De Volvo XC40 P6 Recharge até ao cenário da nova série Game of Thrones!

A aldeia mais portuguesa de Portugal foi um dos cenários escolhidos para as filmagens da prequela da famosa série Game of Thrones. Fomos visitá-la a bordo do Volvo XC40 P6 Recharge.

Com a estreia da nova série Game of Thrones – House of the Dragon, aproveitámos as férias para ir com o Volvo XC40 P6 Recharge visitar um dos locais que serviu de palco a esta série em Portugal: a Aldeia Histórica de Monsanto. Quem diria, um automóvel 100% elétrico do mais moderno que há, num cenário com séculos de existência que parece parado no tempo.

Monsanto, Aldeia Histórica de Portugal

É em Idanha-a-Nova, na Beira Interior, que encontramos aquela que é, oficialmente, a aldeia mais portuguesa de Portugal. O título foi atribuído num concurso em 1938, e assinalado com um Galo de Prata que hoje encontramos no topo da Torre de Lucano.

Monsanto parece ter parado no tempo. Mas não envelheceu com ele. Assim, as pedras, as ruas e a harmonia com a natureza conservaram este lugar. Além disso, o silêncio que reina por aqui combina com aquele que se sente a bordo do SUV 100% elétrico da Volvo, e apenas contrasta com o ruído dos milhares de visitantes que por aqui passam todos os anos.

A viagem no Volvo XC40 P6 Recharge

A viagem até lá é curta. Assim, são apenas 95km que nos separam a cidade da Guarda de Monsanto. Uma parte pela A23, o resto por estradas nacionais e municipais. Em resumo, percorremos a viagem de ida e volta com média de 18,4 kWh/100km. Assim, no total, com um desvio para almoçar e visitar a Casa das Muralhas – Covilhã Heritage House, percorremos 235,1 km, a uma média de 61 km/h. Saímos com 90% de bateria e regressámos com 24%.

Estacionámos na subida para o centro da aldeia, e subimos até ao Castelo. Com vestígios que começam no Paleolítico, o tempo aqui deixou marcas de várias civilizações. Romanos, visigodos e árabes, a quem D. Afonso Henriques reconquistou a aldeia em 1165. Foi depois doada à Ordem dos Templários, que contruiu o seu castelo.

Para lá chegar, atravessamos a pé toda a aldeia e depois um caminho de pedras por entre ruínas de outros tempos. Passamos por uma gruta que podemos visitar, pela Torre de Menagem, a Capela de Nossa Senhora do Castelo e, mais ao lado, a torre sineira ou Torre de Lucano.

Game of Thrones – House of the Dragon

Monsanto é uma das Aldeias Históricas mais singulares de Portugal. Talvez um dos lugares mais originais do mundo. Assim, não admira que a produção de Game of Thrones – House of the Dragon se tenha apaixonado por tal cenário. 

As gravações da série decorreram nos meses de outubro e novembro de 2021. O Castelo ficou interdito a visitantes mas encheu-se de atores e muitos figurantes portugueses. Assim, a história da nova série foi baseada no livro “Fogo & Sangue”, de George R.R. Martin, e desenrola-se à volta das lutas pelo poder da família Targaryen, 300 anos antes dos eventos da série original.

A equipa técnica ficou hospedada no maravilhoso Hotel Alambique d’Ouro, no Fundão, enquanto os atores ocuparam várias unidades de Turismo Local na zona. Dessa maneira, o resultado das filmagens já pode ser visto nos episódios da nova série. Fica aqui o trailer oficial:

Quanto a nós, seguimos viagem para novos destinos. Por isso, continue a acompanhar este Diário de Bordo – 1 Ano Elétrico. Até breve!

Pub ADN Energy leaderboard