Caramulo Motorfestival Edição 2022 arranca esta sexta-feira

O Caramulo Motorfestival 2022 tem início já esta sexta-feira e promete ser a maior e, provavelmente, a melhor edição de sempre!

O Caramulo Motorfestival Edição 2022 tem início já esta sexta-feira e promete ser a maior e, provavelmente, a melhor edição do evento organizado pelo Museu Automóvel do Caramulo em parceria com o Automóvel Clube de Portugal. Destacamos mais de 1100 automóveis e motos nas várias atividades (passeios, concentrações), Rampa Histórica Michelin com a presença de Emerson Fittipaldi e Carlos Tavares, entre muitos outros pilotos convidados e a preocupação ambiental que torna a iniciativa num evento sustentável. Mas há mais novidades neste Caramulo Motorfestival 2022.

O Caramulo Motorfestival será, porventura, o maior evento de clássicos dedicados ao automóvel e à moto em Portugal. E a edição de 2022 reserva muitas novidades que dão cor e brilhantismo do evento organizado pelo Museu Automóvel do Caramulo.

Caramulo Motorfestival Edição 2022

Caramulo Motorfestival 2022 confirmado! Nós vamos estar lá!

O Caramulo Motorfestival 2022 já tem datas marcadas e nós vamos lá estar, quem sabe até… ao volante de um clássico!

Ler mais

Entrada gratuita para o Caramulo Motorfestival

Para quem quiser fazer parte da grande festa, o evento é totalmente gratuito e oferece programação para todas as idades. Por outro lado, o Caramulo Motorfestival será transmitido em direto para todo o Mundo. Algo fundamental para poder rivalizar com outros eventos semelhantes um pouco por toda a Europa.

Para atrair ainda mais espetadores e aficionados pelos clássicos (e não só!) de duas ou quatro rodas, a organização decidiu aumentar a “Bikersville” e, sobretudo, a Feira de Automobilia, um dos pontos altos do evento. Onde tudo se vende e se compra com alguns negócios de se lhe tirar o chapéu.

Por outro lado, regressam os Supercarros – porque nem só de clássicos vivem os apaixonados pelo automóvel – e o Caramulo Experience Center. 

Rampa Histórica Michelin com mais de 160 carros

Dedicada aos modelos clássicos, históricos e de competição, a Rampa Histórica Michelin oferece duas vertentes: velocidade e regularidade. Com a parte desportiva a carga da seção de desportos motorizados da Associação Académica de Coimbra (AAC), esta prova contará com mais de 160 carros, número recordista. Volta a existir uma categoria Pré-Guerra (automóveis produzidos até 1939) e outra dedicada aos Fórmula Vee.

Caramulo Motorfestival Edição 2022

Emerson Fittipaldi marca presença

O piloto brasileiro, bicampeão do Mundo de Fórmula 1 é um dos destaques da Rampa Histórica. Fittipaldi terá a companhia do CEO do grupo Stellantis, Carlos Tavares e do treinador apaixonado pela competição automóvel, André Villas-Boas.

Mas o desfile de campeões não fica por aqui. O Campeão do Mundo de Ralis Grupo N, Rui Madeira far-se-á acompanhar de Nuno Rodrigues da Silva e do Mitsubishi Lancer Evo III, também eles campeões do Mundo em 1995.

Juntam-se a todos estes nomes como Manuel Gião, Rui Ramalho – que é o detentor do recorde da Rampa do Caramulo – Pedro Salvador, Veloso Amaral, Pedro Villas-Boas e Francisco Sande e Castro.

Com história mais moderna na competição automóvel nacional, estarão presentes Ricardo Teodósio (campeão de Portugal de Ralis em título), Bruno Magalhães, Ricardo Megre, Rita Vieira, José Perdro Fontes, Rufino Fontes (regresso do campeão de Portugal de Velocidade) e ainda João Rôlo e Hugo Lopes.

Speedflag, a nova loja online para os “viciados das octanas”

O Museu do Caramulo acaba de revelar o seu mais recente projeto. Speeflag, a loja online que ajuda os apaixonados do mundo motorizado a celebrar a sua paixão.

Ler mais

Caramulo Motorfestival de mãos dadas com a Race for Good

Movimento criado por André Villas-Boas, o projeto “Race for Good” utiliza o desporto automóvel como veículo para apoiar e divulgar causas de cariz social e humanitário. A ideia é ligar os proprietários de automóveis clássicos a organizações de carácter social e proporcionar experiências únicas. E o Museu do Caramulo e o Caramulo Motorfestival vão, uma vez mais, dar as mãos a este projeto.

