MINI Aceman revela o futuro elétrico da marca

O MINI Aceman é o retrato em forma de protótipo dos futuros MINI com propulsão 100% elétrica.

O MINI Aceman é o retrato em forma de protótipo dos futuros Mini com propulsão 100% elétrica. A versão de produção será muito semelhante e terá como base uma nova plataforma desenvolvida pela Spotlight Automotive. Esta última é a “joint venture” entre a BMW e a Great Wall na China. Percebe-se que a linguagem de estilo da MINI vai evoluir para modelo maiores e com carroçarias menos nervuradas para beneficiar a aerodinâmica.

O Aceman é um MINI e representa o futuro da marca pertença da BMW em termos de estilo e de proposta ao mercado. Como diz a MINI, o Aceman é “uma antevisão do que será o futuro dos modelos 100% elétricos da marca britânica que lançou em 1959 um dos maiores ícones do universo automóvel.

MINI ACEMAN8

A MINI vai acabar com os motores de combustão interna no início da próxima década e o Aceman, na sua versão final, será um SUV que ficará abaixo do Countryman tendo um comprimento de 4050 mm. Segundo o patrão da MINI, Stefanie Wurst, “o Mini Aceman proporciona um vislumbre de um veículo completamente novo, preenchendo o espaço entre o MINI Cooper e o MINI Countryman no futuro da família da marca. Este conceito mostra como a MINI se está a reinventar para um futuro totalmente elétrico e reforça aquilo que a marca representa: “uma sensação eletrificada, uma experiência digital imersiva e um forte foco numa pegada ambiental mínima.”

MINI ACEMAN12

MINI Aceman com nova plataforma

A versão de produção do MINI Aceman vai estrear uma plataforma desenvolvida pela “joint venture” entre o Grupo BMW e a Great Wall. A Spotlight Automotive, baseada na China, irá cuidar desta área do novo modelo. Este servirá para outras versões MINI, nomeadamente, a versão de 3 e 5 portas.

Tudo indica que o MINI Aceman entrará em produção, na China, em 2024 e será lançado no Velho Continente a partir de 2025. A MINI prevê vender 40 mil unidades na Europa no primeiro ano de comercialização, subindo para 50 mil/ano.

Quanto ao nome… não lhe faz lembrar nada? Aceman… se adicionarem um P… fica Paceman, o modelo que tinha duas portas e era do tamanho do Countryman. Contudo, este já desapareceu do catálogo da MINI devido ao reduzido númerode vendas. Parece que agora poderá regressar colocado no corpo do Aceman.

MINI ACEMAN1

MINI Aceman antevê várias novidades tecnológicas

Com estreia pública marcada para o Gamescom 2022, feira de jogos eletrónicos em Colónia, Alemanha, dia 24 de agosto, o MINI Aceman é um protótipo carregado de inovações tecnológicas.

A MINI diz que algumas delas vão definir o futuro da marca britânica. Talvez um excesso de dramatismo. Adiante.

MINI ACEMAN4

Em primeiro lugar a linguagem de estilo. Chamada “Charismatic Simplicity”, quer reduzir a complexidade do desenho para permitir destacar as características da marca. Uma grelha fechada, superfície vidrada à face da carroçaria e superfícies suaves para favorecer o desempenho aerodinâmico.

O que não desapareceu foram as alusões à “Union Jack”. Estão presentes na parte superior da grelha, na forma das barras do tejadilho e, claro, nos farolins traseiros.

Smart #1 marca o começo de uma nova vida para o construtor… chinês!

Smart #1 é o primeiro modelo da “nova” marca chinesa. A smart iniciou uma vida nova na posse da Geely e da Mercedes-Benz.

Ler mais

Interior recua ao passado

Segundo a MINI, o interior do Aceman inclui o “estritamente necessário”, lembrando o espartano modelo desenhado por Sir Alex Isigonis em 1959.

Não muda o elemento central que sempre pontificou o interior do MINI, com um ecrã sensível ao toque. Por baixo apenas cinco botões. Para Oliver Heilmer, o patrão do estilo da MINI, “concentrámo-nos numa aparência simplista em combinação com materiais premium e cores acolhedoras. A digitalização permite-nos contentar com poucos elementos operacionais e, ao mesmo tempo, maximizar a experiência como é característica da Mini. Todo o design visa oferecer aos ocupantes uma experiência holística no espaço interior.”

O sistema de info-entretenimento utilizará a mais recente geração do sistema operativo da MINI feito em fonte aberta Android em parceria com a Google. Desta forma, explica a casa britânica, são possíveis mais funções digitais que podem incluir projeções de imagens com animação.

Pensado como um todo

A MINI destaca que tudo foi feito de forma integrada. Os faróis, a grelha, o ecrã central e tudo o que está no Aceman foi feito em “precisa harmonia orquestrada”. A conexão emocional entre o MINI Aceman e os seus utilizadores é reforçada por um conceito operacional digital contínuo e uma experiência holística do utilizador que consiste em luz, movimento, interação e som. Mesmo quando o condutor se aproxima do veículo, o MINI Companion, uma animação baseada em sensores, oferece um cenário de boas-vindas composto por efeitos de luz e som, que continua no espaço interiores depois da abertura das portas.

Por fim, é impossível não falar das semelhanças com aquele que, muito provavelmente, será o seu principal concorrente, o Smart #1