Caffeine & Machine. O encontro onde, de Ford ou de Ferrari, TODOS são bem vindos!

De Ford ou de Ferrari, de 2 ou 4 rodas, no Caffeine & Machine todos são bem vindos desde que tenham o “culto pela máquina”. Conheçam-no aqui!

Tal como ficou prometido, cá estou eu para vos contar algumas das minhas histórias aqui pelo Reino Unido. A que vos trago hoje não é recente, porém merece ser contada. Vamos a isso? Se entretanto não sabes de onde eu “caí”, podes ver aqui a minha apresentação.

Dia 27 de outubro de 2018. O sábado tinha começado como tantos outros aqui em Inglaterra – cinzento e a pedir muito café. Fazia apenas um mês que me tinha mudado para as Midlands por causa do trabalho, e ainda não conhecia bem a zona. Contudo, um amigo tinha-me falado sobre o evento de abertura de um novo pub q ue dava pelo nome de Caffeine & Machine. Apesar da expetativa não ser gigante (afinal o que poderia outro pub oferecer de novo?), decidi dar-lhe o benefício da dúvida. Afinal de contas, ele prometeu que ia haver carros para ver e, honestamente, eu não tinha nada melhor para fazer! Lá fui…

Do Reino Unido para o site do Escape Livre! Ready? Set! Go!

Na verdade estou ansiosa por começar a contar-vos todas (ou pelo menos algumas) das minhas histórias aqui pelo Reino Unido. Preparados?

Ler mais

Tendo finalmente arranjado coragem para bravar o tempo, dei o último golo no meu café, enfiei-me nas minhas calças de Kevlar, peguei no casaco de pele e pus-me a caminho na minha Triumph Street Triple a pedir aos céus que não chovesse. Foi já na estrada que me comecei a aperceber que o trânsito à minha volta era… digamos que… peculiar!

“Era só o aperitivo para o que estaria para vir!”

Pelo espelho retrovisor topei logo um Toyota Supra atrás de mim, o barulho do 2JZ cantava mais alto que os três cilindros da minha mota. Logo atrás um Hot Rod, do qual só consegui distinguir as chamas pintadas de lado e os escapes cromados. Mais distante, um borrão amarelo no horizonte aproximava-se rapidamente, até conseguir distinguir os faróis típicos de um Lamborghini Murcielago.

Estranho, pensei eu sem saber que esta situação seria apenas um pequeno aperitivo do que estaria para vir. Na verdade, nada me poderia preparar para o espetáculo que viria a presenciar quando cheguei ao meu destino e entrei pelo parque de estacionamento do dito “pub”. Não fosse o casaco de pele e teria-me beliscado para ter a certeza que estava acordada.

De repente, eram centenas de carros à minha volta, mas que carros! O pub, um edifício relativamente pequeno com dez mesas e as iniciais “C&M” de Caffeine & Machine, pintadas na parede, provava-se pequeno para a invasão de gente. Dentro e fora, os empregados tentavam em vão dar resposta à multidão, furando o mar de gente e carros com tabuleiros cheios de bebidas e comida. À frente no relvado, carros e motas de todas as eras, formas e feitios, estacionados por todo o lado. Carros do Grupo B de Rally a conviverem com Toyota Corollas AE86, tanques (sim, tanques!) com tratores de competição, Jaguares XJ220 junto de Fiat Pandas –  tanta era a variedade deste paraíso automóvel que os meus olhos estavam a ter dificuldade em escolher para onde olhar.

Do Dubai para Inglaterra

Sem demoras tive que ir procurar os donos e visionários deste projeto, o Caffeine & Machine. Phil McGovern e Dan Macken, como me explicaram, são os dois originalmente de Inglaterra, mas quis o destino que os seus caminhos se cruzassem quando os dois trabalhavam no Dubai. O Phil trabalhava em Marketing e Media, o Dan numa instituição bancária.

Devido a uma série de acasos, começaram a falar e descobriram que partilhavam uma paixão por carros, mas os dois sentiam que muitas vezes este mundo era demasiado isolado e clubista. A visão deles era criar um espaço onde não houvesse julgamento, onde donos de Ford Fiestas pudessem confratenizar com donos de F40s, sem egos – o único critério de entrada era o gosto pelo “culto da máquina”. Nasceu o Caffeine & Machine!

Os mentores do Caffeine & Machine!

Para testarem este conceito, o Phil e o Dan decidiram organizar uma série de encontros automóveis ainda no Dubai começando em 2015. Basicamente um ensaio do que viria a ser o “Caffeine & Machine”. Estes foram sucesso garantido e não tardou muito para vir a florescer como um conceito físico sob a forma de um pub no local mais improvável – um pequeno pub às portas da pequena vila de Ettington.

Enquanto me contam isto, quase consigo ver as rodas dentadas a funcionar dentro da cabeça do Phil. Ele fala depressa e animadamente, mudando de assunto a cada dois minutos, o cérebro a mil à hora, a perseguir a próxima ideia. Ele é o visionário. Já o Dan, é a âncora que o traz de volta à Terra. De sorriso fácil, mas calmo e concentrado, ele é a voz da razão, quem assegura que as ideias passam do papel à realidade. São um ying e um yang, e estou convencida que é esta dualidade que faz com que o C&M seja este sucesso que, inesperadamente, acabei por conhecer neste dia.

“Valeu a pena sair de casa num dia cinzento para ir conhecer um “pub”

Nos meses e anos desde o evento de abertura, o Dan e o Phil continuaram a reinventar o conceito e a reinterpretar o que significa. Apesar do nome, o Caffeine & Machine é agora hotel, galeria de arte e espaço de eventos, oferecendo noites temáticas todos os meses. Mas mais do que isso, o C&M passou a ser uma segunda casa. Não apenas para mim, mas para muitos outros petrolheads que dia após dia migram para este espaço para conviverem com pessoas com esta paixão em comum. E, por isso, valeu a pena sair de casa num dia cinzento para ir conhecer um “pub”.

Entretanto, estive presente naquele que é um dos eventos mais emblemáticos do mundo automóvel, o Goodwood Revival. Conto falar-vos um pouco disso muito em breve!