MINI lança versão JCW especial dedicada ao público feminino

Para celebrar a vitória da piloto Pat Moss em 1962 no Rali das Tulipas, chegou uma edição especial MINI JCW. Conhece o JCW Pat Moss Edition!

Foi há precisamente 60 anos que a piloto britânica Pat Moss, deu à MINI a sua primeira vitória num rali internacional. O feito aconteceu no histórico Rali das Tulipas, numa disciplina que, para além de ser habitualmente dominada por veículos significativamente maiores, estava reservada aos homens. Para comemorar, a marca britânica lança o MINI JCW Pat Moss Edition.

800 unidades, todas elas únicas!

Fez-se história(!), e a marca britânica decidiu, no passado dia 8 de março, Dia da Mulher, lançar uma edição especial do MINI John Cooper Works, um Pat Moss Edition. Para além de uma edição especial, é também uma edição limitada. Apenas 800 viaturas desta versão vão ser produzidas, das quais apenas 15 unidades virão para Portugal e estarão já disponíveis nos concessionários do país.

Todas elas são baseadas no MINI John Cooper Works de três portas com caixa automática, ou seja, com o motor Turbo de 4 cilindros que e 231cv, com algumas características de design e detalhes elegantes a caracterizar esta versão MINI JCW Pat Moss Edition. Destaca-se o tejadilho Multitone, com uma nova variante de cores com um detalhe único. Os desvios mínimos no padrão de cores causados por mudanças nas condições ambientais vão garantir que cada um destes MINI será um exemplar único à saída da fábrica.

Detalhes únicos!

Na lateral do MINI JCW Pat Moss, bem como nas soleiras das portas, existe ainda a inscrição “1962 Noordwijk – Monte Carlo – Noordwijk, 2500 Km, MINI Cooper, Nº104, Born to Compete“, como referência ao modelo com o Nº104 que, em 1962, venceu a dita prova com Pat Moss ao volante. Existe ainda uma faixa do capot com alinhamento transversal, em branco, que tem impressa em relevo a matrícula de outrora, 737 ABL.

Nesta nova edição MINI JCW Pat Moss, a cor do tejadilho é combinada com a pintura metalizada da carroçaria em Midnight Black. O mesmo acontece com as capas dos espelhos retrovisores exteriores em vermelho. Para além disso, nos pilares C e nas side scuttles existe uma tulipa estilizada que simboliza a primeira vitória do Rali. Isto juntamente com a inscrição “Pat Moss”. As tampas dos cubos das rodas também apresentam um grafismo baseado no contorno da típica flor dos Países Baixos e na marca MINI.

Já no interior dos MINI JCW Pat Moss Edition, para além da assinatura na superfície interior em Piano Black, o volante apresenta também o logótipo desta versão, ou seja, a tulipa.

O preço desta versão JCW Pat Moss varia em função do equipamento, mas o valor ronda os 50 000€.

Rali das Tulipas

O Rali da Tulipas realizava-se do município dos Países Baixos de Noordwijk até à Riviera Francesa e regresso, em cerca de 2500 km. Pat Moss e a sua copiloto, Ann Wisdom, conseguiram o melhor tempo nesta distância no clássico MINI Cooper em 1962.

Pat Moss e Ann Wisdom abriram assim o caminho para uma carreira de sucesso para o clássico modelo da MINI. Este viria a garantir a vitória no Rali de Monte Carlo em 1964, 1965 e 1967. Décadas depois, a MINI tornou-se na marca dominante no rali de resistência mais difícil do mundo. Conquistou a vitória geral no Dakar quatro vezes seguidas, entre 2012 e 2015. Seguiram-se ainda mais duas vitórias gerais, em 2020 e 2021.