Hyundai mostra futuro elétrico dos modelos N com dois concepts

A Hyundai mostra visão do futuro dos seus produtos N com motorização 100% elétrica, começando por “apimentar” o Ioniq 5.

A Hyundai mostra visão do futuro dos seus produtos N com motorização 100% elétrica, começando por “apimentar” o Ioniq 5. O primeiro modelo de elevadas performances da casa sul-coreana chegará ao mercado em 2023, tendo a Hyundai optado por não revelar detalhes. Os Hyundai concept RN22e e N Vision 74 são protótipos que mostram o que será o futuro da Hyundai N dentro da mobilidade elétrica. Refletem a visão da submarca da Hyundai liderada por Albert Biermann nesse ambiente, mas não estão confirmados como modelos para comercialização.

Hyundai mostra visão

A Hyundai é muito prolífica em protótipos que antecipam algo que vai suceder na gama da marca sul-coreana. A submarca N não foge a essa regra e numa altura em que a Hyundai abraça sem hesitações a mobilidade elétrica – com o excelente Ioniq 5 e o EV6 na Kia, parte do grupo – aqui está o futuro.

Hyundai mostra visão

Dois concepts Hyundai

Ambos são protótipos, espécie de laboratórios rolantes cuja missão é demonstrar o compromisso da Hyundai com a transição energética e o empenho em desenvolver tecnologias de zero emissões.

A base do RN22e é a mesma do novo Ioniq 6, ou seja, tem por base a plataforma E-GMP e quer afirmar um novo padrão para os modelos 100% elétrico de elevadas performances.

Por outro lado, o N Vision 74 aponta para o hidrogénio, utilizando um avançado sistema de pilha de combustível. É o primeiro veículo da Hyundai N com este sistema de propulsão. E serve para explorar oportunidades de tornar um veículo 100% elétrico alimentado por hidrogénio num carro divertido. 

Hyundai RN22e pensado para as corridas

O RN22e refina e otimiza a plataforma E-GMP embrulhando tudo com uma carroçaria semelhante à do Ioniq 6, mas com mudanças evidentes. Por outro lado, é o primeiro laboratório da Hyundai sobre esta plataforma e o primogénito no que toca a explorar a performance num veículo 100% elétrico.

Tenta maximizar os três pilares de desempenho da linha N. A marca N tem implementado um diferencial eletrónico autoblocante (e-LSD), “Corner Carving Differential”.

Para lidar com o maior peso, o RN22e tenta descortinar soluções como a vectorização do binário com embraiagem dupla no sentido de melhorar a performance em curva. 

Além disso, as peças impressas em 3D reduzem o peso e mantêm a rigidez para um melhor ataque às curvas. Equipado com tração integral, o RN22e oferece uma distribuição de binário otimizada de acordo com diferentes modos de condução que permite aos condutores escolher a distribuição de binário nas rodas dianteiras e traseiras. 

Simultaneamente, a Hyundai mostra a visão da divisão N focada no arrefecimento e na travagem para melhorar a resistência. A existência de quatro pinças monobloco de pistão e um disco híbrido de 400 mm permite ao RN22e suportar o peso do seu sistema de potência elétrico (PE). Além disso, a Hyundai N irá utilizar o RN22e para estudar como fornecer movimento dinâmico com travagem regenerativa que controla de forma precisa a guinada e o ataque à curva. 

Com um comprimento de 4.915 mm, 2.023 mm de largura e 1.479 mm de altura, além de uma distância entre eixos de 2.950 mm, o RN22e continuará a ser desenvolvido para que a Hyundai possa melhorar e aperfeiçoar as suas tecnologias de última geração para lançar um modelo N elétrico de produção em massa desportivo, utilizando o potencial do E-GMP.

N Vision 74 estuda as virtudes do hidrogénio

Este é um protótipo que bebe inspiração no Hyundai Pony Coupé de 1974 desenhado por Giorgetto Giugiaro. Nunca chegou á fase de produção, mas a casa sul-coreana não o esqueceu.

Com 4.952 mm de comprimento, 1.995 mm de largura e 1.331 mm de altura, tendo uma distância entre eixos de 2.905 mm, o N Vision 74 está construído sobre um avançado sistema fuel cell de hidrogénio.

O N Vision 74 é também inspirado pelo protótipo Hyundai N 2025 Vision Gran Turismo, que foi revelado em 2015 com o lançamento da marca N para antecipar o futuro dos modelos desportivos baseados no hidrogénio. 

Os engenheiros da Hyundai desenvolveram uma estrutura híbrida de uma bateria elétrica em combinação com um sistema FCEV. Tendo o sitema de “fuel cell” e a alimentação elétrica a bateria a alimentarem o N Vision 74 em conjunto, a eficiência de refrigeração é melhorada, já que as duas fontes de energia podem ser utilizadas de forma intercalada, dependendo das diferentes condições de condução. 

Este sistema refinado permite uma melhor vetorização do binário com motores duplos na parte traseira, permitindo um desempenho em curva preciso e reativo. 

Além disso, o N Vision 74 explora o equilíbrio entre o desempenho e o arrefecimento com um sistema de arrefecimento de três canais. 

Juntamente com capacidades de reabastecimento rápido e de uma autonomia alargada, o N Vision 74 garante uma condução divertida com uma fonte de energia sustentável através da aplicação de tecnologias de última geração.