Renault Arkana TCe 160. O SUV coupé está mais desportivo com novo motor

O Renault Arkanna TCe 160 oferece ao segmento um gostinho desportivo graças ao motor TCe com 160 CV.

O Renault Arkana TCe 160 oferece ao segmento um gostinho desportivo graças ao motor TCe com 160 cv. Um motor que rima na perfeição com o estilo coupé do muito bem-sucedido SUV da casa francesa. Olhando para a folha de características do modelo, chega dos 0-100 km/h em 8,2 segundos e alcança os 205 km/h. Tudo com a ajuda de um sistema híbrido ligeiro com uma bateria de iões de lítio e um motor de arranque/gerador. Com o motor 1.4 litros com 158 cv e um binário de 270 Nm, o Renault Arkana TCe 160 oferece mais performances com o mesmo consumo do mesmo bloco com 140 cv: 5,8 l/100 km.

As mais de 100 mil unidades vendidas no Velho Continente dão a evidente justificação para o Renault Arkana ser apelidado de “best seller”. Sendo um SUV da nova moda, ou seja, um SUV com aspirações a ser um coupé, o Renault Arkana viu a sua gama de motores reforçada com uma motorização que oferece um gostinho desportivo. Algo que um SUV destes exige, claramente.

Renault Arkana TCe 160

Renault Arkana com sistema híbrido suave

Olhando às características do novo modelo, temos um sistema híbrido ligeiro com o bloco a gasolina de 1.3 litros e 158 cv auxiliado por um motor de arranque/gerador e uma bateria de iões de lítio. Os 270 Nm de binário às 1800 rpm levam o Renault Arkana TCe 160 até aos 205 km/h e dos 0-100 km/h em 8,2 segundos. Não sendo cifras extraordinárias, oferecem o tal gostinho desportivo.

Destacar, ainda, que nas retomadas de aceleração o Arkana com este motor é melhor que a versão do mesmo propulsor com 140 cv. Porém, os consumos são, exatamente os mesmos. Ou seja, com mais potência e melhores performances, o Renault Arkana TCe 160 consome os mesmos 5,8 l/100 km da versão inferior.

O “truque” para esta aparente quadratura do círculo está no sistema híbrido ligeiro de 12 volts e na caixa de velocidades de dupla embraiagem EDC com sete marchas. Transmissão esta que conta com o sistema “Sailing Stop”, ativado/desativado através da interface MultiSense, nos programas My Sense e Eco Mode. E o que faz este “Sailing Stop” no Renault Arkana TCe 160? Ajuda a regenerar energia nas travagens e desliga o motor em fase de desaceleração entre os 30 e os 140 km/h. É, assim, otimizado o consumo e o conforto de utilização.

RS Line para reforçar gostinho desportivo

O Renault Arkana TCe 160 só está disponível em duas versões: Intense para os mais conservadores e RS Line para os mais vivaços. Seja como for, o modelo recebe jantes de 18 polegadas e manteve a altura ao solo de 200 mm. 

No interior não há novidades, destacando os 305 mm de espaço para arrumar os pés, os 211 mm de espaço para os joelhos e os 862 mm de altura ao tejadilho. Cifras que nem parecem ser de um Coupé. Na bagageira lá continuam os 513 litros de capacidade e o piso falso que permite guardar objetos dos olhares alheios.

Renault Arkana TCe 160

Tecnologia ao dispor

Neste particular, destaque para o painel de instrumentos de 10 polegadas e para o sistema multimédia Easy Link. Com base num ecrã tátil vertical de 9,3 polegadas com navegação (compatível com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth e entradas USB) e com o sistema Multi-Sense. 

Uma tecnologia que permite a parametrização da dinâmica, mas também do ambiente a bordo. Outras benesses são o carregamento por indução para smartphones, as quatro entradas USB e o travão de estacionamento automático. Mas há mais!

Mais um SUV. Renault Arkana chega a Portugal. Todos os detalhes aqui

O Renault Arkana é mais um SUV, desta feita em formato coupé, e posicionado acima do Captur. Chegou finalmente a Portugal e já tem preços.

Ler mais

Está equipado com muitas tecnologias de ajuda à condução. Falamos do sistema Highway & Traffic Jam Companion (que garante o nível 2 de condução autónoma). Do Cruise Control Adaptativo (com função Stop & Go) e a Comutação Automática de Médios e Máximos, o Sistema Ativo de Travagem de Emergência e o Aviso de Ângulo Morto. 

O Reconhecimento dos Sinais de Trânsito com Aviso de Excesso de Velocidade e o Aviso de Saída da Faixa de Rodagem e Manutenção na Mesma. A Câmara 360⁰, e os Sensores de Estacionamento Frontais, Traseiros e Laterais e o Easy Park Assist. Este é um sistema que assenta num conjunto de sensores que ajudam a controlar a direção, enquanto o condutor controla os pedais e a transmissão.

SUV coupé com preços interessantes

Por fim, o modelo já está à venda entre nós com um preço de 35 880€ na versão Intense e 38 630€ na variante R.S. Line.

Renault Arkana. O SUV coupé, sem concorrência!

O Renault Arkana chega ao mercado como a única proposta generalista no segmento dos SUVs coupé. Fomos ver do que é capaz.

Ler mais