Do Reino Unido para o site do Escape Livre! Ready? Set! Go!

Na verdade estou ansiosa por começar a contar-vos todas (ou pelo menos algumas) das minhas histórias aqui pelo Reino Unido. Preparados?

O meu nome é Joana Fidalgo e espero nos próximos tempos poder partilhar convosco algumas das minhas histórias aqui pelo site do Escape Livre. Contudo, seria rude da minha parte cair aqui de paraquedas sem vos contar um pouco mais sobre mim.

Sou originalmente de Viseu e foi lá que, aos 16 anos e com a minha Honda CBR125 laranja, me apaixonei pela liberdade que as duas rodas me traziam. Sim, a mota tinha uns míseros 13 cv mas, colada ao tanque e com o “rugido” do escape direto a abençoar-me as orelhas, achava que ia conquistar o mundo. Se falarmos do mundo automóvel, acho que até já conquistei alguma coisa…

Decidida a perseguir esta paixão, aos 17 anos peguei na mota e mudei-me para terras mais a Sul para estudar Engenharia Automóvel no Instituto Politécnico de Leiria. A seu tempo, as duas rodas deram lugar às quatro e estendi o meu interesse aos carros. Comecei por um MINI Cooper D apelidado de “Pepas” e com o qual fiz várias amizades e conheci pessoas. Entre elas uma do Escape Livre que agora abriu esta porta para vos trazer algumas histórias espero eu que, bem interessantes e curiosas.

Percurso profissional da Joana Fidalgo

Acabando o curso, decidi fazer um mestrado em Inglaterra, mas não sem antes passar pela PSA de Mangualde (agora Stellantis) para um estágio profissional na área da Qualidade de Produção.

Em 2011, mudei-me para a ilha. A ideia era simples, iria só fazer um mestrado em Engenharia do Desporto Automóvel em Oxford Brookes e voltaria para Portugal ao fim dum ano. Simples, certo? Pois, nunca mais voltei e 11 anos depois sinto-me em casa no Reino Unido!

Nos últimos anos juntei mais algumas experiências ao meu percurso profissional. Trabalhei seis anos para a BMW na fábrica da MINI como especialista de qualidade para os motores Diesel. Passava os dias na pista de testes a conduzir protótipos e carros pré-série a tentar descobrir, melhorar, e resolver, qualquer avaria ou problema. Chato não é? 😊

Uns anos depois, quando achei que queria experimentar algo diferente, voltei à universidade para estudar Gestão. Foi neste mestrado que aprendi mais sobre o mundo da estratégia e decidi dar o salto para a Jaguar Land Rover, onde trabalhei como estrategista de propulsão. Hoje em dia, ainda trabalho para a JLR mas dedico o meu tempo ao mundo das carroçarias e chassis.

A eterna pergunta… Que carro conduzes Joana?

O meu fiel carro do dia-a-dia é um BMW E46 M3, o que é razão mais que suficiente para me fazer questionar a minha sanidade mental, dado o atual preço dos combustíveis. Tenho também um Suzuki Cappuccino que estou a restaurar – infelizmente, uma das desvantagens de viver aqui é o malfadado sal nas estradas que faz com que qualquer carro corra o risco de se tornar em queijo suíço em menos de nada. 😅

No meu tempo livre, tirando as noites que passo a chorar e a limpar as lágrimas com os recibos do dinheiro que gasto nos meus carros, gosto de me meter em aventuras. Vivo perto do que é chamado o Motorsport Belt, uma área em Inglaterra onde se encontram a maioria dos construtores automóveis, incluindo a maioria das equipas de Fórmula 1. Isto significa que quase todos os fins de semana há uma desculpa para desfrutar de algum evento automóvel, uma viagem ou qualquer outra peripécia que envolva acabar na beira da estrada com as mãos cheias de óleo. Quem nunca?😅

É precisamente sobre estas aventuras que quero contar-vos daqui em diante aqui no site do Escape Livre. Espero que, mesmo com o meu Português um pouco enferrujado, desfrutem dos meus relatos a partir deste meu cantinho do nirvana automóvel.

Até breve,

Joana Fidalgo