Deixou-nos Nicola Materazzi, o pai do Ferrari F40, entre muitos outros

Um dia triste para os amantes do automóvel, do design e engenharia italiano. Faleceu Nicola Materazzi, o pai do Ferrari F40, entre outros.

Um dia triste para os amantes do automóvel, do design e engenharia italiana, e para todos os aficionados pela marca de Maranello. Deixou-nos hoje Nicola Materazzi, o pai não só do mítico Ferrari F40, mas também dos Ferrari 288 GTO e Bugatti EB110. Esteve ainda envolvido em vários desenvolvimentos para o icónico Lancia Stratos.

Desde cedo a mestria de Nicola Materazzi chamou a atenção, depois de ter estado por detrás de inúmeros projetos como o Lancia Fulvia, o Lancia Stratos, o Ferrari Testarossa e o Ferrari 288 GTO. Materazzi foi, assim, o projetista de inúmeros automóveis de sonho do final da década de 80. Dedicou mais de 40 anos da sua carreira a 38 projetos motorizados entre as quatro e as duas rodas.

Nascido em Caselle in Pittari na província de Salerno em 1939, tirou o curso na Universidade de Nápoles, onde passou um ano como professor assistente.

Da Lancia para a Ferrari

Seguiu-se o emprego no departamento técnico da Lancia, onde lidou com uma infindável quantidade de aproximações matemáticas para tentar solucionar os problemas de engenharia numa época onde os computadores ainda eram uma miragem.

Depois do Lancia Stratos, do qual foi inteiramente responsável, Materazzi dedicou-se ao desenvolvimento de um Formula Fiat Abarth e a Osella surgiu com naturalidade, local onde Nicola foi responsável por projetos de Single Seaters Fórmula 2 e Fórmula 1.

Em 1979 foi contratado pelo departamento de corridas da Ferrari como chefe do departamento de design e engenharia (Mauro Forghieri era o diretor técnico) em parte devido à sua especialização em motores turbo. Materazzi tornava-se, desta maneira, o principal engenheiro responsável pela adoção de motores turbo nos monolugares da Ferrari (Ferrari 126 C).

Ferrari F40 foi apenas uma das suas criações

Materazzi convenceu, desta maneira, o commendatore Enzo e o restante grupo de engenheiros a apostar nos motores turbo, o que levou ao aparecimento de projetos como os Ferrari 208 Turbo, 288 GTO Evoluzione, 328, 412 GT, Testarossa, F40 e ao motor Tipo 268 usado pela Lancia no protótipo LC2.

Edonis 02

Depois do adeus à Scuderia Ferrari, em 1988, Nicola Materazzipassou pela Cagiva, Bugatti e a Industria Motociclistica Laverda.

Entre os anos 1999 e 2000, iniciou o desenvolvimento de um carro denominado Edonis, que foi apresentado em Modena no dia 1 de janeiro de 2001.

I was lucky to do the job that I have wanted since I was 4 years old. I’ve never seen it like a job but like an amusement. I was passionate about designing, a creative work. I worked for 47 years always unto the breach.

Nicola Materazzi
Nicola Materazzi

Que descanse em paz!