O dia de todas as decisões do Drift de Pinhel 2022 chegou. Depois do Warm-up, máquinas e pilotos preparam-se para disputar a prova “a sério”. Assim, a manhã de domingo fica reservada para as sessões de qualificação das três categorias. Já a tarde fica guardada para as batalhas e para as finais.
Tudo para continuar a somar pontos pela vitória final no Campeonato Nacional de Drift. E esta é a classificação à data. Mas tudo pode mudar no Drift de Pinhel 2022!
Como funciona a qualificação no Drift de Pinhel 2022?
Depois de, nos treinos livres, pilotos testarem trajetórias e ângulos de ataque, começa a qualificação. Aqui, os pilotos terão de mostrar os seus atributos para obter a melhor pontuação do júri da prova, que irá determinar o emparelhamento nas batalhas.
O emparelhamento final no Drift de Pinhel 2022 é feito entre os melhores e os piores classificados. O primeiro classificado irá batalhar com o último, o segundo com o penúltimo, e assim em diante.
Batalhas, semi-finais e finais
Depois de todas as batalhas, os quatro pilotos com melhor pontuação vão bater-se nas batalhas das semi-finais. Daqui resultam os dois finalistas e os dois pilotos que irão lutar pelo terceiro e quarto lugar da prova em nova batalha final.
Pros, semi-pros e iniciados
Os pilotos estão inscritos em três categorias: Pro, Semi-pro e Iniciados. Assim, cada categoria batalha entre si na luta pela vitória. Por fim, os iniciados, pilotos que participam pela primeira vez em provas de Drift, apenas fazem a sessão de qualificação e ainda não participam em batalhas.
Assim, isto fica reservado para as próximas provas, onde, quando os pilotos iniciados se sentirem preparados, se podem inscrever na categoria semi-pro. Serão então avaliados pelo júri durante a sessão de treinos para obter a autorização necessária para subir de categoria.
O júri e a pontuação no Drift de Pinhel 2022
Os pilotos são avaliados em três categorias: estilo, trajetória e ângulos. O júri de estilo avalia a fluidez com que o piloto percorre o traçado, equilibrando a alta velocidade com as trajetórias, mas sem grandes flutuações entre acelerações e travagens. O júri da trajetória avalia a passagem do piloto nas Drift Zones e nos Clipping Points com base na proximidade do carro nas áreas demarcadas. Por fim, o júri de ângulo avalia a passagem dos pilotos em cada ponto, que devem conseguir efetuar o seu drift de forma contínua e fluída, colocando o carro no maior ângulo possível.
Já a Taça Intercontinental do Drift de Pinhel 2022 vai ser entregue ao piloto inscrito nesta prova exclusiva de Pinhel que obtenha a melhor classificação na prova geral. Abaixo podem verificar a lista completa de inscritos na prova do Campeonato Nacional e na Taça Intercontinental.
Todos a Pinhel para assistir ao vivo, ou através do Live Stream. Gentlemen, start your engines!