Caramulo Motorfestival Edição 2022: evento sustentável

Este ano, pela primeira vez, as emissões de carbono emitidas pelos participantes na Rampa Histórica Michelin e dos visitantes que se vão envolver no evento com automóveis clássicos, serão compensadas através da aquisição de créditos de carbono e pela implementação de diversos programas de sensibilização para a causa ambiental como de redução do impacto ambiental.

Caramulo Experience Center e o Regresso dos Supercarros

O Caramulo Experience Center é um  espaço dedicado a todos os “petrolheads” que restauram, conduzem e respiram automóveis e motos antigas.

Situado na Vila do Caramulo, num antigo edifício industrial construído no início dos anos 70, o Caramulo Experience Center alberga nos seus mais de 2400m2 uma oficina de restauro e manutenção de automóveis clássicos. Estão ainda presentes as reservas da coleção do Museu do Caramulo, uma área de exposições, um centro de documentação e uma loja de produtos para clássicos, entre outros. O CEC encontra-se a cerca de um quilómetro do centro do evento.

A edição de 2022 será também marcada pelo “Regresso dos Supercarros”, a exposição temporária apresenta aos visitantes uma evolução do segmento dos Supercarros, com um elenco extremamente difícil de reunir debaixo do mesmo teto e que inclui modelos icónicos tais como o Lamborghini Diablo VT, o Jaguar XJ220, o Porsche Carrera GT, o Porsche 918 Spyder, o Mercedes-AMG GT Black Series, o Aston Martin V12 Speedster, o Ferrari Roma, o McLaren 675 LT ou o Ford GT40 MkII “Continuation”.

A Bikersville by Cartrack, um espaço dedicado exclusivamente ao universo das duas rodas, verá a sua área aumentada. Situada numa área exterior do evento, privilegiada pela localização e vista, a Bikersville by Cartrack conta com a presença do Museu do Caramulo e do Museu das duas rodas, marcas e clubes de motos, concentrações de motos de competição, antigas, cinquentas, Vespas e Café Racers e até veículos de duas rodas eléctricos.

Todo terreno também presente

A Jeep® é uma das marcas oficiais da edição de 2022 do Caramulo Motorfestival. Com uma longa tradição na produção de veículos com capacidades para o fora de estrada, a Jeep foi a marca escolhida para batizar a pista de todo-o-terreno presente no recinto do evento.

Os visitantes do Caramulo Motorfestival poderão assim ficar a conhecer de perto a nova gama Jeep 4xe, híbrida plug-in, da qual fazem parte os modelos Renegade, Compass e Wrangler. Os interessados terão, igualmente, a oportunidade de realizar test drives a estes modelos na pista de todo-o-terreno.

Jeep Caramulo motorfestival 2018

Caramulo Motorfestival 2022: programa para toda a família

Para lá de tudo isto, pode desfrutar do muito que estará à venda na Feira de Automobilia, que será a maior de sempre. Depois pode deslocar-se à Motorlândia, verdadeiro parque de diversões – dentro do pavilhão desportivo onde estará uma pista de karts elétricos, uma pista de slots que celebra os 50 anos do Autódromo do Estoril e uma pista Junior – ou assistir ao Prio Air Show com voos rasantes e acrobacias de um avião Pitts SB2.

Os homens do Drift vão dar colorido ao fim de semana com o “Drift Show by Hot Wheels” e, claro, poderá visitar o próprio Museu do Caramulo.

Característicos do Caramulo Motorfestival Edição 2022, regressam ainda os passeios de automóveis como o Encontro Porsche, o Encontro Abarth, o Passeio British Lightweight Cars, o Passeio Driver’s Cult, o Encontro N-thusiastsPT, o Passeio Caribbean MINI Club, o Encontro Clube Volvo Fans Portugal, o Encontro Clube Ford Focus RS, o Encontro Amigos dos Japoneses Antigos e o Passeio Clube Cabrio Portugal.

Caramulo Motorfestival Edição 2022

O grupo Maranello Legacy, constituído por proprietários de Ferrari, vai assinalar os 75 anos da marca italiana com um passeio. Os automóveis ficarão em exposição frente ao Museu do Caramulo e subirão a Rampa Histórica Michelin em desfile no final da prova.

Nós também vamos lá estar, Contudo, e apesar de já termos clássico, este ano o nosso Porsche 944 ainda vai ficar em casa. Pró ano estamos certos que fará sucesso no Caramulo Motorfestival. Até lá podes acompanhar tudo o que lhe vamos fazer aqui no nosso site, e através das nossas redes sociais.

Já temos clássico! Um Porsche 944 de 1983, TODO ORIGINAL!

Depois de um tempo à procura, encontrámos o clássico ideal! É um Porsche 944 num estado já raro de encontrar! Conhece-o aqui!

Ler mais