Land Rover Defender. Um ícone no segmento dos puros & duros!

Já sabes que nesta nossa rúbrica trazemos sempre algo especial. Vale tudo, exceto um carro qualquer! Desta vez um Land Rover Defender único!

Cá dentro ou lá fora não faltam automóveis mais ou menos bizarros, mais ou menos especiais, mais ou menos raros. Pode até ser aquela versão que sempre quisemos ter na garagem! Ás vezes é só para ver… mas também há as compras de impulso! Quem não tem aquele amigo ou familiar que já o fez? A vontade é sempre adicionar mais um e nunca vender… Assim nasceu esta rúbrica, com os carros que compõem uma verdadeira garagem de sonho!

A última adição a este espaço “A nossa garagem” foi o primeiro Volkswagen Golf GTI, aquele que é reconhecido como o “pai de todos os hot-hatches”. Um carro ideal para os nossos eventos de clássicos. Desta vez temos uma “coisa” bem diferente, mas que dá igualmente para nos fazer companhia em um dos nossos eventos fora de estrada! É quase um unicórnio!

Todo o tereno mítico!

O nome Defender dispensa apresentações! É daqueles que falam por si e dispensam a presença do nome do construtor. Todos falamos do Defender, e todos sabemos exatamente do que se trata! Referir que se trata de um Land Rover é apenas um detalhe. Apesar de ter surgido nos anos 80, só já em 1990 adotou o nome Defender, sendo anteriormente conhecido apenas por Land Rover 90 ou 110. Isto deveu-se à chegada de outro modelo, o Discovery! Poucos carros têm tanta história e um nome tão forte! De tal forma que, quando se falou na sua extinção definitiva, poucos acreditaram, e os que o fizeram certamente deixaram cair alguma lágrima.

Tão depressa se anunciou o fim do Defender, como se anunciava o seu regresso em forma de um moderno 4×4. Perdeu-se todo aquele “encanto” mais rude e “hardcore” que sempre o caracterizou, mas ganhou-se conforto, segurança e muitas mordomias que outrora eram apenas uma utopia. O mais longe que o mítico Land Rover Defender tinha ido a nível de conforto foram os vidros elétricos, o ar condicionado e o fecho central! Esqueçam eletrónicas! Puro e duro! Assim era (e ainda é) o, desculpem-me a expressão, verdadeiro Defender!

Também por isso estes modelos têm visto o seu preço aumentar significativamente. Mais ainda quando lá se encontra um que ainda esteja original e não tenha sido utilizado intensivamente durante vários anos em todo o tipo de trabalhos pesados. Nada contra, afinal foi para isso que foram feitos! Assim, pedir-se 40, 50, 60 mil euros e até mais é a realidade! Basta uma simples procura para encontrares exemplares a 90 mil euros! Isso mesmo! 90 mil euros!

Raro em estado imaculado!

Mas esta rúbrica foi criada precisamente para isto. Encontrar unicórnios do mundo automóvel! Ora aqui temos um em formato de Defender! Trata-se de uma versão de 2012 (julho) já com o último motor 2.1 litros. Uma unidade nacional com apenas um dono e que, garantidamente, nunca saiu de estrada. Como é que sabemos? Estivemos lá(!), tal como aconteceu com o Honda CRX.

Mais impressionante é a quilometragem de apenas 20 mil km. Provavelmente o Land Rover Defender com menos km em território nacional. É isso que faz dele uma autêntica raridade, mais até do que a sua personalização. Esta unidade foi convertida para uma réplica da versão especial Heritage, e que faz as delícias de qualquer apaixonado pela marca e em particular pelo Defender.

Land Rover Defender Heritage Quercar

Detalhes que contam a história do modelo!

Na lindíssima cor “light pastel Atlantic green”, os logótipos da frente exclusivos do Heritage estão lá, com a referência à cidade de Solihull no Reino Unido, e com as datas 1948-2015 a simbolizar os 67 anos do primeiro Land Rover. Também a referência a este está presente através da sua matrícula, o “HUE 166” na lateral esquerda. Contudo, e apesar de não se tratar de um autêntico Heritage, todos os pormenores foram tidos em conta e a maior parte das peças são autênticas, sendo esta uma versão soft-top! Ou seja, exatamente a mesma do último Land Rover Defender que saiu da fábrica em Solihull, no Reino Unido. A verdade é que com este aspeto tem ainda mais encanto!

Poucos carros têm tanta história e um nome tão forte!

Não ficaram de fora os bancos em pele creme com os mesmos logotipos, a moldura da consola central no mesmo verde da carroçaria ou as palas originais com o logótipo Land Rover. Encontra-se à venda num stand na zona de Lisboa, e todo o trabalho foi orientado pelo seu responsável, um profundo conhecedor da marca, e em particular do Defender.

O preço? Bom, é praticamente um unicórnio, e quando assim é o valor é apenas um detalhe. Apesar disso, e tal como acontece nestes casos, não tardará em conhecer o seu próximo dono!

Pensando melhor… até acho que o vamos tentar reservar até 6ª feira, pode ser que a coisa corra bem!

Se por acaso vieste aqui ter mas ainda não subscreves-te a nossa Newsletter, são conteúdos como este que estás a perder.

Até à próxima semana!

Nota

Esta nova rúbrica tem como objetivo dar a conhecer automóveis no mercado de usados que, por algum motivo, nos parecem um conteúdo interessante de dar a conhecer. Não existe qualquer relação entre o Clube Escape Livre e o vendedor. Mais informamos que à data de publicação deste artigo, o anúncio encontrava-se online, o que naturalmente deixará de se verificar no futuro.