Aqui está o mais radical de todos. Conheçam o novo Porsche 911 GT3 RS!

Aqui está o mais radical dos 911 com tudo aquilo a que os adeptos da marca têm direito. Eis o Porsche 911 GT3 RS com um “boxer” de 525 cv!

Aqui está o mais radical dos Porsche 911 com tudo aquilo a que os adeptos da marca têm direito. Um Porsche 911 GT3 RS concebido, como diz a casa de Weissach, “de forma intransigente para atingir a performance máxima.” Está um passinho atrás do 911 GT3 R e seduz com 525 cv e uma série de novidades que o deixam boquiaberto. O preço é a primeira surpresa, pois a Porsche não o divulga no comunicado. Será porque quem os compra não gosta que se saiba quanto gastam… Seja como for aqui ficam os números. São cerca de 291 mil euros de preço base! Tal e qual!

O Porsche 911 GT3 RS destaca-se por várias razões. Primeiro é espetacular e visualmente deixa valente marca. Depois porque tem um motor atmosférico, como sempre, um “boxer” de seis cilindros, que debita 525 cv. Segue-se a filosofia de construção de baixo peso – sentido oposto dos modelos eletrificados que são verdadeiras mós – sistema de refrigeração oriundo da competição e uma aerodinâmica inteligente.

Aqui está o mais radical

O mais radical dos 911 com refrigeração especial

Pode parecer algo de somenos importância. Mas não é. Até aqui, um 911 tinha três radiadores para cumprir as funções de refrigeração do motor. Deixe lá as saudades dos motores refrigerados a ar!

Agora, o 911 GT3 RS recorre a um enorme e radical radiador central que está posicionado onde um 911 tem a bagageira. Claro, à frente! Quais são as vantagens? Poucas! O carro manteve a refrigeração, perde-se a bagageira e em caso de embate frontal a conta da oficina vai ser pornográfica. Contudo, a aerodinâmica ganha… e de que maneira!

Aqui está o mais radical

Aerodinâmica ativa no mais radical dos 911

Com a colocação de um enorme radiador dianteiro, a lateral do para choques ficou livre para a aplicação de elementos de aerodinâmica ativos. E aqui está a razão para a mudança da refrigeração.

O Porsche 911 GT3 RS tem uma refinada aerodinâmica com elementos infinitamente ajustáveis à frente e atrás, nomeadamente, na asa traseira, que melhoram de forma espetacular a performance aerodinâmica.

Contas feitas, o Porsche 911 GT3 RS consegue gerar duas vezes mais força descendente (“downforce”) que o antecessor e três vezes mais que um 911 GT3 “normal”. Lançado a 285 km/h, o carro gera 860 kg de força descendente. Brutal!

Aqui está o mais radical

Uma asa traseira com… DRS!

O Porsche 911 GT3 RS conta com um… DRS. Não sabemos se a Fórmula 1, onde a Porsche vai entrar daqui a pouco tempo, já anda a influenciar as mentes dos especialistas de Weissach, mas a verdade é esta. O 911 GT3 RS tem um “Drag Reduction System” (DRS) que cria uma abertura na asa traseira ao premir um botão dentro de uma área de funcionamento especifica.

PORSCHE 911 GT3RS 24

Audi e Porsche confirmam planos para entrar na F1 em 2026

Audi e Porsche confirmam que têm o desejo de entrar na Fórmula 1. Mas para isso, o regulamento dos motores terá de ser bem diferente.

Ler mais

Por outro lado, há uma função de travão aerodinâmico “Airbrake” que é ativa nas travagens de emergência a altas velocidades. Os elementos aerodinâmicos ativos à frente e atrás, ficam regulados no máximo e ajudam a criar o efeito de para quedas na travagem. 

PORSCHE 911 GT3RS 23

Tanta coisa vinda da competição!

