esse valor suba para 20%.

Não menos importante é o peso. Como exemplo, o novo Dacia Jogger apresenta menos 300 kg em comparação com os seus mais diretos concorrentes de sete lugares.

Cerca de três mil engenheiros preocupam-se em que toda a execução de cada modelo tenha como objetivo o melhor preço final para o cliente.

Tudo isto em conjunto com a já famosa motorização GPL que, como referido, no futuro estará presente em toda a gama Dacia e que, abrangerá 80% do mercado assim que chegar o novo Bigster. Tal como nos explicou Xavier Martinet, responsável de Marketing e Vendas, o preço de cada modelo é um input na hora de o desenvolver, e não um output.

Imagem renovada

Já conhecíamos a nova identidade da marca do grupo Renault que agora rejeita qualquer denominação de “low-cost”. Ao invés disso a Dacia tem como objetivo ser a melhor marca no que diz respeito a “value for money”. Mas há mais! Os responsáveis afirmam que os modelos da marca não são procurados apenas pelo preço mais acessível, mas que já são capazes de provocar desejo por parte de vários clientes.

Por outro lado, 60% desses mesmos clientes voltam a comprar um modelo da marca no momento de trocar de automóvel. Mas há mais. Modelos como o Dacia Spring, são adquiridos como segundo carro por clientes de marcas premium, provando que são boas opções para aquilo que foram concebidos.

Os primeiros Dacia com a nova identidade visual chegarão às nossas estradas ainda no final deste ano. É a primeira marca a fazê-lo simultaneamente, de uma forma transversal em toda a gama de modelos. Tanto na frente como na traseira, o uso de plástico em branco chega a iludir, parecendo que estamos perante logótipos iluminados. Certo é que a imagem da marca destaca-se. Veremos como funciona nos modelos com cor branca.

Durante a apresentação ficámos ainda a conhecer várias curiosidades não só sobre a marca como sobre as soluções de design sempre pensadas de forma a não comprometer os custos de produção e, consequentemente, o preço final para o cliente.

Porquê GPL?

A Dacia já vendeu mais de 15 milhões de veículos com motorização GPL. Esta consiste na utilização do motor 1.0 l de três cilindros que utiliza ambos os combustíveis, gasolina e GPL. O resultado, para além de uma autonomia superior a 1200 km, conforme já pudemos comprovar ao volante do Dacia Duster ECO-G, permite emitir menos 10% de CO2 e reduzir em 40% os custos de utilização.

Para além disso o abastecimento é simples, havendo mais de 40 mil estações de serviço com este tipo de combustível, o que representa uma em cada quatro. Atualmente, na Europa, o mix de vendas de unidades GPL da Dacia já é de 34%, prevendo-se um aumento de procura e um consequente crescimento.

A marca refere ainda que o “Payback” é atingido nos primeiros 15 mil quilómetros, e que é possível poupar cerca de 5€ por cada 100 km. A utilização do motor a GPL oferece ainda mais 10 cv e 10 Nm de binário.

E no futuro?

Para além de um enorme compromisso com todos os pressupostos que definem a marca Dacia, o futuro reserva-nos um Dacia Duster completamente novo, e o muito aguardado Bigster. Ambos previstos apenas para 2024, altura em que toda a gama Dacia contará com versões GPL a representar a maior parte das vendas.

Dacia Bisgter 2024

Dacia customer experience

Nos planos da marca está também uma completa renovação dos concessionários com nova imagem. Um showroom funcional, flexível, descontraído e com que recorre a materiais reciclados.

Para além disso a Dacia já disponibiliza a possibilidade efetuar todo o processo de compra online. Atualmente cerca de 28% das vendas são geradas através de uma interação digital. Por outro lado a App Dacia AR, disponível para Android e Apple CarPlay, permite configurar qualquer modelo e vê-lo em realidade virtual no concessionário ou onde quer que seja.

Dacia Manifesto

Foi precisamente durante esta apresentação que ficámos também a conhecer o Dacia Manifesto, um concept-car que concentra e reafirma os valores que a marca representa. O modelo em si não passará a produção, mas existem várias soluções nele aplicadas que farão parte de novos modelos. Segundo a marca, algumas das suas características pioneiras irão melhorar os futuros automóveis de produção da Dacia. Mas, como este texto já vai longo, deste concept-car falaremos mais aprofundadamente noutro artigo, até porque ele merece, acreditem!

No final da apresentação de todo este novo capitulo para a marca, Denis De Volt garantiu-nos. “O melhor ainda esta para vir!” Nós acreditamos que sim!