Depois dos incêndios, fomos ajudar a Serra da Estrela com o nosso Volvo XC40 Recharge

Percorremos a Serra da Estrela, a bordo do “nosso” Volvo XC40 P6 Recharge. Infelizmente, o que encontrámos foi um cenário revoltante.

Apesar da Serra da Estrela já não ser notícia de abertura dos telejornais, o desafio que enfrentamos para recuperar os estragos deste verão continuam bem presentes. Assim, cabe a cada um de nós não deixar cair no esquecimento e dar o nosso contributo. Por mais pequeno que seja, vai certamente fazer a diferença.

Não são só os carros elétricos que vão salvar o Planeta

A pressão sobre a eletrificação da indústria automóvel tem sido cada vez mais forte. Marcas e fabricantes foram forçados a acelerar ao máximo a transição energética dos seus modelos, com metas bastante apertadas por parte das entidades reguladoras. Tudo, em nome de um futuro melhor. De um ambiente melhor. Pela saúde do nosso Planeta e pelo mundo que vamos deixar às futuras gerações.

Mas as alterações climáticas não se combatem só na indústria automóvel. E, por mais esforços que todos façamos, pouco seremos capazes de alcançar se continuarmos a deixar arder os pulmões do nosso Planeta. E vamos levar muitos anos a recuperar.

Mais um carro vermelho no alto da Estrela

As fotografias que ilustram este artigo queriam-se bem diferentes. Contudo, os incêndios roubaram o verde da Serra da Estrela e, o “nosso” XC40 P6 Recharge é só mais um carro vermelho no meio de tantos outros jipes, autotanques e ambulâncias dos Bombeiros espalhados pelas cinzas que nos rodeiam.

As paisagens da serra, que nos tiram o fôlego pela sua beleza natural ímpar, hoje fazem o nosso coração saltar um batimento de angústia. Dessa forma, o verde, deu lugar ao negro. A natureza, às cinzas. O perfume das flores ao cheiro a queimado.

Diário de bordo. Quanto gasta um elétrico a subir ao ponto mais alto de Portugal Continental?

Levámos o XC40 P6 Recharge até à Torre, na Serra da Estrela. Quanto gastou a subir? E quanto regenerou a descer? Contamos tudo aqui.

Ler mais

Do céu ao inferno em poucos dias

Assim, durante alguns dias, percorremos algumas das zonas mais afetadas pelo grande incêndio da Serra da Estrela, no distrito da Guarda. A Quinta da Taberna, junto à praia fluvial de Videmonte e a região de Manteigas.

VolvoXC40P6Recharge28

Assim, podíamos dizer-vos que os consumos elétricos do XC40 foram excecionais. Que mesmo este modelo de tração dianteira, tem um comportamento muito interessante fora de estrada, embora, claro, com as limitações óbvias.

E também que, de férias com uma família de quatro elementos, eu, a minha esposa, e os nossos dois filhos, de 5 e 10 anos, o espaço para todas as malas e derivados é mais do que suficiente para passar confortavelmente uma ou duas semanas fora de casa. E, da mesma forma, até podíamos falar da simplicidade que é viajar neste elétrico, com confiança e segurança, tendo todos os percursos e cargas de bateria necessária e postos de carregamento sinalizados automaticamente calculados pelo sistema Google integrado.

VolvoXC40P6Recharge117

Em vez disso, preferimos mostrar-vos o que fogo deixou por aqui. O que o fogo mudou na vida das gentes destas terras. Pessoas que, durante todo o ano, recebem quem as visita sempre de braços e portas abertas. Assim, hoje, são elas e a Serra da Estrela que precisam dos nossos braços bem abertos para as ajudar.

Os números mais importantes desta viagem

Assim, em vez de números de consumos e de médias, desta vez deixamos outros números. O número de hectares que arderam no pulmão de Portugal, a Serra da Estrela. 22.000! Dessa forma, falamos de 25% da área total da Estrela que ardeu, um quarto! E, os números mais importantes – o número dos Bombeiros Voluntários da região da Serra da Estrela, que pode contactar para saber como pode ajudar, durante todo o ano. Pode consultá-los aqui. Acreditamos que, com a ajuda de todos, a Estrela vai voltar mais forte e continuar a receber quem a visita com as suas paisagens de cortar a respiração.

Já as férias 100% elétricas na Serra da Estrela, essas ficam guardadas para o Natal, onde iremos regressar neste Diário de Bordo – 1 Ano Elétrico e fazer um resumo desta experiência. Assim, até lá, continuamos a viajar à boleia dos eletrões e do “nosso” Volvo XC40 P6 Recharge. Continue desse lado a acompanhar tudo.

Pub ADN Energy leaderboard