Neste Porsche 911 GT3 RS não faltam coisas vindas diretamente da competição. Para lá do DRS, falamos do apoio da asa traseira “Swan neck” (pescoço de cisne) e a colocação da asa – feita com dois planos, um fixo e outro ajustado hidraulicamente – pela primeira vez posicionada acima da altura do tejadilho, “spliter” dianteiro que divide o ar para cima e para baixo do carro e lâminas nas laterais do carro, aberturas nos guarda lamas dianteiros e saídas de ar na traseira a lembrar o 911 GT1, generosas saídas de ar no capô dianteiro e aletas no tejadilho que direcionam o ar, aberturas traseiras para direcionar o ar e não para refrigerar e um difusor traseiro vindo do 911 GT3 com ligeiras alterações.

Suspensões com regulação desde o interior

A suspensão tem especial atenção a questões aerodinâmicas. Uma vez que os guarda-lamas do novo Porsche 911 GT3 RS estão sujeitos a poderosos fluxos de ar, os com-ponentes do eixo dianteiro de triângulos duplos são concebidos com perfis em forma de lágrima. As ligações eficientes ao nível aerodinâmico aumentam a downforce no eixo dianteiro em cerca de 40 kg à velocidade máxima e, de referir que, até então, esta solução apena era aplicada no desporto motorizado. Devido às vias mais largas (29 mm mais largo do que o 911 GT3), as ligações do eixo dianteiro de triângulos duplos são, consequentemente, mais compridas. 

O 911 GT3 RS está equipado com um sistema que evita o “afundamento” do carro nas travagens, com várias alterações nas molas e amortecedores e na colocação da união do braço inferior da suspensão um pouco mais baixa no eixo dianteiro. O eixo traseiro direcional e as ajudas à condução ajudam ma uma condução (ainda mais dinâmica). 

PORSCHE 911 GT3RS 26

Modos de condução para maior eficácia

Inevitavelmente, o Porsche 911 GT3 RS tinha de oferecer modos de condução. São três – Normal, Sport e Track – sendo que neste tudo é regulado de forma individual. Quer isto dizer que o condutor pode ajustar o ressalto e a compressão dos amortecedores, de forma separada entre o eixo dianteiro e traseiro e em várias fases.

O diferencial também pode ser ajustado através de um comando rotativo no volante. Aliás, no volante, estão quatro botões rotativos e o botão do DRS e todos os comandos são exibidos em gráfico no painel de instrumentos para ajudar na decisão sobre as regulações. 

Por isso mesmo, o Porsche 911 GT3 RS tem o mesmo painel do GT3. O condutor pode navegar por várias páginas ou então reduzir a informação exibida nos dois painéis digitais de 7 polegadas de cada lado do painel de instrumentos à informação básica.

PORSCHE 911 GT3RS 14

Motor boxer espetacular 

A base da unidade de potência do Porsche 911 GT3 RS é o bloco de seis cilindros “boxer” com 4.0 litros a debitar 525 cv. Novos veios de excêntricos, sistema de admissão e o “rigid valve drive” vieram todos da competição. A caixa de velocidades é a PDK com sete relações, encurtadas face ao 911 GT3. 

Com esta brutalidade toda, o 911 GT3 RS chega dos 0-100 km/h em 3,2 segundos e toca os 296 km/h. Ou seja, estamos perante um excelente superdesportivo.

A travagem está entregue a discos dianteiros com 408 mm (!) de diâmetro e maxilas de seis êmbolos, e discos traseiros com 380 mm e maxilas de quatro êmbolos. Os discos passaram de 34 para 36 mm de espessura. Existe uma opção de travagem carbono cerâmica com discos de 410 mm (!) à frente e 390 mm atrás. As jantes são forjadas e de aperto central com pneus 275/35 20 à frente e 335/30 21 atrás, homologados para estrada.

GT3 RS com construção de baixo peso

Graças á intensiva utilização do CRFP (carbono misturado com fibra de vidro), o Porsche 911 GT3 RS pesa 1450 quilogramas. Portas, elementos aerodinâmicos, tejadilho e capô são feitos em CRFP, o mesmo se passando com os bancos e grande parte do interior.

Com o novo Porsche GT3 RS a chegar, recordemos o seu passado!

Faltam pouco mais de duas semanas para ficarmos a conhecer a mais recente interpretação do novo Porsche 911 GT3 RS

Ler mais