Surpresa! O Ford Bronco vai chegar à Europa!

Boas notícias! O Ford Bronco vai chegar ao Velho Continente no final de 2023, algo que muitos diziam nunca ser possível acontecer.

O Ford Bronco vai chegar ao Velho Continente no final de 2023, algo que muitos diziam nunca ser possível acontecer. Porém, aqui está a novidade: o modelo que está a criar furor no outro lado do oceano, verdadeira instituição norte americana desde 1966, vai estar disponível em alguns mercados europeus. A Ford vai “apalpar” terreno e perceber se o sucesso do Bronco permitirá uma “invasão” do SUV ou ficar-se, apenas, pelo exotismo de possuir um modelo norte americano.

Ninguém estava à espera que a Ford trouxesse para a Europa o Bronco. O grande rival de modelos como o Jeep Wrangler sempre foi um puro e duro 4×4 que, hoje, é altamente valorizado como clássico. 

FORD BRONCO 3

Surpresa! O Ford Bronco chega à Europa… mas limitado

A Ford já avisou que o Bronco será vendido no Velho Continente em quantidades limitadas, mas não especificou quais os mercados que vão ser bafejados com a felicidade de vender o modelo. Por isso não estamos, ainda, em condições de te dizer se poderás comprar um Bronco em Portugal a partir do final de 2023 ou em 2024.

O modelo que poderá chegar até nós, nasceu em 2020 depois de ter estado hibernado durante 25 anos. O novo modelo tem duas versões e começou a partir de uma folha de papel em branco. Mas por cima de uma projeção digital do modelo original em tamanho real para que esta sexta geração pudesse ser identificada com o primeiro Bronco.

FORD BRONCO 6

As opções do Bronco na Europa

Assente num chassis de longarinas com sete membros transversais, tudo em aço de alta resistência, está disponível com três e cinco portas e podem ser retiradas portas e tejadilho como sucede no Jeep Wrangler. Depois há a versão mais curta batizada Bronco Sport feita com base no atual Kuga, ou seja, diferente do outro modelo.

A Ford não especificou qual deles estará á venda na Europa, mas não será difícil de adivinhar que será o Sport até por questões de homologação, imagem e logística de peças. 

Só há motores a gasolina no Bronco. Começa com o bloco 2.3 Ecoboost do Mustang europeu com 270 cv ou 400 cv, segue-se a versão com o motor 2.7 V6 Ecoboost com 310 cv, o 2.0 Ecoboost com 245 cv. O Bronco Sport tem a possibilidade de usar o bloco 1.5 Ecoboost com 181 cv. Também não há motores híbridos. Embora isso possa mudar, até porque a Ford tem unidades híbridas que pode usar no Bronco Sport visto este ter como base o Kuga. A Ford promete revelar mais detalhes dentro em breve.

FORD BRONCO 1