Percorrer o Caminho de Santiago numa expedição 4×4

O XIX Off Road Bridgestone/First Stop é uma aventura de cinco dias organizada pelo Clube Escape Livre que vai percorrer o Caminho de Santiago.

O XIX Off Road Bridgestone/First Stop é uma aventura de cinco dias organizada pelo Clube Escape Livre que vai percorrer o Caminho de Santiago e deixar uma impressão indelével nos participantes. A Porta Santa da Catedral de Santiago de Compostela mantém-se aberta aos peregrinos depois de 2022 ser considerado, uma vez mais, ano Santo por ordem do Papa Francisco.

Assim, percorrer o Caminho de Santiago, visitar a Catedral e entrar pela Porta Santa volta a ser possível este ano e o Clube Escape Livre vai proporcionar essa oportunidade através de uma expedição de veículos 4×4 e SUV 4×4.

O XIX Off Road Bridgestone/First Stop Caminho de Santiago terá a duração de cinco dias e percorrerá o Caminho Português de Santiago com um programa recheado de visitas a património religioso e histórico com paisagens de cortar a respiração a caminho de Compostela.

Visitas a património religioso e histórico e paisagens incríveis marcam o caminho até Compostela

Cada etapa do caminho é, sempre, intercalada com visitas a monumentos representativos da fé e da história. O evento irá parar em todos os pontos obrigatórios dos peregrinos ao longo de séculos. Assim sendo, a subida à Capela de Santo Estêvão e Nª Sª ao Pé da Cruz, as visitas ao Santuário de Nª Sª da Lapa e Mosteiro de Tarouca, Santuário de S. Bento da Porta Aberta e de Nossa Senhora da Abadia, Mosteiro de Tibães e Mosteiro de São João de Arga, fazem parte do programa.

Passada a fronteira com Espanha, o cenário repete-se até Compostela com destaque para a paragem em Oia junto ao único Mosteiro de Cister à beira-mar. Em Santiago terá lugar a ansiada visita ao interior da Catedral, entrando pela Porta Santa, assistindo à missa e cerimónia do Botafumeiro.

Em todas as edições o Clube Escape Livre tem tido o privilégio de ser acompanhado por vários peregrinos especiais. O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, o bispo de Aveiro, D. António Moiteiro e o bispo de Viseu, D. António Luciano já acompanharam o Clube e os seus participantes na missa do peregrino. Este ano não é exceção e D. António Luciano regressa a Santiago onde estará também o Padre Francisco Barbeira, da diocese da Guarda.

De 30 de setembro a 5 de outubro, a caravana do Off Road Bridgestone/First Stop seguirá o Caminho de Santiago

O programa do XIX Off Road Bridgestone/First Stop inicia-se na sexta-feira, 30 de setembro, com a chegada ao Hotel Turismo Trancoso, formalidades documentais e receção dos materiais e reunião para informação sobre a leitura do “Road-book”.

Ao jantar de boas-vindas seguir-se-á a conferência “O Caminho de Santiago” pela mão do historiador Joel Cleto, que dará a conhecer detalhes fantásticos do caminho.

Após uma noite bem dormida, os participantes saem de Trancoso para a primeira etapa com a subida à Capela de Santo Estevão e Nossa Senhora do Pé da Cruz. Depois da paragem em Sernancelhe, seguem-se visitas ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa, Mosteiro de São João de Tarouca e passagem na Torre Medieval de Ucanha.

O almoço em Lamego é prólogo para a passagem pela queda de água de “Fisgas do Ermelo” e chegada ao Pena Park Hotel de Ribeira de Pena.

O terceiro dia do XIX Off Road Bridgestone/First Stop Caminho de Santiago, leva os participantes a passar pelo Santuário de Nossa Senhora do Viso e pela Aldeia de Agra. O repasto será no Hotel São Bento, prelúdio da visita ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia e ao Mosteiro de Tibães. A noite será passada no Axis Viana Hotel.

Serão cinco dias de expedição até Santiago de Compostela!

A quarta etapa do evento organizado pelo Clube Escape Livre encaminha a caravana ao Monte de Santa Luzia, seguindo-se visitas ao Mosteiro de São João da Arga e chegada a Vila Nova de Cerveira, onde decorrerá o almoço, no restaurante D. Júlio.

Cumprida a passagem da fronteira com Espanha, a caravana vai passar pelo miradouro sobre o Rio Minho e visitar a Igreja do Mosteiro de OIA. O dia termina em Santiago de Compostela e todos os participantes vão recuperar física e emocionalmente no Hotel Los Abetos, não sem antes cumprir uma caminhada noturna de cerca de 5Km até à Catedral.

O dia final contempla a visita à Catedral de Santiago de Compostela. A caravana estacionará no parque João XXIII e com o auxílio de um guia, visitará a catedral. O ponto alto deste XIX Off Road Bridgestone/First Stop Caminho de Santiago será a Missa do Peregrino e a Cerimónia do Botafumeiro.

Culminará, assim, a edição 2022 de uma das mais emblemáticas organizações do Clube Escape Livre.

O Off Road Bridgestone First Stop Caminho de Santiago tem como viatura oficial a Mercedes-Benz, conta com apoio institucional do Turismo do Centro de Portugal, dos Municípios da Guarda, Trancoso e Sernancelhe. Tem o patrocínio da Bridgestone, First Stop, SPAL, Valorpneu e CAUNY. O apoio à divulgação é da RFM, Localvisão, Diário de Coimbra e Jornal A Guarda