Bridgestone / First Stop Off-Road Marrocos 2022. Nas areias do Sahara!

Chegou o tão aguardado dia de aventura pelas areias do Sahara no Bridgestone / First Stop Off-Road Marrocos 2022.

O nascer do sol sobre as dunas do Erg Chebbi deu as boas-vindas ao deserto do Sahara à caravana do Bridgestone / First Stop Off-Road Marrocos 2022. A luz do sol pintou de amarelo as dunas do deserto que nos esperavam com seu quente abraço. O dia amanheceu com 29ºC, mas depressa os termómetros subiram acima dos 40ºC.

Bridgestone First Stop Marrocos 2022 Dia 3 906

Navegar no deserto

Das pequenas pedras empilhadas à escassa vegetação, tudo serve de ponto de referência para nos podermos orientar pelos trilhos do deserto marroquino. Mas, antes, é preciso ajustar a pressão dos pneus. Assim, o calçado da caravana de 4×4 liderados pelos Dacia Duster irão adornar melhor os trilhos de pedra e areia que nos aguardavam. Sobretudo nesta altura do ano, onde o elevado calor torna a areia mais fina e mais difícil de atravessar.

Assim, seguindo por pistas onde já tiveram lugar várias etapas do Dakar, o Bridgestone / First Stop Off-Road Marrocos partiu rumo a um Oásis, bem perto da fronteira de Marrocos com a Argélia para um piquenique em pleno Sahara. À chegada, o termómetro exterior do nosso Dacia Duster marcava 50 graus!

No árido caminho que percorremos, pequenos grupos de palmeiras recordam lugares por onde a água já passou um dia. Algumas aldeias abandonadas são testemunhas dessa passagem do tempo e da escassez desse bem tão precioso e gerador de vida.

Deslizar sobre rios de areia

O regresso a Merzouga iria fazer-se por extensos rios de areia que fizeram as delícias de todos. Aliás, as imagens falam por si!

Bridgestone First Stop Marrocos 2022 Dia 3 192
Bridgestone First Stop Marrocos 2022 Dia 3 90

Mas, como a sede de aventura era quase tão grande como a sede real provocada pelo calor do deserto, ainda preparámos uma pista de areia e dunas junto ao Erg Chebbi. Mas, depois de uma primeira passagem, as areias do deserto pregaram algumas partidas a vários participantes deste Bridgestone / First Stop Off-Road Marrocos e, o final de tarde, transformou-se num verdadeiro workshop de “desatascanços” nas dunas.

Felizmente, o espírito de camaradagem que caracteriza estes encontros do Escape Livre veio, uma vez mais, ao de cima. Assim, trabalhando em conjunto e com vários locais a juntarem-se aos “turistas”, uma a uma, as viaturas trocaram a moleza da areia pelo piso firme do asfalto. Tempo depois, para uma mais que merecido repasto e descanso. É assim Marrocos!

ELM ATLAS

Como foi em 2019?

edição de 2019 do Bridgestone / First Stop Off-Road Marrocos não deixou ninguém indiferente. E se quer ter uma ideia do que é viver esta aventura, descubra tudo na edição especial da Escape Livre Magazine – Corações do Atlas que pode ver aqui.

Amanhã partimos em direção a Boulmane Dades. Assim, continuamos a contar consigo desse lado para acompanhar tudo aqui no Escape Livre.