Projeto da Renault e das Aldeias Históricas de Portugal é um sucesso

O inovador projeto “Mobilidade Urbana Sustentável” já percorreu quase 14 mil quilómetros com turistas, residente e profissionais ao volante de automóveis elétricos Renault.

O inovador projeto “Mobilidade Urbana Sustentável” já percorreu quase 14 mil quilómetros com turistas, residente e profissionais ao volante de automóveis elétricos Renault. Desenvolvido pela Renault Portugal e pelas Aldeias Históricas de Portugal este projeto foi já premiado nos Global Awards Prio, iniciativa que premeia os melhores da mobilidade inteligente em Portugal.

Mobilidade Urbana Sustentável

A “Mobilidade Urbana Sustentável” está em plena ação desde o mês de abril. A população, visitantes e profissionais da Aldeia Histórica de Castelo Novo têm à disposição uma frota de veículos elétricos da Renault.

Os veículos da Renault estão disponíveis sem custos, permitindo visitar as Aldeias Históricas de Portugal. O pano de fundo desta iniciativa da Renault e das Aldeias Históricas de Portugal é proporcionar viagens pelo território de forma ecológica, económica e sustentável.

A validade do projeto ficou evidente em poucas semanas com quase 14 mil quilómetros já percorridos pela frota Renault em apenas dois meses e meio.

Contas feitas, entre 15 de abril e 30 de junho, recorreram ao serviço gratuito 264 utilizadores. Destes, 91 foram visitantes, 148 residentes e 25 profissionais.

Mais de 80% dos utilizadores foram portugueses, sendo os restantes oriundos de lugares tão dispares como Países Baixos, Japão, Espanha, Brasil, Alemanha. E, contas feitas, já foram percorridos 13 829 quilómetros.

Mobilidade Urbana Sustentável

O que é o “Mobilidade Urbana Sustentável”?

É um serviço que coloca ao dispor de turistas, residentes e profissionais uma frota de cinco viaturas Renault elétricas, a partir da Aldeia Histórica de Castelo Novo, ou das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha e Fundão. 

Este é um projeto-piloto que poderá estender-se a áreas para além da mobilidade. Deste modo é possível reforçar a aldeia como uma referência no domínio da sustentabilidade. Este projeto pode ser replicado nas restantes 11 aldeias da rede, a avaliar pelo sucesso até agora alcançado.

Para isso, há quatro modelos de veículos elétricos à disposição: Renault Twizy,  Renault Twingo Electric, Renault Zoe e o comercial Renault Kangoo Z.E..

Renault AH 102

Como é que se pode aceder ao serviço? 

É muito simples. Basta reservar as viaturas (clicando aqui), indicando quais as datas de recolha e devolução, bem como se necessita ou não de transporte – caso não tenha viatura própria ou preferir deixar o carro em casa, desfrutando assim de uma experiência 100% sustentável e económica. 

A partir do mesmo endereço, além de reservar o modelo escolhido, pode planear a sua viagem pelas Aldeias Históricas de Portugal, escolhendo o alojamento, os restaurantes e ainda várias atividades, como passeios pela natureza ou visitas guiadas.

Em articulação com o Município do Fundão, estão disponíveis ainda serviços de transporte (também gratuito) a partir das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha ou Fundão. 

Renault AH 116