VW Golf GTI Mk1. O pai de todos os hot-hatches!

Na rúbrica exclusiva da nossa Newsletter, vamos adicionando modelos especiais a uma garagem de sonho. Desta vez, o primeiro VW Golf GTI.

Cá dentro ou lá fora não faltam automóveis mais ou menos bizarros, mais ou menos especiais, mais ou menos raros. Pode até ser aquela versão que sempre quisemos ter na garagem! Ás vezes é só para ver… mas também há as compras de impulso! Quem não tem aquele amigo ou familiar que já o fez? A vontade é sempre adicionar mais um e nunca vender… Assim nasceu esta rúbrica, exclusiva para ti, subscritor da nossa Newsletter “Livre Trânsito”.

Depois de termos trazido um incontornável Pocket Rocket dos anos 80 com o Ford Fiesta XR2, esta semana adicionamos aquele que pode ser considerado o “pai dos hot-hatch” e que, para além de clássico, é também já uma peça de coleção. Será este o Clássico que nós procuramos?

O primeiro GTI

O Volkswagen Golf entrou em produção em 1974 e atualmente já vai na sua 8ª geração. Felizmente para nós, todas elas conheceram uma versão desportiva, a GTI. Nesta última geração também já tivemos contacto com ele aqui.

O primeiro GTI foi lançado na Europa em 1976 e, para muitos, foi o “pai de todos os hot-hatch”. Um carro relativamente pequeno, na altura, leve e económico, mas de cariz desportivo. Performance, diversão de condução, mas sem prejudicar a utilização diária.

O VW Golf GTI Mk1 estava equipado com um motor de 4 cilindros atmosférico com 1.6 litros (código de motor EG), que produz uma potência máxima de 110 cv às 6100 rotações e um binário máximo de 140 Nm às 5000 rpm. Graças aos apenas 832 kg, é capaz de fazer 0-100 km/h em 8.8 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 182 km/h! Números bastante expressivos para a época!

Um clássico inquestionável!

A unidade que aqui trazemos é de junho de 1982, e foi adquirida nova em França mas trazida de imediato para Portugal onde fez a sua primeira manutenção. Conta com 231 mil km mas tem registo de manutenção na marca até aos 166 mil km. Para além disso a cor preta permite destacar o friso vermelho em volta da grelha frontal que mais caracterizava esta versão. O mesmo acontece com o interior que, não tendo os bancos com o típico padrão xadrez dos GTI, sobressai com faixas em vermelho e laranja.

A nossa garagem VW Golf GTI Mk1

Curiosamente este VW Golf GTI MK1 está à venda no mesmo stand que vendeu o famoso Honda CRX com apenas 17 km que aqui noticiámos, a Garagisti!

Certamente já deves saber que estamos à procura de um clássico como este… Será este uma boa opção? Podes nos dar uma ajuda aqui, ou aqui.

Era ainda um excelente carro para trazer até um dos nossos eventos de automóveis clássicos, o Classic Cars Tour, ou o Termas Centro Classic Cars. Se tens um clássico, vemo-nos por lá?

Se por acaso vieste aqui ter mas ainda não subscreves-te a nossa Newsletter, são conteúdos como este que estás a perder.

Nota

Esta nova rúbrica tem como objetivo dar a conhecer automóveis no mercado de usados que, por algum motivo, nos parecem um conteúdo interessante de dar a conhecer. Não existe qualquer relação entre o Clube Escape Livre e o vendedor. Mais informamos que à data de publicação deste artigo, o anúncio encontrava-se online, o que naturalmente deixará de se verificar no futuro.

Banner Precisamos de ajuda Carro classico