SensorSafe. Conhece o dispositivo que pode salvar a vida dos nossos filhos.

“Criança no carro!”, “Temperatura ambiente crítica” ou “CLIP ABERTO” são alguns dos alertas que o SensorSafe da Cybex nos dá para segurança.

É mais comum do que possamos pensar. Só este ano nos EUA, morreram sete crianças esquecidas dentro do carro. E mesmo no nosso país não é preciso recuar muito para encontrarmos um caso de uma bebé que ficou esquecida no carro, e que acabou com o pior cenário. Estávamos em maio de 2021, e pouco se sabe para além do facto da bebé ter ficado no carro, na Avenida Miguel Bombarda em Lisboa, após a mãe ter ido levar as crianças à escola. Os irmãos ficaram na escola, mas a bebé ficou no carro. A mãe só se apercebeu ao final do dia quando tencionava regressar ao estabelecimento para ir buscar os filhos. Infelizmente, já era tarde!

Foi a pensar não só nestas situações, mas também no bem estar dos bebés e crianças que a Cybex criou um dispositivo capaz de fornecer diversos alertas. O de um possível esquecimento é apenas um deles. O SensorSafe é um sensor, composto por duas partes, e que se coloca no arnês da cadeira. As duas partes unem-se quando o cinto de segurança é colocado e é neste momento que o dispositivo se conecta ao smartphone com o qual está ligado. É necessário ter a App SensorSafe instalada. A mesma pode ser descarregada gratuitamente e está disponível tanto para Android como para iOS.

A partir deste momento o SensorSafe da Cybex está alerta para vários episódios. A saber:

  • Abertura do clip;
  • Período excessivo da criança na cadeira;
  • Temperatura ambiente crítica (quente ou fria);
  • Possível esquecimento da criança no carro, e não só;

Alertas indubitáveis!

Todos os alertas imitidos pelo SensorSafe da CYBEX são claros e diretos, não havendo qualquer margem para dúvidas. A aplicação não emite os mesmos sons de alerta ou notificação de qualquer aplicação, pelo contrário tem os seus próprios alertas que informam de imediato qual o evento que desplotou o alarme, isto em qualquer uma das línguas disponíveis selecionáveis na aplicação.

CLIP ABERTO!

Screenshot SensorSafe Aberto

Um estudo demonstrou que 51% dos pais reportaram que as crianças conseguiam soltar-se do arnês sozinhas, o que constitui um enorme perigo para as mesmas. Este facto é ainda mais alarmante quando a grande maioria dos pais assume não se aperceber de imediato da situação, levando a que a criança possa estar a viajar em perigo.

Foi por isso importante desenvolver um alarme que alerte para sempre que o arnês é desapertado. E assim é. Imediatamente assim que o SensorSafe é “aberto”, soa uma voz no smartphone onde está instalada a aplicação que nos diz: “CLIP ABERTO!”.

TEMPO DE PAUSA!

Da mesma forma sabemos que o período em que a criança está sentada numa cadeira de bebé ou no “ovinho” não deve ser superior a duas horas diárias. Sendo inevitável mais do que isso, as duas horas devem ser respeitadas para uma pausa, antes de novo período prolongado. A pensar nisso o SensorSafe da Cybex dá um alerta recomendando uma pausa. “TEMPO DE PAUSA!” é o que ouvimos nesta situação. Desta forma os pais ou cuidadores da criança podem agir de imediato retirando-a da cadeira, ou do “ovo” como é o caso do Cloud-Z i-Size, para uma pausa.

TEMPERATURA AMBIENTE CRÍTICA!

Podemos estar no automóvel, ou até a dar um passeio com o nosso filho onde quer que seja. Desde que o SensorSafe esteja colocado na cadeira, no cinto de segurança do carrinho, ou por exemplo no ovinho como o Cloud-Z i-Size, a temperatura também é monitorizada. Em qualquer um dos extremos é enviado um alerta através da aplicação com o valor de temperatura crítica do momento. O alerta é dado em voz alta com a frase: “TEMPERATURA AMBIENTE CRÍTICA!”.

É possível verificar a temperatura na aplicação. O alarme é despoletado em temperaturas iguais ou inferiores a 7º ou iguais ou superiores a 35°. Os bebés são muito vulneráveis ​​a altas temperaturas, podendo o seu corpo aquecer de 3 a 5 vezes mais rápido que o de um adulto. Esta situação é ainda mais grave quando as crianças estão dentro de um veículo estacionado, onde a temperatura pode subir 20º em menos de 20 minutos.

CRIANÇA NO CARRO!

Screenshot SensorSafe Alerta

Seja porque efetivamente a criança ficou esquecida, seja porque apenas voltamos para trás a buscar algo que nos esquecemos, o SensorSafe dá o seu alerta. Atenção! Fá-lo em alto e bom som! Se foi só pagar a conta ou o combustível e a criança ficou no carro, vai ouvir uma “voz do além” a dizer-lhe: “CRIANÇA NO CARRO!”.

Se num curto espaço de tempo não for efetuada nenhuma operação na aplicação, nem for detetada novamente a presença do sensor, a aplicação inicia uma contagem decrescente enviando alertas com a localização exata da criança para familiares previamente selecionados, que devem estar também registados na aplicação.

Contudo, não há um limite de contactos a inserir. É possível inserir TODA a família, independente do número de pessoas.

O SensorSafe é adequado para ser utilizado com as cadeiras auto da Cybex aprovadas. É o caso da Cloud Z i-Size, Sirona Z i-Size, Aton M i-Size, Sirona S i-Size, Sirona M2 i-Size, e Vaya i-Size. Contudo, há diferentes versões do SensorSafe, de acordo com a cadeira a aplicar.

A tecnologia do SensorSafe é certificada como segura para uso e equipada com o rótulo CE. Transmite um sinal de energia extremamente breve e muito baixo, segundo a marca inferior ao que pode ser emitido por exemplo por um sistema de acesso conforto presente na maioria dos automóveis atuais.

O SensorSafe da CYBEX custa 59,95€, pode ser adquirido online na loja da Cybex e, indiscutivelmente, pode salvar vidas!